* Por Junior de Paula
Katia Wille gosta de se definir como uma artista visual. Ela, para quem não está ligando o nome à pessoa, é a fundadora das marcas de moda Zigfreda e BabyZig, que deu expediente em várias edições do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week com direito a muitos elogios da crítica especializada de moda. Agora, depois de um tempo se dedicando a outras artes e formas de expressão, ela inaugura, nesta quarta-feira, a mostra inédita CompulsArt, na Casa Ipanema, na Rua Garcia D’Ávila. “Sou inquieta por natureza, estou em um momento de extrema curiosidade e em um ciclo de construção, é muito bom ter distanciamento e ser iniciante em algo novo”, contou Katia.
A mostra, que ficará exposta até dia 03 de maio, reúne trabalhos feitos em movimento, que expressam a rapidez do olhar da artista em captar pequenos detalhes do cotidiano que a muitos passariam totalmente despercebidos. “O cotidiano me surpreende quando vejo uma coisa nova em algo que já tinha visto varias vezes, e me assusta quando ele esconde a passagem rápida do tempo”, comentou.
A expo contém oito telas inéditas em grande formato, objetos e estudos, assim como os moleskines que mostram o processo constante de impressões rápidas e de contemplações da artista em seu dia a dia. Durante a montagem, na loucura do vernissage, a gente, além do paninho inicial, conseguiu fazer outras três perguntinhas rápidas para ela. Vem:
HT: Como seria um dia perfeito para você?
KW: Com sol, tintas e natureza!
HT: Você trabalhou – e ainda trabalha – com moda, certo? E agora dá vazão a essa outra plataforma artística. Aquela velha e surrada pergunta: para você, moda é arte?
KW: Moda é arte quando causa emoção, se não é só roupa para vestir.
HT: Como avalia – agora olhando com um certo distanciamento – o novo momento da moda brasileira?
KW: Acho que estamos em um momento de extrema oportunidade, quem souber enxergar isso ira construir o futuro da moda brasileira.
Fotos: Divulgação
* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados