Tudo pelo social! Gigantes da moda fazem expô de bonecas no Petit Palais, em Paris!


Artistas, estilistas e maisons criam bonecas em homenagem a Paris que serão leiloadas para ajuda crianças no Darfur

*Por Rafael Moura

Chanel, Chantal Thomass, Dior, Gucci, Issey Miyake, Jean Paul Gaultier, Lesage, Loewe, Louis Vuitton, Sonia Rikiel. Todos eles são nomes da fina flor do imaginário do consumo. Entretanto, algo que você talvez não saiba é que essas marcas fazem parte do time de maisons, estilistas e designers que integram o “Frimousses de Créateurs”, instituição que visa angariar fundos para as crianças de Darfur.

O fundo existe há 11 anos e, dessa vez, os 96 integrantes do projeto receberam, a convite da UNICEF, a missão especial de criar uma coleção original de bonecas, sob o tema “Le Pari(s) Merveilleux”. As criações estão em exibição no Petit Palais, desde a noite passada até 1 dezembro, e serão leiloadas em 2 de dezembro no exclusivíssimo Four Seasons Hotel George V. Ou seja: é coisa fina e a causa é nobre.

Ao longo de sua existência, com a colaboração das maisons e designers, a causa solidária já arrecadou 1,7 milhão de euros e permitiu vacinar 300 mil crianças. E olha que essa contagem vai até somente o final de 2012, sem contabilizar ainda os números desse ano em curso. Nomes como Jean Paul Gaultier, Chantal Thomass, Issey Miyake, Lorenz Bäumer, e as grifes Lanvin, Dior, Chanel, Gucci e Louis Vuitton, assim como os artistas Carlos Cruz Diez e Nicolas Saint Grégoire, juntaram-se ao projeto e conceberam originalíssimas bonecas inspiradas na Cidade Luz, capazes de deixar Hugo Cabret e sua moçada extasiados. A edição de 2012 levantou quase € 200.000 com a venda das bonecas no leilão, elevando aqueles singelos mimos ao status de peças de arte.

Fotos: divulgação