“Na Periferia Do Mundo”: Antonio Bokel inaugura exposição que comemora 10 anos de carreira


No Rio, a mostra reúne 30 obras do artista que fazem uma denúncia social através de estética altamente influenciada pelo movimento da pop art

*Por João Ker

Nesta terça-feira (08/04), às 19h, o Centro Cultural Justiça Federal inaugura a exposição “Na Periferia do Mundo”do artista Antonio Bokel. No Rio de Janeiro, serão expostas 30 obras do pintor|escultor|fotógrafo que comemora 10 anos de carreira com o lançamentos de outras galerias em Nova York, Amsterdam, Florença, Madri, Barcelona, Lisboa e São Paulo.

O trabalho de Bokel mostra a grande influência do artista com o movimento da pop art. Através de traços meticulosamente desordenados, ele invoca as cores fortes de Andy Warhol, uma certa inocência corrompida aos moldes de Keith Haring e um cunho crítico evidente pelas linhas rítmicas e figuras afrodescendentes à la Jean Michel Basquiat. Mas, ao contrário das intenções de contracultura do pop, “Na Periferia do Mundo” se preocupa mais em evidenciar as falhas morais do ambiente social que do envolto cultural. As pinturas do artista evocam a temática de um submundo esquecido pelo que está à sua volta, e até sua inserção em paredes e muros públicos sugerem uma cultura urbana ligada ao grafite. Através de esqueletos que rezam e gritam em frente a uma favela, Antonio obriga o público a enxergar uma dor que nem sempre é retratada com a devida seriedade ou reprodutibilidade.

Na exposição, também há obras abstratas que misturam influências contemporâneas, como as letras preto-e-branco de Mira Schendel e as formas geométricas não-convencionais de Amílcar de Castro. Não obstante, Antonio também questiona o próprio papel do artista no mundo, negando-se como grafiteiro e contestando a veracidade de um canalizador da arte. Especificamente em “Na Periferia do Mundo”, é possível observar a evolução técnica desses aspectos intrínsecos às obras do artista e como ele tem aprimorado e diversificado o seu trabalho. Abaixo, você confere uma pequena galeria com alguns desenhos inéditos e um gostinho do que estará exposto no CCJF.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação