Mostra Artefacto SP proporciona imersão em espaços que traduzem o natural e aguçam nossas emoções


A casa é o lugar que abriga e protege, o nosso templo particular, que nos abraça e nos reenergiza. Composta por peças que aguçam nossas memórias afetivas, lembranças, emoções, sensações de acolhimento nessa simbiose de passado, presente e futuro, Bruno Carvalho, Carlos Rossi, Chris Hamoui, Debora Aguiar, Denise Barretto, Erika Queiroz, Fabio Morozini, Lídia Maciel, Patrícia Penna e Roberta Zimmermann deixaram a imaginação fluir ao criarem ambientes e conectarem projetos ao universo natural. E você, leitor, fique com as palavras-chaves “reflita, responda, recrie e renove” para essa imersão na criatividade que o tem como protagonista

A casa como a nossa alma, o nosso ninho… Nos envolvendo e emocionando. Ela reúne nossas memórias afetivas, o wellness, a biofilia hoje tão incorporada à arquitetura de interiores e decoração e em sinergia com o natural, proporcionando aconchego e refletindo uma vida mais sustentável. Na casa, alinhavamos uma conexão entre o consciente e o inconsciente. O resgate das memórias afetivas em um mundo acelerado e phygital se dá pela percepção sensorial de aromas, cores, objetos que nos remetem a momentos e pessoas que nos falam ao coração. E tem nos ajudado no autoconhecimento e no seguir em frente neste período tão conturbando que estamos vivenciando. Os nossos espaços, hoje multifuncionais, são repletos de simbologia. Do home office ao sonhar, no descanso à noite, em uma cama macia. E este  sonhar, segundo a teoria freudiana, revela insights sobre desejos e emoções ocultas. A casa, metaforicamente de acordo com Freud, também está relacionada ao útero materno. Portanto, ela é o lugar que abriga e protege, o nosso templo particular, que nos abraça e nos reenergiza.

E a Mostra Artefacto 2021, na flagship da Rua Haddock Lobo, em São Paulo, reúne ambientes assinados por nomes consagrados da arquitetura e lança luz sobre um mergulho reflexivo na autenticidade, no instintivo, nativo, orgânico e puro prazer sobre a casa em sinergia com o DNA natural, referência nos 45 anos da label. Pontuo novamente aqui, no site, a frase do CEO da empresa, Paulo Bacchi: “Com 45 anos de história, a Artefacto continua valorizando o DNA fatto a mano. Rompemos as fronteiras do Brasil para virar referência internacional em móveis de alto padrão – hoje, somos líderes no Sul dos Estados Unidos. Mobiliamos empreendimentos assinados pelos maiores starchitects do planeta: Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano, Zaha Hadid, entre outros”. E ele ainda acrescenta: “Também fomos os escolhidos para o novo projeto do Cipriani Club, em Nova York, além de estarmos presentes em hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-Eden-Roc, no Sul da França. É com imensa alegria e satisfação que apresentamos a Mostra Artefacto 2021, interpretando uma reconexão direta com a natureza. Muito mais do que móveis, a Artefacto representa um lifestyle orgânico, cool, cozy e chic. É com imensa alegria e satisfação que apresentamos a Mostra Artefacto 2021 com nomes importantes (e amigos queridos)”.

Composta por peças que aguçam nossas memórias afetivas, lembranças, emoções, sensações de acolhimento nessa simbiose de passado, presente e futuro, a Mostra Artefacto 2021 contou com a participação de profissionais incríveis, como Bruno Carvalho, Carlos Rossi, Chris Hamoui, Debora Aguiar, Denise Barretto, Erika Queiroz, Fabio Morozini, Lídia Maciel, Patrícia Penna e Roberta Zimmermann. Eles deixaram a imaginação fluir ao criarem lindos ambientes e conectarem projetos ao universo natural. E você, leitor, fique com as palavras-chaves “reflita, responda, recrie e renove” para essa imersão na criatividade que o tem como protagonista.

Bruno Carvalho

Com os mesmos traços do caminho clássico-disruptivo que levou o designer de interiores para uma carreira renomada, o ambiente de 114 metros quadrados de Bruno é uma homenagem do profissional ao aniversário da Artefacto. Em seu “loft 4.5”, o artista quis voltar seu tino criativo para a elegância em doses máximas: não à toa, cada sofá tem cinco metros de extensão. Assim, ele não poupou em empregar seu acento com uma explosão de cortes e formas por meio de obras de arte e da assinatura floral que marcam seus trabalhos.

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A fluidez das linhas orgânicas também está por lá na escolha de peças, caso da poltrona Chiara, em tecido de tweed, lançamento da marca. A mesa de centro Modi, de mármore lapidado, e os pufes Orfei, estrategicamente dispostos ao lado, arrematados com um tapete de lã de seda feito à mão, e injetam molho especial à narrativa decorativa da vez. Neste composé de estar, jantar e dormitório, Bruno leva seu relato após um ano de confinamento que desafiou profissionais e clientes.

Bruno Carvalho (Foto: Marco Antônio)

Bruno Carvalho (Foto: Marco Antônio)

“O que veio para ficar é muito além de beleza aos olhos. É o conforto, o lar, o retorno ao lugar onde restauramos nossa energia. A Artefacto tem uma história linda de ser contada. Em um mercado tão complicado comprar na grife é uma paz. Para nós profissionais, a precisão desde o processo de selecionar os móveis para os clientes, passando pela qualidade do produto, entrega e pós-venda é sempre muito perfeita”, comenta.

Carlos Rossi

O arquiteto fez uma “provocação” com seu espaço pensado para comemorar os 45 anos da Artefacto. Desenvolvido para um projeto comercial, o ambiente convoca os visitantes a pensarem espaços corporativos de forma mais aconchegante, e que remetam à uma “extensão da residência”. No mesmo local em que o seu escritório projetou um living na edição passada, muitos materiais seguem presentes nos 100 metros quadrados atuais, remodelados em uma estação de trabalho para o mercado financeiro. A escolha dos revestimentos, novos ou preexistentes, leva ao ambiente uma proposta de sofisticação com um toque de praticidade, caso do piso resistente às manchas e riscados e a parede com lâminas finas de pedra natural – escolhas que ampliaram o conceito de office com jeito de casa.

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Na criação do profissional, o aconchego ganha o reforço da tecnologia. Esses cuidados com o ambiente de trabalho são um dos ecos que ressoam de 2020, conforme aponta: “O home office deixou de ser um desafio e tornou-se uma realidade para grande parte das pessoas. Um dos contratempos e empecilhos que descobrimos foi a busca por se adaptar a mobiliário e espaços não adequados devido a medidas, interferência de barulhos e ruídos”, afirma.

Carlos Rossi (Foto: Marco Antônio)

Carlos Rossi (Foto: Marco Antônio)

“A Artefacto se destaca como uma empresa de design nacional por estar linkada às tendências internacionais, além da sua variedade de opções e qualidade. Outro ponto importante da marca, que temos usado muito, são os móveis para ambientes comerciais e corporativos, pois oferecem design e conforto em uma mesma peça, trazendo uma atmosfera mais aconchegante aos espaços mais formais, tornando-os mais convidativos”, frisa Carlos Rossi.

Chris Hamoui

No Brasil ou na Venezuela, na Colômbia, em Houston, Miami e Nova York. Duas décadas de mercado contam a trajetória de um dos nomes mais celebrados do high décor, com mais de uma década de participações na Mostra Artefacto. Designer de interiores formada pela Belas Artes, Chris buscou na fluidez e na contemplação os ingredientes para seus 85 metros quadrados.

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E entre as peças escolhidas para o mix elegante, provocou com uma “quebra de regras”, propondo a mesa de jantar Jud na versão de mesa de centro. Reformulada com um olhar contemporâneo, a mesa lateral Shade surge por lá com tampo em ébano brilho e uma base metálica com acabamento polido. Amplo e um convite à contemplação, o projeto vai ao encontro do momento atual e do que a criativa paulistana sempre aplicou em meio a tantos insights très chic.

Chris Hamoui (Foto: Marco Antônio)

Chris Hamoui (Foto: Marco Antônio)

“A vida em confinamento nos mostrou o quão importante é a construção de um lar que possa proporcionar conforto e bem-estar em diversas funções, sejam elas no morar, no home office ou no convívio social e familiar. A Artefacto se mantém no mercado de luxo há 45 anos e é famosa pela produção de móveis com design sofisticado, ricos em detalhes que enobrecem os ambientes. E sempre prezou pela qualidade e atendimento especial com os profissionais e clientes que continuamente retornam à loja para acompanhar as novidades da marca”, garante.

Debora Aguiar

Em mais de 25 anos de carreira, a arquiteta tem forte atuação no exterior, com projetos na Europa, nos Estados Unidos, na África e países da América Latina. Desta vez, Debora leva sua aclamada assinatura para mais uma participação na Mostra Artefacto, desta vez com o olhar ressignificado pelas transformações sociais provocadas pela pandemia.

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“Valorizar onde vivemos é também valorizar o tempo e, com isso, redirecionar nossas energias. Redescobrimos como é bom ficar em casa.” Um dos temas mais falados no último ano na arquitetura de interiores, o home office permitiu que muitas pessoas continuassem exercendo seu trabalho – e Debora é uma entusiasta do recanto estar integrado ao living como “parte da rotina da casa”. Também aposta em uma união visual entre estar e jantar com a inserção de brises revestidas delicadamente com tecido de camurça. O orgânico e o DNA natural fazem ligação junto à identidade da arquiteta, que destaca imprescindíveis, no conforto e na sofisticação, o uso de madeiras, tramas, texturas e plantas.

Debora Aguiar (Foto: Marco Antônio)

Debora Aguiar (Foto: Marco Antônio)

Sua relação com a Mostra Artefacto está presente em detalhes autorais, como a mesa criada para a etiqueta e que leva seu nome. “Acompanho a grife ao longo dos anos e é muito bonito ver uma marca brasileira que evoluiu tanto, muitas vezes precursora de tendências e na vanguarda de design e materiais. Das proporções, ergonomia, tecnologia dos materiais e revestimentos ao apoio, acompanhamento e suporte no pós-venda, me sinto segura em escolher seus produtos e oferecer o que há de melhor para os meus clientes”, arremata Debora.

Denise Barretto

“Não somos apenas brasileiros”. A arquiteta levou a globalização para o centro de seu espaço de 80 metros quadrados com interiores carregados de referências – do tom da madeira nórdica, passando por obras de arte que remetem ao continente africano e chegando às venezianas que filtram a luz a exemplo das moradas orientais. Estas, ainda, com uma leitura totalmente exclusiva, em formato de círculos.

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Quase não há cantos retos na composição de estar, lareira e jantar, como visto no mobiliário 100% em formas arredondadas – e muito da memória afetiva da paulistana se traduz no espaço por meio do concreto. Mas há lugar para texturas de máximo aconchego, como o tapete killim que, segundo Denise, “traz o aconchego de cima para baixo”. Madeira com toque metalizado é um dos materiais que surpreende na lareira e na base para a vegetação, com um extra de glamour transparecendo no fundo de mármore. Como manda a cartilha contemporânea, a integração impõe sua presença e valoriza expoentes da grife, caso do sofá Orfei com módulos de tamanhos diferentes e curvaturas maiores ou menores.

Denise Barretto (Foto: Marco Antônio)

Denise Barretto (Foto: Marco Antônio)

“Os 45 anos que iniciaram com um produto artesanal, voltado ao lazer e conforto, foi uma longa trajetória. Hoje, a Artefacto é formadora de opinião, se posiciona como a número um do mercado nacional e na Flórida. O design é muito bom e reflete as mais novas tendências mundiais, tem excelência total e absoluta no suporte pós-venda, já pude comprovar inúmeras vezes”, finaliza.

Erika Queiroz

Um passeio estético entre o cinza e o bege, a cor greige surge na base da criação do projeto de 115 metros quadrados assinado pela mineira Erika Queiroz. Não à toa: a arquiteta é fã confessa desta paleta. “A leveza dos tons neutros é um ponto de equilíbrio para os matizes escuros do mobiliário”, explica a profissional com mais de 20 anos de mercado e há quase uma década com seu escritório a todo vapor na cidade de Cuiabá.

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E são os bem dosados contrastes que contam mais da história do ambiente que une generosos estar, jantar e dormitório. Como visto ao percorrer os três espaços, a profissional não economizou na disposição despojada dos móveis, bem como na mistura de peças ora com traços retos e ora de formas orgânicas e arredondadas.

Erika Queiroz (Foto: Marco Antônio)

Erika Queiroz (Foto: Marco Antônio)

Com iluminação discreta para manter o clima intimista, Erika ainda aponta um dos destaques de sua curadoria entre as criações da Artefacto: a mesa de cabeceira Ray, com sua base cruzada que faz companhia na lista de obras de arte distribuídas no loft que ainda leva o sofá Maddox e a escrivaninha Ginza.

Fabio Morozini

O arquiteto paulistano cunhou o seu próprio conceito de orgânico sofisticado para a incursão na Mostra Artefacto 2021. “O natural, para mim, é ser da terra, usar o que temos aqui da melhor maneira possível. Apostei nos materiais como piso de madeira e tecido de linho e os decodifiquei de forma elegante”, conta o profissional com mais de 25 anos de carreira. Os 150 metros quadrados têm, segundo o autor, um privilégio: a claraboia de vidro acima da mesa de jantar Jud. Entre espaços de jantar com lounge, suíte máster com uma sala de descanso e um recanto de academia, o arquiteto traz um de seus conceitos do morar contemporâneo, após um ano de redescobertas.

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“Tivemos lições muito importantes: tenha sempre um cuidado na escolha dos materiais, esmero no conforto e a integração dos ambientes. Mas ter espaços só seus também é importante. Com comunicação, mas sem ser interligado”. Sem medo de superlativos, Morozini também reforça a importância de muito verde, plantas e obra de arte com artistas de peso como Vik Muniz, Cruz-Díez, Amilcar de Castro e Yuri Seródio, além do cuidado voltado para a iluminação.

Fabio Morozini (Foto: Marco Antônio)

Fabio Morozini (Foto: Marco Antônio)

“A Artefacto é divisora de águas na arquitetura e na decoração do Brasil. Desde sempre, foram avant-garde ao lançarem tendências, como o showroom da Haddock Lobo, fora do circuito do décor. É uma marca brasileira com um nome muito forte em qualidade, design, sempre impecáveis no pós-venda, no atendimento da fábrica e na manutenção. Trata-se de uma marca perene e que dá respaldo ao cliente”, enfatiza Fabio sobre os 45 anos da grife.

Lídia Maciel

Em contraponto à “selva de pedra” paulistana, a arquiteta criou o seu oásis urbano, reverberando a energia da área externa na Mostra Artefacto para seu projeto de 170 metros quadrados. A gaúcha com atuação no centro do país e projetos em Miami e Punta del Este usou o DNA natural como fio condutor para mesclar a vegetação a tons bem claros, à marcenaria sob medida e aos revestimentos. E o resultado é o bem-estar máximo com fluidez e leveza.

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A atenção da profissional, conta ela, foi a reflexão das pessoas sobre as novas formas de morar: “A busca pela saúde, pelo bem-estar e pela conciliação com a natureza veio para ficar. Também estamos mais atentos aos nossos lares, à nossa família e às pessoas que nos querem bem, afinal, eles são os nossos refúgios”, diz a arquiteta que atua em todas as etapas do projeto – passando pelo acompanhamento de obra até a decoração. Entre trabalhos de artistas do naipe de Di Cavalcanti e Amilcar de Castro, o design contemporâneo apresenta a classe do mármore de carrara aplicado na mesa Lake e os contornos do sofá Austral. Outro ponto de atração visual é a aposta na simetria dos sofás Colman e das mesas Grid.

Lídia Maciel (Foto: Marco Antônio)

Lidia Maciel (Foto: Marco Antônio)

“Estou muito contente em ter sido convida a participar do evento neste ano de comemoração. Temos muito apreço por toda a equipe, que nos recebe carinhosamente, sempre atenta às singularidades de cada projeto. Além de toda cordialidade e competência das pessoas, ainda temos uma gama de peças que alinham elegância, cuidados no acabamento e durabilidade, premissas fundamentais nas escolhas do escritório. São qualidades à frente do tempo, design de vanguarda sem abrir mão da segurança, do comprometimento e da solidez que acompanham a marca ao longo da sua história”, define.

 Patrícia Penna

A arquiteta transforma os ambientes da Mostra Artefacto com a intimidade de quem já participou de 10 edições. Para este ano, seu espaço mantém alguns materiais que se destacaram em 2020, com uma “roupagem” especial, caso do piso de mármore. “O lindo quartzito azul que apresentamos na parede também permaneceu. Natural, único e lindo, nos pareceu mandatório reintegrá-lo com um novo acabamento, desta vez sem brilho”, explica.

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As escalas distintas de produção do artesanal e do industrial conferem atmosfera personalizada ao loft, e mostram como a arquitetura de interiores e a decoração voltam-se cada vez mais para esta mistura de estéticas complementares. Portanto, a chaise Arp torna-se uma das peças-chaves do conceito, unindo o design orgânico e despretensioso com uma sofisticada tecnologia de produção. Do universo feito à mão, Patricia escolheu luminárias com estruturas de bambu e papel de arroz e um trabalho autoral de Eliana Carrer com folhas de ouro a registrar silhuetas de galhadas em paredes pintadas de verde.

Patricia Penna (Foto: Marco Antônio)

Patricia Penna (Foto: Marco Antônio)

Ao selecionar tecidos “que envolvem”, a criativa dá novamente seu recado: hoje, o lar não é mais visto como um local feito para impressionar quem chega, mas, sim, é a tradução de um espaço de cura e recuperação de um cotidiano cada vez mais exaustivo. “Não há outra igual no mercado nacional. A Artefacto tornou-se uma grife, e sedimentou seu lugar como referência em design – cada vez mais apurado – de qualidade e durabilidade. Ou seja, a notoriedade foi e é precedida de um grande e meticuloso trabalho”, alinha Patricia.

Roberta Zimmermann

Dona de escritório-boutique baseado no eixo São Paulo/Santa Catarina, Roberta chega à Mostra Artefacto com a criação de uma sala “com tudo o que faz seu dono feliz”. Na sequência, ela enumera os luxos: espaços generosos para relaxar em frente à lareira, tomar drinks no bar e fazer brindes à mesa. Tudo ao encontro do que a profissional acredita e aplica em seus trabalhos residenciais em mais de 17 anos de atuação.

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A marcenaria sob medida foi envelopada em laca alto-brilho e couro, criando um sofisticado pano de fundo para as peças de design, como a poltrona Carrie. Embora os projetos de Roberta sejam marcados pelo requinte dos materiais e forte paleta de cores, desta vez ela apostou nas peças de linhas orgânicas e leves, para compor o lounge contemporâneo de 100 metros quadrados. Com destaque para o banco Hara e o sofá Illi que fazem parceria com o tapete desenhado especialmente para a ocasião.

Roberta Zimmermann (Foto: Marco Antônio)

Roberta Zimmermann (Foto: Marco Antônio)

“A casa é nosso porto seguro, nosso refúgio sagrado. Precisa imprimir nossa personalidade, nos proteger, nos confortar a alma! Não importa o tamanho ou o estilo, precisa ser prática, funcional, alegre e cheia de vida”, conta Roberta com pós-graduação em Arquitetura de Interiores na Parsons School of Design de Nova York. E ela acrescenta: “A Artefacto é impecável. Sinônimo de qualidade, de design, de sofisticação e atemporalidade com excelência em todas as etapas, do encantamento ao cliente ao pós-venda”.