É difícil imaginar o que seria da moda sem a fotografia. São os editoriais que replicam o que será tendência, os shootings que levam a tudo e todos as impressões de cada estilista do globo e os ensaios que revelam new faces ou elevam modelos ao posto de ubermodel. Logo, entre Giseles, Ambrosios, Tatjanas, Christys e outros nomes, há quem dispare cliques e as eternize. Um homem que se destaca entre os parceiros de grande angular é Peter Lindbergh, responsável por alçar gente como Naomi Campbell, Cindy Crawford e Linda Evangelista ao olimpo fashion. E uma prova de sua importância na cena é seu novo livro, o “Images of Women II: 2005-2014” (à venda no Amazon por 70 dólares), uma continuação do primeiro, de mesmo nome, lançado em 1977.
Nele, Peter mostra que tem muito mais a dizer do que o que feito nos anos 90. Agora, ele revisita sua produção feita na década passada e vai muito além de rostos da moda. O fotógrafo tirou do baú seus trabalhos com nomes de outras rodas do showbiz, como as atrizes norte-americanas Jessica Chastain e Michelle Williams. Das 80 mulheres selecionadas, foi feito um compilado de 125 fotos, sendo específica, a da vencedora de um Globo de Ouro Uma Thurman, escolhida para a capa da publicação.
O motivo? Ele explicou à última edição da Vogue brasileira. “É lindo mostrar a transformação de uma mulher: de jovem a mãe”. Aliás, foi fotografando capas da revista autoridade em moda e beleza do mundo que ele se fez. “Sempre privilegiei mulheres independentes e de personalidade forte, que representassem uma visão mais aberta”, disse ele, ponderando: “nunca acreditei nos códigos fixos de beleza da indústria da moda nem da sociedade”. Em “Images of Women II: 2005-2014” ele quis aplicar realmente isso: “considero uma sequência do primeiro. Ambos mostram muito bem quem eu sou na fotografia e fora dela”.
E além de Peter Lindbergh, outro fotógrafo resolveu fazer um compilado de seu trabalho, com um fio condutor parecido, mas com um recorte diferente: saem as belas mulheres, e entrem os homens mais cobiçados do planeta. Em “Sir”, Mario Testino reuniu mais de 300 fotografias para explicar a gregos e troianos o que é o poder de sedução dos homens. “É um tema que está em foco: a imagem masculina, o estilo pessoal de um homem, as mudanças de atitude em relação ao seu rosto e corpo”, justificou o peruano sobre a obra.
Para mostrar essa mudança, a linha do tempo percorre 30 anos e pega pela mão gente que não é fraca no assunto beleza: Brad Pitt, George Clooney, Jude Law, Colin Firth, David Beckham, David Bowie, Mick Jagger e Keith Richards, por exemplo. Com seu olhar ímpar, Testino quer mostrar que “a forma como os homens são vistos na fotografia, na moda, e a maneira como eles se enxergam mudaram nos últimos anos”. A publicação, lançada em edição limitada de mil exemplares pela Taschen, está à venda e custa US$ 700.
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