O “Doar Fashion” leva ao Jockey Club mais de 30 marcas e diversas peças de qualidade em um brechó beneficente


Idealizado pelas amigas Daniella Martins, Carla Barros e Beatriz Shymura, o evento, que começou em 2011, cresce a cada ano e já ajuda 17 instituições de caridade

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Daniella Martins, Carla Barros e Beatriz Shymura idealizaram o projeto em 2011 e já ajudam mais de 17 instituições (Foto: Ricardo Gama)

Imagine sair de um evento carregando sacolas cheias de roupas lindas e ainda ajudar instituições de caridade? Essa é a proposta do Doar Fashion, que, nos dias 19 e 20 de outubro, leva ao Jockey Club peças de mais de 30 marcas, entre Osklen, Abrand, Animale, FYI, Eva e outras, para venda que terá renda revertida para a solidariedade. Idealizado pelas amigas Daniella Martins, Carla Barros e Beatriz Shymura, o que há quatro anos era um pequeno brechó com roupas doadas por amigas tornou-se um sucesso e fez com que importantes grifes manifestassem o desejo de participar. “A primeira ideia, em 2011, era fazer um bazar de conhecidas comprando de outras. Era na casa de uma amiga nossa, no formato Daslu antigo. Mas foi crescendo tanto que precisávamos divulgar e não podíamos, porque era em uma casa própria. Aí tivemos ajuda do Jockey”, explicou Carla, que credita o sucesso à qualidade do que é exposto. “Nós cuidamos muito da triagem. Pedimos roupas em bom estado, a ideia é trazer peças que alguém enjoou, mas que outro gosta. Nessa conscientização, conseguimos dar uma característica própria”, disse Carla.

Além de amigas, o brechó já conta com marcas associadas, que doam peças novas para vender por preços mais baixos. “A ideia é ser barato, para que a gente possa arrecadar. Nós mostramos uma proposta pequena, caseira, mas com intenção de ajudar. O sucesso de cada ano foi provando que éramos capazes de fazer um grande evento e com profissionalismo. Sou consultora de moda e, quando a Dani, que é estilista, me procurou com a ideia, nós queríamos montar algo com cara fashion”, explicou, destacando que a seriedade com que encaram o projeto foi responsável pela credibilidade. “Não é uma ong, mas uma ação social. Temos páginas na internet, site atualizado, prestação de contas de tudo”, disse. Beatriz chegou para acrescentar. “Ela veio do terceiro setor, ligada a projetos beneficentes e nos ajudou a formatar isso de um jeito bem profissional”.

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A última edição do evento arrecadou mais de R$350 mil (Foto: Divulgação)

O lucro do ano passado, cerca de R$370 mil, foi todo revertido. A escolha das instituições também não é aleatória. O que começou com duas e hoje ajuda 17 projetos e temos pretensão de ir ainda mais além. “Agora que abrimos e viramos cada vez mais profissionais, fizemos uma escala de percentual. As instituições já sabem quanto vão ganhar após o evento. Nós fazemos questionários, cada beneficiado mostra onde foi e como precisa ser usado o dinheiro. Cada um tem seu comprometimento com o ‘Doar Fashion’”, garantiu. A ajuda já chegou a crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, abandonados, superdotados e muitos outros. “Procuramos saber quem realmente necessita e que não tenha ajuda do governo. Já que fazemos, é para quem não tem acesso. Tentamos complementar algo”.

O diferencial desse ano, além dos 100% de patrocínio, é a linha casa. “Aumentamos a parte ‘home’. Todas as peças são novas, doadas por lojas superbacanas. Fazer o evento com ajuda de custos foi ótimo, porque pela primeira vez a renda não vai ter desconto nenhum”, destacou. Entre 90 voluntárias, famosas como Poliana Abritta e Alexandra Richter também vestem a camisa. “Vem todo mundo de uniforme e somos todas iguais aqui dentro. Brincamos que somos as ‘mulheres de preto’”, disse Carla. Brincadeira de gente grande. Saiba mais no infográfico abaixo:

Doar Fashion Infográfico

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