*Por João Ker
Desde sua invenção, a motocicleta representa um arquétipo da jovialidade, sexualidade e espírito rebelde. Através de astros icônicos como Marlon Brando, Steve McQueen ou James Dean (rebeldia) ou Gregory Peck , Troy Donahue e Rossano Brazzi (cosmopolitismo urbano) – no passado – e Louis Garrel e James Franco – hoje -, cada geração teve um ídolo para chamar de seu, seja no volante de possantes tipo Harley-Davidson ou em românticas motonetas. Estas, aliás, acabaram ocupando o imaginário popular como uma espécie de veículo em duas rodas característico do dolce far niente no verão europeu. E, agora, o mais elegante de todos eles, a Vespa, ganha uma retrospectiva só dela no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, de 10 de junho a 3 de agosto.
“Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design” é uma mostra que reune informações que vão muito além dos aspectos mecânicos da motoneta, mas também fala do impacto social e cultural que ela tem até os dias atuais através de imagens, painéis, vídeos e cenas de filmes. Até porque, nas mãos de diretores como Federico Fellini em “A Doce Vida” (La Dolce Vita, 1960) ou em histórias românticas como a vivida por Audrey Hepburn e Gregory Peck em “A Princesa e o Plebeu” (Roman Holiday, de William Wyler, 1953), a charmosa scooter se firmou como um parâmetro daquela aventura romântica e sonhadora que pode ser vivida em plena Itália. Afinal, qual casal nunca sonhou em montar uma Vespa e dar uma volta por aí, de preferência pelas ruelas de Roma?
“Essa exposição revela o quão significativo pode se tornar um produto para além das questões técnicas e de mercado intrínsecas ao universo da produção industrial”, explica a diretora geral do MCB, Miriam Lerner. “São valores culturais construídos a partir de um bem de consumo que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design.”A expo faz parte da iniciativa Itália na Copa, firmada pela Embaixada Italiana para que, antes da Copa do Mundo FIFA 2014, tanto brasileiros quanto visitantes tenham uma visão moderna da Itália e conheçam a influência que o país tem no Brasil e no mundo, através de eventos artísticos, tecnológicos e comerciais. Se apenas com a Vespa já se é capaz de montar um espetáculo como esse, imagine o que não virá por aí quando se resolver falar sobre a tradicional moda italiana.
Fotos: Brian Noppe
Serviço:
Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design
Abertura: 10 de junho às 19h30 – Entrada Gratuita
Visitação: até 3 de agosto
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Artigos relacionados