Centro do poder do Antigo Regime na França e lar da rainha referência das artes e da moda, Maria Antonieta, o Palácio de Versalhes recebeu, em grande estilo, sua primeira peça contemporânea, o Lustre Gabriel. O château, que há 30 anos está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, é considerado uma das mais belas obras de arte francesa do século XVIII. E um seleto grupo de convidados, incluindo Carla Bruni–Sarkozy, Christian Lacroix, Christian Louboutin, Diane Von Furstenberg, Dita Von Teese, Jean Jacques Aillagon, Jean Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, Mario Testino, Monica Bellucci, Raf Simons, Ricardo Tisci, Sofia Coppola e Valentino tiveram o prazer de apreciar, em primeira mão, o Lustre Gabriel, criado em uma parceria da Swarovski com os designers e irmãos Ronan e Erwan Bouroullec.
Marilyn Monroe acreditava que os diamantes são os melhores amigos das mulheres. Nós, também acrescentamos os cristais, pois, a imponente peça é composta por 800 cristais Swarovski e três mil lâmpadas de LED, distribuídos ao longo de seus 12 metros de altura, pesando cerca de meia tonelada. A obra de arte levou três anos para ser concluída.
O novo presente ao palácio que recebe mais de seis milhões de visitantes por ano, ficará suspenso nas alças do teto como uma cadeia transparente luminosa e presa por três fios entrelaçados, que difundem uma luz contínua e envolvente. As imensas linhas flexíveis formam um design orgânico regido pelas leis da gravidade, que cada espectador experimentará de forma diferente à medida que for subindo os dois lances de escada.
Os designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec foram escolhidos em 2011 pelo Palácio de Versailles para criar uma peça de arte permanente que iluminasse e enriquecesse ainda mais a grandiosa escadaria Gabriel, localizada na entrada principal do palácio e que leva aos aposentos reais. Devido à experiência que vivenciaram em parceria com a Swarovski durante o evento Crystal Palace, realizado por Nadja Swarovski, em Milão, os irmãos convidaram a Swarovski para este novo trabalho. A Swaroviski empresta seu conhecimento à disposição do palácio, reproduzindo o lustre de cristal monumental na Câmara do Rei e a reforma do espaço com uma nova iluminação.
Fotos: divulgação
Por Rafael Moura
Artigos relacionados