Pensar a felicidade é um movimento de olhar ao redor e deixar latente também o que fala ao nosso âmago. É permitir que a imaginação flua e abrace a criatividade em momentos de vida. A felicidade pode ser disruptiva, inovadora e revigorante. Também inusitada, divertida, soft e/ou acolhedora. Tenho pontuado que vários foram os poetas que se propuseram a refletir sobre um sentimento, um estado d’alma, bem-estar… Mas, nós também somos o poeta de nossas vidas e podemos sentir e expressar de todas as maneiras a nossa felicidade. A Artefacto nos propõe a mergulhar na nossa essência e refletir o que é felicidade. E as mostras realizadas pela label também nos proporcionam uma viagem a espaços multifuncionais, aliando o high tech, o sensorial, o lúdico e aguçando memórias afetivas das narrativas de profissionais que tiveram muita sensibilidade para traduzir em ambientes autorais a sincronia do lifestyle Artefacto, com seus móveis orgânicos e vanguardistas, a partir de um olhar de lince para a Felicidade. Hoje vamos embarcar nas propostas da Mostra Artefacto + Artefacto Beach & Country, no D&D Shopping, em São Paulo. Ao todo, 15 profissionais abordaram o tema “Felicidade” utilizando o mobiliário indoor e outdoor, que prima pela multifuncionalidade sempre em harmonia com design, ergonomia e conforto, e com a expertise do fatto a mano. O resultado é sinônimo de sensibilidade, personalidade e empatia. Eles nos brindaram com um verdadeiro universo de prazer que faz bem à alma.
“Felicidade é tempo: aquele que já passou, o aqui e agora, mas também o futuro. A felicidade existe nos momentos já vividos, mas também acontece hoje e habita os sonhos que construímos para o amanhã. Ela está contida nas memórias compartilhadas, nas notas musicais que embalam o cotidiano, nos aromas dos perfumes de quem a gente ama. E, naturalmente, nos ambientes em que vivemos”. E o CEO da Artefacto, Paulo Bacchi, nos convida a conferir essas doses deliciosas de inspiração.
“A coleção 2023 da Artefacto contempla um mundo em transformação. Sinaliza mais especificamente, o microcosmo de uma casa que busca se harmonizar com seus moradores, mas também com o planeta. Que anseia pelo longo prazo, mas que mantém em vista a dimensão do aqui e agora. Do conforto ao alcance da mão. Da elegância do artesanal”.
MOSTRA ARTEFACTO 2023
André Leite e Bruna Ximenes (@ximenesleitearquitetura)
Os arquitetos André Leite e Bruna Ximenes acreditam que são as pequenas coisas que geram
as grandes. Partindo dessa ideia, eles projetaram para a Mostra Artefacto 2023, um ambiente
de 50m², calmo e tranquilo, com base em cores neutras e materiais naturais. “Para nós, a
harmonia e a leveza da composição são, por si só, o grande destaque desse projeto.
Acreditamos no luxo, mas sem ostentação”, afirma Bruna.
Para a dupla de arquitetos, a felicidade não depende do que temos, mas sim, do que somos. Do nosso nível de satisfação com a vida. “Procuramos traduzir esse conceito em nosso ambiente por meio da leveza e da simplicidade, valorizadas, sobretudo, na escolha dos acabamentos e de móveis de linhas bem definidas, como o sofá Illi e as poltronas NYX”, comenta Leite.
A personalização, o atendimento sob medida e a leveza do relacionamento são valores sempre colocados em prática no dia a dia dos profissionais. Princípios que elas reconhecem também na dinâmica de atuação da Artefacto. “A marca se reinventa constantemente, mantendo-se permanentemente atualizada. Além disso, ela conta com uma equipe comprometida e que coloca a qualidade acima de tudo”.
Barbara Dundes (@barbaradundes)
Convocada a aplicar o tema da felicidade ao desenho de seu espaço na Mostra Artefacto D&D deste ano, a arquiteta Barbara Dundes projetou um estúdio totalmente integrado pronto para receber, a qualquer momento, a família e os amigos. Para tanto, dotou o ambiente com a coluna de jantar Moon III, a caixa bar Pietra, uma estante, um sofá de canto (módulo Orfei), uma cama com cabeceira de couro, além de uma lareira suspensa.
“A felicidade está nos pequenos momentos da vida. Em enxergar a beleza nas pequenas coisas e estar próximo às pessoas que a gente ama”, resume Barbara, para quem é igualmente importante receber de uma forma acolhedora e despretensiosa. “Em um lugar para estar com quem se ama. Ter um momento seu, se cuidar, vivenciando cada momento como se fosse único. Como no nosso espaço”. Por meio do design, segundo ela, até mesmo os móveis podem colaborar nesse sentido.
“O módulo Orfei, por exemplo, com seu design divertido, que mescla almofadas redondas, retangulares e quadradas, foi uma escolha baseada na felicidade”, conta a arquiteta. “Sempre fui apaixonada pela Artefacto! Do design à qualidade. E estou muito feliz por ter sido convidada mais uma vez para a mostra”.
Bruna Mokfa (@bruna.mokfa / studio_bm_interiores)
Coisa boa sentir-se em casa! Não importam nem o lugar, nem o tamanho. O que vale é a sensação de acolhimento, abrigo. A segurança e de privacidade que se tem quando se entra e fecha a porta. Pronto! Estamos no melhor lugar do mundo. Pois foi a partir desta sensação, que a designer de interiores Bruna Mokfa compôs seu espaço para a Mostra Artefacto deste ano, que traz, em 59m², hall de entrada, sala de estar, jantar e suíte.
“A felicidade está presente em cada detalhe deste projeto. Cada canto foi criado cuidadosamente, tendo em vista transmitir ao cliente o sentido de lar”, conta a profissional, que optou pelo aparador Laos para imprimir um ar imponente ao hall de entrada. Mas também como peça de apoio à coluna de jantar Alderaan. “Além de garantir continuidade, a peça imprime elegância a ambos os espaços”.
“A Artefacto tem a capacidade de nos apresentar estas jóias, como o aparador Laos, traduzindo o que é tendência da moda para a arquitetura de interiores”, destaca Bruna, para quem a marca não se preocupa apenas com a venda, mas com a satisfação global do cliente com o móvel. “Isso, claro sem falar no suporte pós-venda, que faz toda a diferença na hora de especificar”, conclui.
Camila e Antonio Figueirôa (@antoniofigueiroa_arquiteto / @camilafigueiroa)
Para que a felicidade fosse representada da melhor forma possível em seu ambiente na
Mostra Artefacto 2023, o arquiteto Antonio Figueirôa e a designer de interiores Camila
optaram por focar na junção entre elementos opostos. Assim como no prazer de receber
amigos e na tranquilidade de um espaço construído, em todos os seus detalhes, para
descansar e recarregar as energias.
“As cores são um dos principais elementos deste projeto. Fizemos uma longa pesquisa para saber quais cores representariam melhor momentos felizes e acabamos chegando ao laranja”, conta Camila. “O laranja é a cor que reflete a alegria. E para balancear a ideia de movimento e o desejo de ação que ela nos traz, trabalhamos com o azul, trazendo uma sensação de tranquilidade e calma, completamente oposta ao laranja”, diz.
Na mesma linha de raciocínio, para se contrapor, em equilíbrio, às curvas do balanço Seed II, a dupla selecionou o sofá Argand. “O design da Artefacto é único e completamente atemporal. Temos muitas peças na nossa casa de edições passadas e elas nunca saem de moda”, comenta Camila. “O mobiliário da Artefacto é, de fato, um investimento para toda a vida”, conclui o arquiteto.
Fabiano Hayasaki e Tania Hayasaki (@fabianohayasakiarquiteto / @taniahayasaki)
Felicidade, para o casal Hayasaki – ela, Tania, designer de interiores, ele, Fabiano, arquiteto -, é viver com entusiasmo todos os momentos da vida. Com muito amor, paz e alegria, destacam eles. “Nos ambientes que projetamos, a felicidade tem de ser percebida pelos cinco sentidos. Para além do que simplesmente se vê. E, sempre, em equilíbrio com a funcionalidade de cada projeto”, sintetiza Tania.
No caso do mobiliário, três peças da Artefacto colaboram para essa sensação: a mesa de jantar Minos, o módulo Lian II e a poltronas Coquile. Móveis especificados pelo seu potencial de conferir bem-estar e beleza estética. “Eles colaboram ativamente para o equilíbrio espacial, com seu design atemporal e qualidade superior”, destaca Fabiano.
Reputada por eles como uma das melhores empresas em termos de qualidade de produto e excelência de design, o arquiteto diz se surpreender, a cada novo projeto contratado pelo seu escritório, o Hayasaki Arquitetura, junto à Artefacto. “Trata-se do melhor pós-vendas que já encontrei para os nossos clientes. A experiência é única, espetacular, impactante, personalizada, mesmo, em cada detalhe. Recomendo vivamente”, pontua o arquiteto.
Luciana Almeida (@lucianaalmeidaarquitetura)
Felicidade, para a arquiteta Luciana Almeida, é estar de bem com a vida. Mas é também poder reunir, em um mesmo espaço, todas as pessoas que ela ama. Logo, ao ser convocada para participar da Mostra Artefacto ela não teve maiores dúvidas. “Pensei em um grande living para poder receber, com todo o conforto, minha família e amigos. E olha que eles não são poucos”, conta ela.
Assim, para dar conta do recado, o ambiente, com 64m², investe em elementos naturais, como pedras e madeira, além de tecidos como o linho. Além de uma paleta de cores com base no bege e no marrom, pincelada por pontos de azul. Para completar, móveis sabidamente confortáveis, como, por exemplo, o generoso módulo Meteóra, as poltronas Belgravia, a estante Maurice, além do lúdico balanço Grano.
Tomada como uma referência em qualidade e excelência no atendimento, Luciana ressalta também o papel inovador da Artefacto no cenário nacional. “Vejo a marca como uma empresa que sempre está à frente, buscando a cada coleção novas inspirações para o design de suas peças. A sua originalidade, somada à excelência na execução de seus produtos, é o que, definitivamente, faz a diferença”.
Olegário de Sá (@olegariodesa_arquiteto)
Apreciador das linhas retas, da arquitetura contemporânea e dos materiais rústicos, o arquiteto Olegário de Sá considera a paz um elemento essencial a qualquer ambiente que se pretenda feliz. “Por isso pensamos em um espaço que valorizasse a cor branca. E também em uma grande adega e uma lareira, claro”, brinca ele, comentando seu atual projeto para a Mostra Artefacto.
Entre os móveis, o sofá EOS, com seu desenho orgânico ocupa posição central no ambiente, sinalizando conforto absoluto. Assim como os bancos Nomade, que frente às poltronas Erba, possibilitam várias formas de deitar e sentar, imprimindo uma versatilidade extra ao mobiliário. Por fim, pássaros. Muitos pássaros. Presentes no papel de parede, mas também em algumas bandejas pintadas à mão que conferem um toque extra de alegria ao conjunto.
Quanto a trabalhar com a Artefacto, que ele reputa ser sinônimo de elegância e design, Olegário é só elogios. “É sempre um prazer enorme trabalhar com a marca. Para nós profissionais, ela é garantia de qualidade, durabilidade, conforto, design e, principalmente, de segurança e apoio no pós-venda. Por tudo isso, me sinto orgulhoso em ser um parceiro fiel, há tantos anos”.
Roberto Borja (@betoborja)
Em sua terceira participação na Mostra Artefacto D&D, o arquiteto Roberto Borja tem nas formas orgânicas e na intensa utilização de materiais como o concreto, o aço e o vidro, alguns dos elementos que melhor caracterizam o seu trabalho. “Felicidade é não sentir falta do que não se tem. É poder viver uma vida livre de paradigmas. É ser fiel à sua fé e amante de sua família”, define ele.
“Por isso, procurei integrar completamente meu ambiente. Um living com jantar, com 60m², no qual móveis com a mesa de jantar Jud II, os módulos e o puff Renzo, a mesa componível Trevi, além do aparador Zim II desempenham um papel chave”, afirma o arquiteto, para quem a integração dos espaços, hoje, mais do que uma necessidade contemporânea, faz as pessoas mais felizes.
Na busca permanente por soluções capazes de dinamizar os espaços e oferecer condições ampliadas de bem-estar, Roberto tem na Artefacto uma parceira permanente. “A marca é uma facilitadora, amo trabalhar e especificar com a empresa, pois ela permite compor projetos verdadeiramente únicos, nos quais a diversidade dos produtos e do design sempre surpreende a mim e a meus clientes. Dentro e fora da casa”, conclui.
MOSTRA ARTEFACTO BEACH & COUNTRY 2023
Alice Martins e Flávio Butti (@amfbarquitetura)
Juntos desde os tempos de faculdade, os arquitetos Alice Martins e Flávio Butti desenvolvem projetos de interiores, residenciais e corporativos, nos quais funcionalidade e contemporaneidade andam sempre de mãos dadas. “Mas sem perder de vista o perfi l de cada cliente”, complementa Alice. “Começamos sozinhos, mas hoje temos uma equipe multidisciplinar de criação”, afirma Butti. Para a mostra deste ano, por exemplo, a dupla converteu uma vitrine de 62m² em um living integrado, no qual procurou traduzir sua noção muito particular de felicidade.
“Buscamos conceber um espaço no qual o visitante se sentisse em conexão com o ‘natural’, que é onde, acreditamos, recarregamos nossas energias”, resume a arquiteta. Tudo isso tendo como base cores claras e luminosas, pinceladas por alguns toques de tons terrosos e quentes. Entre os destaques do ambiente, o sofá Nocmii e o balanço Oriba, do designer Sérgio Matos.
Móveis escolhidos a dedo pela dupla, tendo em vista a criação de uma atmosfera despojada e contemporânea. “A Artefacto Beach & Country é uma empresa sempre à frente em termos de design e qualidade dos produtos, com um pós-venda de atenção excepcional e de extrema confiabilidade”, conclui Butti.
Aline C. (@alinecarquitetura)
Felicidade pode ter muitas definições. Para a arquiteta Aline C., porém, a que melhor se encaixa na sua perspectiva é fazer o que se faz da melhor forma possível, com excelência e amor. Ao menos foi assim que ela procedeu em seu ambiente para a Mostra Artefacto Beach & Country D&D. “Esse trabalho foi desenvolvido para ser vivido e para ter vida”, conta. “O público fará parte do meu espaço, percorrendo seus corredores e escolhendo algo para chamar de seu”, brinca Aline, que desenvolveu seu ambiente para conter a coleção Home da Artefacto.
Ou seja, coube a ela organizar, com charme e estilo, expositores, espelho e estantes, capazes de conter e bem apresentar os objetos selecionados pela marca. Um sucesso tanto nas mostras, como nas casas dos clientes. “Tudo com base no preto e branco, acompanhado por peças de vidro, acrílico e metal”, adianta ela.
“Quando estamos felizes, tudo à nossa volta é feliz também”, declara a arquiteta, para quem a Artefato é muito mais do que uma loja de móveis. “A marca é um conjunto de experiências e pessoas. Uma somatória de design, profissionalismo, ótimo atendimento, qualidade. Eu diria, a expressão de uma forma incomparável de viver”, sintetiza.
BC Arquitetos (@bcarquitetos)
Felicidade, para o arquiteto carioca Bruno Carvalho é um estado de espírito. E, sendo assim, tudo que traz harmonia e bem-estar colabora para promover essa sensação. Por isso, considera ele, nada mais adequado do que trazer para seu ambiente na Mostra Beach & Country, elementos lúdicos e irreverentes, capazes de, ainda que por breves momentos, transportar o visitante para um outro lugar.
“Pensando no tema Felicidade, criamos um personagem para simbolizar a alegria, feito de gravetos e executado por artesãos do Nordeste, que, nas mais variadas posições, preenche toda a extensão de uma parede”, explica Carvalho, que, transformou seu ambiente na mostra – uma sala de estar, com lareira, mesa de jogos com três cadeiras Nikaia e buffet Kep – em uma vitrine cenográfica de grande impacto.
Outro elemento de destaque, o sofá Direc, na cor beringela, imprime um dado de requinte e sofisticação ao ambiente, em contraponto à atmosfera lúdica gerada pela profusão de personagens. “O que me faz feliz na Artefacto? A marca produz alta costura em móveis”, dispara o arquiteto. “Design brasileiro com rigor estético, sem falar de um pós-venda de excelência. Precisa de algo mais?”, conclui Carvalho.
Juliana Sica e Bruno Isaac (@julianasicaarquiteta)
Funcionais e contemporâneos. Assim podem ser definidos os ambientes criados pela arquiteta Juliana Sica e Bruno Isaac. E, como não poderia deixar de ser, em sua primeira participação na Mostra Artefacto Beach & Country, a receita foi seguida à risca. “Trata-se de um loft todo integrado, com cerca de 70m², que é acessado pelo dormitório, a partir do qual caminhamos para a sala de estar”, explica ela.
“Dispor de um local para receber de forma clara, integrada e organizada é o que todos desejamos ao voltar para nossos lares. E não há nada mais feliz do que viver em um lugar acolhedor, que te abraça”, explica Juliana, que, em seu projeto, optou por uma linguagem monocromática e minimalista. Mas, devidamente contrabalanceada pelo calor sugerido pela luz indireta e pela presença da madeira.
Assim, segundo ela os painéis de madeira foram adotados para servir de pano de fundo para móveis em cores mais escuras, enquanto a forração com papel de parede, com textura escura, serve de contraponto para o mobiliário em tons mais claros. “Eu diria que a Artefacto é sinônimo de felicidade! Desde a compra até a entrega, passando pela assistência técnica, sempre com muito carinho e elegância”, comemora Isaac.
Matheus Lima (@studio_matheuslima)
”Meu ambiente retrata uma suíte de hotel na praia, talvez um bangalô, com três ambientes: o foyer, desenvolvido como ambiente de entrada, que convida o visitante a entrar e conhecer a composição. Um amplo living, que propicia receber familiares e amigos, e, finalmente o dormitório”, assim o designer de interiores Matheus Lima, em sua segunda participação, descreve seu ambiente para a Mostra Artefacto Beach & Country D&D.
“Gosto de estar com meus familiares e amigos, com as pessoas que mais amo. Então, acredito que um espaço como esse, que me propicie esses encontros, com conforto e acolhimento, esteja bem próximo do meu ideal de felicidade”, pontua ele, que compôs seu ambiente empregando, basicamente, materiais naturais, como a madeira e o linho, com destaque para o teto, feito de palha.
Entre os móveis, Lima acredita que os destaques ficaram por conta do módulo Pluma, da cabeceira Talalla e da poltrona Mayu, que recebeu um revestimento em tecido verde. Peças devidamente realçadas por ele com uma iluminação cênica, densa e pontual. “Tudo me agrada na Artefacto Beach & Country: da qualidade impecável ao atendimento exclusivo e humanizado”, conclui.
Samia Sarayedine Testa Arquitetura (@samiasarayedinetestaarquiteta)
Em sua primeira participação em uma Mostra Artefacto Beach & Country, o ambiente desenvolvido pela arquiteta Samia Sarayedine Testa procurou colocar em destaque as linhas mestras de seu trabalho. “Meus projetos têm o bem-estar como premissa fundamental. O objetivo é sempre oferecer o melhor aproveitamento possível dos espaços, por meio de um conhecimento mais aprofundado dos materiais e do mobiliário”, explica ela.
No projeto em questão, tais conceitos se revelam nos 60m² de um generoso living, com sala de jantar e quarto integrados, com espaços adaptados para os mais diversos usos: morar, trabalhar, relaxar, receber amigos. Mas, principalmente, ser feliz. “Acredito que essa sensação advém da própria integração entre os diferentes setores do ambiente. E ela que traz esse sentido de amplitude, fluidez. Liberdade, enfim”, pontua Samia.
Para a arquiteta, espaços prazerosos inspiram a vida das pessoas e podem trazer felicidade. E, um bom projeto e um bom design também, por representarem conquistas importantes na vida de uma pessoa. “E é por isso que a Artefacto Beach & Country, como empresa brasileira comprometida com o design, tem sempre lugar garantido em meus projetos”.
Selma de Sá (@studiosas_arquitetura)
A arquiteta Selma de Sá considera um privilégio dispor de um espaço como o que ela acaba de ocupar na Mostra Artefacto Beach & Country D&D, em 2023. Com quase 200m², ele se localiza na vitrine para a área externa. Outro motivo de alegria, segundo ela, foi desenvolver um ambiente inteiramente voltado para a convivência. “Feito para celebrar, confraternizar ou falar de negócios. Isso tudo é vida”.
Além da cenografia altamente elaborada, criada sob inspiração de uma viagem da arquiteta à África, Selma aponta como pontos altos do espaço a lareira, mais rústica, e ainda o sofá Jaen, empregado dentro de uma configuração em caracol, jogando com laterais e assentos. “Acredito que a felicidade se faz presente em meu projeto, na medida em que ele foi projetado em todos os seus detalhes para estimular o convívio e a celebração”, afirma ela.
Por fim, sem meias palavras, a arquiteta se declara completamente apaixonada pela Artefacto. “Não somente pelo design e qualidade comprovada, mas, principalmente, pelo compromisso que a marca tem com o pós-venda. Para mim, luxo é se comprometer com todas as etapas da venda. Por isso tudo, me sinto em casa na Artefacto Beach & Country. E não só eu. Meus clientes também”, resume Selma.
VEJA QUEM PRESTIGIOU O COQUETEL DE LANÇAMENTO:
Artigos relacionados