Condensar em um único lançamento – seja vídeo, livro ou exposição – um século de transformações fashions e comportamentais não é tarefa fácil para ninguém. Mas foi exatamente isso que Jussara Romão, jornalista e ex-editora-chefe da Elle Brasil, fez no livro “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”, que HT já mostrou aqui. Agora, o projeto toma utra dimensão e se metamorfoseia em exposição no Senac Lapa Faustolo, em São Paulo, a partir do dia 1º de julho.
O livro, para quem não se lembra, reúne fotografias que mostram a evolução de estilo no Brasil entre os séculos XX e XXI, um reflexo do impacto de rádios, filmes, músicas e toda a iconografia que é absorvida pela sociedade. Com a ajuda do texto afiado de Mário Mendes, Jussara conseguiu mostrar de maneira concisa e saborosa aos olhos como a moda vai muito além das roupas, se apoiando tanto em fotografias profissionais quanto em álbuns de família encontrados ao longo do período de pesquisa. O trabalho ficou tão surpreendente que “Arquivo Urbano” chegou a concorrer ao Prêmio Jabuti 2014 na categoria Artes e Fotografia.
Para a exposição, Jussara reuniu as imagens mais emblemáticas dessa curadoria minuciosa, e as dividiu em dois segmentos: as que ilustram as mudanças sofridas até os anos 2000, impressas em tecidos e expostas em móbiles; e as que representam o século vigente, apresentadas em vídeo, como uma referência à velocidade da inovação tecnológica dos nossos tempos atuais. Amantes da moda e curiosos pelas mudanças sociais poderão conferir a exposição até o próximo dia 24.
Serviço:
Exposição: Arquivo Urbano, 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil
Idealização, curadoria e expografia: Jussara Romão
Realização: Luste Cultural
Abertura e Conversa Aberta: 30 de junho de 2015, terça-feira, a partir das 19h30
Convidados – Conversa Aberta: Guilherme Rex e Mário Mendes
Período expositivo: 1 a 24 de julho de 2015
Local: Senac Lapa Faustolo – http://www.sp.senac.br/lapafaustolo
Rua Faustolo, 1347 – Lapa – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2185-9800
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30 / Sábados, das 8 às 14h30
Artigos relacionados