Uma obra comprada nos anos 1980 por U$19 mil dólares foi vendida nessa quinta-feira por US$110 milhões. O artista que se valorizou tanto atende pelo nome de Jean-Michel Basquiat, que morreu de overdose aos 27 anos e é, como todo mundo sabe, um dos maiores pintores norte-americanos de todos os tempos.
O quadro “Sem Nome”, foi leiloado pela Sotheby’s, em Nova York, cidade onde Basquiat nasceu, cresceu e faleceu, em 1988. A pintura, de 1,83 metros de alto e 1,73 de largura, apresentando um perfil em forma de caveira, tinta acrílica, lápis de cera e spray, elementos constantes na obra do filho de uma haitiana e um porto-riquenho.
A venda desta obra é histórica, pois, além de estar nas mesmas mãos há 33 anos, A Sotheby’s tinha calculado que seria vendida pelo valor de US$ 60 milhões, mas, depois de 10 minutos de leilão, o mais longo da noite, foi vendida por cquase o dobro. A obra foi disputada por dois compradores, mas quem levou a melhor foi o colecionador de arte japonês Yusaku Maezawa, fundador do gigante de comércio on-line Start Today.
Artigos relacionados