*Por Lu Catoira
Escrever sobre moda e falar sobre o novo livro “Estética da Moda – Styling e Produção“, que escrevi com a amiga, Cristina Seixas, é pura emoção. É descobrir-me no tempo. O ano marcante em minha vida profissional foi 1978, quando entrei literalmente na moda, de onde não saí mais.
Para explicar o momento, trago a reflexão que destaco no livro: “A moda brasileira vivia o início de um êxtase e o mundinho fashion era uma competição, cercado de produtos de mídias impressas. O efêmero estava em alta e eu, como repórter, acompanhava essa moda que era ditadora, poderosa e não se importava com a dimensão do belo, lançava códigos e tinha obsessão pela novidade. A elaboração dos textos já fazia parte do trabalho jornalístico, mas a cultura visual, no que diz respeito à construção da imagem de moda, me encantou”.
Desse modo, além de repórter e colunista (Revistas Moda Brasil, Criativa, Moda Moldes, Interview, Toda Moda, DCI, Senhor…) me tornei uma produtora de moda, hoje conhecida com stylist, envolvida num mundo imaginário possível de realização, com personagens e produtos, cenários e captadores de imagens.Todos sabem que a moda é uma leitura de comportamento e, como fonte de novos padrões estéticos, ocupa lugar de destaque na mídia. Eu dediquei mais de 40 anos à moda, em entrevistas, textos, revisões, chamadas, leads, produções de moda, fotos, desfiles, lançamentos, festas, viagens, aulas, júris, consultorias, palestras, congressos, salas de aula, coordenações de cursos e livros!
Tudo a seu tempo e incorporando as novas tecnologias que foram surgindo. A minha primeira máquina de escrever portátil pesava 10 quilos, o gravador era um tijolo! O telefone fixo incorporou o fax e as fotos levavam horas para serem reveladas! Essas são algumas pílulas das histórias que os jovens nem têm ideia de como era possível produzir uma matéria, escrever editar textos e fotografar!
Mesmo com as responsabilidades da minha carreira, continuei a estudar e escrevi dois livros sobre o jeans. Mas o gostinho do quero mais ficou na vontade até que, com os anos passando, a ideia ressurgiu com o livro num novo conceito: passar experiências de vida e trabalho na construção de imagens.
Estética da Moda, Styling & Produção
Como a moda é representação visual, o livro ‘Estética da Moda, Styling & Produção’ mostra, com detalhes a grande engrenagem que existe por trás da criação de imagens de moda, uma construção mágica– que reúne beleza e estética – e que, seja em mídia especializada ou redes sociais, tem o poder na elaboração de estilos e no marketing das aparências. Retirado do contexto do livro, coloco duas frases de amigas queridas:
“Produzir é contar um enredo através da criação de imagens. É um olhar inserido dentro de outros olhares — seja do editor, do cliente, do autor e diretor de cena”, Constança Whitaker
“Os produtores de moda são os pintores da vida contemporânea”, Heloisa Marra
Parceria
Cristina Seixas veio logo à minha cabeça para ser a parceira dessa saga. Prestigiei muito os eventos que ela produziu, como, no Museu Histórico Nacional, a homenagem à Mena Fiala, um nome na história da moda; o desfile de 85 anos do Teatro Municipal; a exposição Tributo à Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis). E a vida nos proporcionou o encontro na Faculdade Senai Cetiqt. Eu coordenava a graduação em Design de Moda e ela se tornou professora das disciplinas de Comunicação de Moda. Com ideias inovadoras e muita garra, criou desfiles temáticos e bazares criativos com os alunos. Ainda no Cetiqt, lecionou na pós- graduação, quando assumi como gestora de conteúdo do curso de pós online em Design de Moda.
Nossa história se completa com o livro. Em encontros semanais com lanchinhos deliciosos preparados por Cristina, abrimos computadores e remexemos nos conteúdos de aulas de Comunicação e Produção, pesquisamos, buscamos fotos e arquivos pessoais e convidamos profissionais de moda para que participassem da edição.
Procuramos mostrar o trabalho do styling em todos os segmentos da moda – do editorial à publicidade, nos desfiles e eventos, na consultoria de estilo e figurino, passando pelo merchandising visual, assessoria de imprensa e chegando até à proteção do trabalho de produção de moda (Direito da moda).
O editor
Conheci Jean Cândido Brasileiro como ator, num camarim do teatro, quando minha filha, que é fonoaudióloga, aquecia a voz dos atores. A proximidade mostrou um Jean editor, sensível e muito criativo. E o novo trio formou-se, numa relação intensa e produtiva. Textos, fotos, ideias, necessidades, pesquisas, eram o assunto de muitas reuniões virtuais – já que a pandemia nos obrigou à reclusão e a produção do livro era vivida intensamente.
O fotógrafo
Falar de moda sem imagem não é possível! E tínhamos um problema a resolver: ilustrar o livro de maneira, digamos, didática. Profissionais de diversas áreas da moda cederam gentilmente imagens. Nós mesmos, remexendo nos acervos particulares, encontramos muitas histórias e memórias! Mas precisávamos mais. Contatei o fotógrafo Marcio Madeira, que mora em Paris e é responsável pelas fotos dos principais eventos de moda no Brasil e no exterior. Mais do que um profissional, ele foi um grande amigo, abrindo seu arquivo para que escolhêssemos as fotos que precisávamos. E são dele as imagens de desfiles, de backstages e a foto da capa — que é maravilhosa.
A capa
Precisávamos de uma imagem impactante para a capa do livro. Lógico que o arquivo do Márcio Madeira foi o nosso ponto de apoio. A capa tinha que ser uma foto de um look que fosse, ao mesmo tempo, impactante e que mostrasse a produção como foco. A foto do look do desfile do Lino Villaventura no SPFW foi perfeita e destaca todo o trabalho de produção de estilo do designer; desde a escolha do tecido, de cores na estampa, do shape, dos acessórios, e que reflete bem o estilo do Lino. Aliás, ele ficou muito feliz pela escolha da foto para a capa do livro.
História de vida
A jornalista, produtora, professora e escritora Lu Catoira lança seu terceiro livro ‘Estética da Moda, Styling & Produção’. A vivência total da moda na comunicação se deu nos oito anos como editora de moda das Revistas Desfile e Pais e Filhos, da Bloch Editores e na consultoria de moda aos jornalistas de vídeo da TV Manchete. Momentos mágicos, de muito trabalho, e que recordo com muitas saudades do meu diretor Roberto Barreira.
Depois da Bloch, pude aceitar os convites para ser professora em cursos de moda (Cândido Mendes, Veiga de Almeida, Estácio de Sá, MBA em Gestão de Moda da Faculdade da Cidade e Senai Cetiqt), mas coberturas de eventos, produção de textos e editoriais de moda continuaram em outras publicações (Jornal O Globo, Editora Impala de Portugal, World Fashion, Cabelos e Cia, Mulher de Negócios…), anúncios publicitários, catálogos de empresas e produção de desfiles de moda. Além dos sites de moda que despontavam no mercado (Mod@.com, onde fui editora, colaborava com o Corpo Belo, Nativa, e o Moda e Consultoria).
A vida e a moda continuaram em consultorias, palestras, produções de texto styling de moda. Sou jornalista e publicitária, com pós em Educação Estética e Marketing de Moda, e tenho dois livros publicados: ‘Jeans, a roupa que transcende a moda’; e ‘Moda jeans, fantasia estética sem preconceitos’; (Editora Ideias e Letras). Meu nome é verbete em ‘O Brasil na Moda’, de Paulo Borges e no ‘Dicionário da Moda’, de Marco Sabino. Continuo a trabalhar como stylist e sou colunista no Portal Ana Maria Ramalho. Agora incorporo ao meu currículo, o livro que estamos lançando, Estética da Moda: Styling & Produção, escrito em parceria com Cristina Seixas, da Edições Cândido, com 228 páginas.
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