Obras inéditas de Fernando Zarif ganharão exposição especial na Luciana Brito Galeria, em São Paulo


“Antes de começar termino” aborda a relevância do desenho no processo artístico de Zarif e tem como objetivo expor o grande acervo do múltiplo artista

A partir do dia 19 de setembro os paulistanos terão a oportunidade de conhecer de perto a obra de Fernando Zarif, morto em 2010. A personalidade forte do artista, que exerceu grande influência sobre músicos, poetas, atores e jornalistas, tinha reflexo em sua obra, muitas delas não expostas para o grande público. Atualmente, graças ao Projeto Fernando Zarif, fundado por seus familiares em 2011, seu extenso legado tem ganhado visibilidade e, parte dele, estará disponível na exposição “Antes de começar termino”, na Luciana Brito Galeria, em São Paulo.

Zarif rosto próximo

Fernando Zarif realizou obras amplas e plurais em diversos suportes e campos culturais (Foto: Divulgação)

Em 15 obras, com destaque à relevância do desenho no processo artístico de Zarif, a exposição mostrará parte de seu autêntico trabalho composto por pinturas, fotografias, esculturas, desenhos, performances, concertos, óperas, músicas, capas de discos e videoinstalações. Com sua vocação multidisciplinar, Fernando Zarif abandonou a faculdade de arquitetura para frequentar cursos livres e aulas de artes e teve o poeta Décio Pignatari e o compositor Hans-Joachim Koellreutter como seus principais mentores.

009865©Edouard Fraipont

Uma das 15 obras que poderão ser vistas a partir do dia 19 na Luciana Brito Galeria (Foto: Divulgação)

A produção ampla e plural realizada em diversos suportes e campos culturais de Zarif, contemporâneo da geração 1980, constitui um acervo oposto às características da época, marcada pela profissionalização do mercado e um circuito cada vez mais institucionalizado das artes.

Ele, que realizou sua última exposição em 2009, no Rio de Janeiro, já havia sido responsável por performances, mostras e projetos musicais no Sesc Pompeia, Paço das Artes e no Centro Cultural de São Paulo e teve obras expostas no MASP e no Museu da Imagem e do Som. De 1989 a 1997, esteve em diversas coletivas no MAM, e, em 1998, apresentou uma grande exposição na França, na Maison Des Arts André Malraux. Além disso, tinha um interesse particular pela música. Compôs com os Titãs e criou a capa dos álbuns “Tudo ao Mesmo Tempo Agora” (1991) e “Titanomaquia”(1993).

009861©Edouard Fraipont

A exposição destaca a relevância do desenho no processo artístico de Zarif (Foto: Divulgação)

Além da mostra que ficará em cartaz até o dia 31 de outubro, outros trabalhos podem ser vistos na Luciana Brito Galeria através de visitas com agendamento. Representante do espólio de Zarif desde 2014, a galeria tem como objetivo contribuir com a difusão da obra do artista. A exposição “Antes de começar termino”, que tem esse nome graças a um de seus muitos escritos, levará ao público parte dessa obra ainda pouco conhecida.

 

SERVIÇO:
Exposição “Antes de começar termino”, de Fernando Zarif
Luciana Brito Galeria – Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia
Abertura: 19 de setembro (sábado), das 14h às 19h
Exposição: 22 de setembro a 31 de outubro
Horários: terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h
Telefone:(+55 11) 3842-0634– Site:www.lucianabritogaleria.com.br