É inegável a força e influência da arte de Frida Kahlo na cultura atual. A artista mexicana, que concentrou a produção de seus quadros naïve e ultra-coloridos desde os anos 1920, ressoa por redes sociais, inconscientes coletivos e galerias de arte. Agora, brasileiros poderão conferir de perto os quadros da pintora, que chegam em setembro ao Instituto Tomie Ohtake, com a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas do México”.
A artista chegará a São Paulo muito bem acompanhada: Maria Izquierdo, Remedios Varoe Leonora Carrington, nascidas ou radicadas no México, também fazem parte da exposição, além de serem contemporâneas de Frida. Além de se calcarem no surrealismo, seja em cores fortes, vivas e contrastantes como a Sra. Kahlo ou através de tons mais escuros, todas tratam sobre a alma feminina com sensibilidade e um toque de latinidade nos quadros.
Mas, muita calma nessa hora. Frida só desembarca por aqui em setembro e, até lá, o Instituto Tomie Othake recebe uma mostra sobre João Miró, no próximo dia 20. Serão mais de 100 obras dentre desenhos, pinturas e esculturas, que também merecem entrar para o seu roteiro de visitação.
Serviço:
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201
Pinheiros – SP
Telefone: (11) 2245 1900
Artigos relacionados