Graziela Pinto lança novo trabalho sobre as interações humanas através de esferas


Através da relação entre esferas – que servem como metáfora para os humanos ao mesmo tempo que os constituem -, a artista apresenta um trabalho reflexivo

*Por João Ker

Presente na coletânea pessoal de nomes como Cris Barros, Ângela Gouvea Vieira e Gilberto Chateaubriand, e com exposições pela Bienal e pelo Banco Santander no currículo, a artista plástica Graziela Pinto prepara-se para o lançamento da sua nova coleção intitulada “Estamos Todos Juntos”. Dessa vez, ela pegou a sua admiração por esferas e realocou-as no globo e nos espaços para que representassem os indivíduos e dessem sentido às suas interações.

Essa obsessão por bolinhas pode ser facilmente comparada com a artista Yayoi Kusama, que lotou o CCBB no ano passado em uma das exposições mais assistidas do local. Mas há uma diferença primordial entre o trabalho das duas artistas: enquanto Yayoi usa as esferas para externalizar sua obsessão interna, Graziela faz o processo contrário. Nas mãos da brasileira, esses círculos ganham vida e, ao invés de saírem de dentro da artista, eles vêm de fora e passam por suas mãos para serem representados em cores vívidas e efervescentes que mostram como tudo no mundo é e está interligado.

“Ao longo dos últimos quatro anos do meu trabalho, desenvolvi um estudo e pesquisa sobre o elemento esférico. Desde as células, os grãos, o Planeta e ate mesmo o sol, todos possuem visualmente uma forma circular ,e cada qual com um significado distinto, abrindo, infinitas possibilidades de leitura e representação”, comentou Graziela sobre essa nova série. Para quem quiser mais informações, adquirir uma obra ou simplesmente navegar pelo trabalho da artista, vale dar um clique no site oficial e no site do Ateliê Fidalga, coletivo do qual ela faz parte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação