Que tal um badalo no Museu Guggenheim, em Nova York, bancado pela Dior? Quem se habilita?


Maison francesa contribuiu para o jantar anual da casa de artes em homenagem aos artistas Christopher Wool e James Turrell

Esta noite (7), o museu Solomon R. Guggenheim oferece o tradicional jantar de gala do Anual Internacional do Guggenheim. Este ano, a maison Dior é a lead sponsor (uma espécie de patrocinadora master) e os homenageados são os artistas plásticos Christopher Wool e James Turrell. A colaboração entre a grife e a instituição artística deve-se, sobretudo, ao fato de Christian Dior ter iniciado sua carreira como galerista, de 1928 a 1932 – muito antes de pensar em tornar-se estilista e mudar o mundo com o seu new lookGeorges Braque, Giorgio de Chirico e Pablo Picasso, Alexander Calder, Salvador Dalí e Alberto Giacometti foram alguns dos artistas expostos por Dior em sua galeria, e estas obras hoje fazem parte do acervo do museu.

A paixão do designer pela arte sempre foi aquilo que alimentou a filosofia de sua grife. Não é a toa, portanto, que ele sempre estivesse rodeado de grandes artistas, tanto em seus trabalhos, como em sua convivência particular. Um exemplo disto é o fato de o pintor Bernard Buffet ter pintado o portrait do estilista, que pode ser admirado por qualquer um que adentre sua boutique da Avenue Montaigne. Já René Gruau, renomado ilustrador, foi o responsável pelas primeiras campanhas publicitárias para a Dior Parfums, enquanto o cineasta Jean Cocteau era um habitué contumaz dos desfiles de alta costuma da marca. Todos esses nomes emblemáticos fazem parte da história da marca, que hoje tem como diretor criativo Raf Simons, reforçando mais uma vez a relação de Dior com a arte, seja através dos prints das pinturas neo-surrealistas de Sterling Ruby, usados sobre tecido ou na cenografia de seus shows, seja com o uso de desenhos  e um jovem Andy Warhol na coleção de acessórios prêt-à-porter.

Neste ano, o Gala Anual Internacional do Guggenheim recebeu o Conselho de Jovens Colecionadores do Guggenheim com uma festa que incluiu uma performance ao vivo do DJ Richie Hawtin (aka Plastikman). E, esta noite, personalidades convidadas como Raf Simons, Sidney Toledano, Gaia Repossi, Jeremy Everett, Fabiola Beracasa, Zosia Mamet, Shala Monroque, Daria Strokous, Charlotte Sarkozy, Elizabeth Olsen, Harley Viera Newton, Harry Brant, Olivier Theyskens, Derek Blasberg, Stephanie La Cava, entre outros, serão recebidos para o jantar em prol dos artistas homenageados.

Fotos: Divulgação