Do icônico Calçadão de Copacabana às ruas do Centro do Rio de Janeiro, as pedras portuguesas que formam as calçadas da capital fluminense carregam entre suas frestas mais histórias e valor do que muitos poderiam perceber ou se dar conta. Há muito tempo que as pedrinhas brancas e pretas serviram de inspiração para os mais diversos campos artísticos, indo de cartões postais a pinturas e coleções de moda. Agora, as pedras portuguesas chegam ao Museu Histórico Nacional, a partir do Dia dos Namorados, com a exposição “Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca”, que faz parte do calendário oficial das comemorações de 450 anos da cidade.
Dividida em três módulos – histórico, do calceteiro e imaginário carioca -, a exposição nasceu do livro “Tapetes de Pedra” (2010), de Renata Lima, que é também quem assina o projeto. “Através de acervos de instituições de Portugal e do Brasil apresentamos telas, desenhos, fotos e moldes que formam um conjunto expositivo da maior relevância para se conhecer o tema proposto: as calçadas portuguesas”, comenta. Para isso, o museu receberá desde fotografias que mostram como o material andou lado a lado com a história carioca, até alguns registros aéreos clicados por Bruno Veiga, que dão uma ideia da amplitude e do alcance das pedrinhas pela Cidade Maravilhosa.
Um módulo que deve aguçar ainda mais a curiosidade do público é o batizado imaginário carioca, que mostra os vários desdobramentos criativos da calçada portuguesa pelos mais diferentes nomes e esferas da cultura do Rio. Por lá, será possível encontrar peças de Oskar Metsvaht (Osklen), Lenny Niemeyer e Isabela Capeto, além de móveis assinados por Lia Siqueira, Chico Gouveia, Ateliê Lattogg e Jaqueline Terpins. Alguns itens como jóias de Burle Marx e Oscar Niemeyer e um conjunto de chá de Francesca Romana Diana também figuram na lista de preciosidades do evento.
A curadoria de “Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca” ficou por conta de Didi Rezende, que garante: “Buscamos a excelência, o primor, que pode ser visto na execução de algumas peças. Em outros casos buscamos peças inspiradas no lifestyle carioca e até no DNA da marca, como é o caso da Osklen”. E aí, já marcou na agenda?
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