Delicado com um beija-flor! Escultor cearense celebra o nascimento e a criação em expô!


Happening duplo: o evento acontece na Artur Fidalgo Galeria e, aproveitando a noite de abertura, o artista plástico Marcos Bonisson lança catálogo da expô “Pulsar”

Aproveitando o clima de renovação típico de janeiro, o artista plástico Efrain Almeida celebra o nascimento e a criação com expô na Artur Fidalgo Galeria. O conceito é viagem: um pássaro récem-nascido é revelado à primeira luz e na primeira paisagem. Esculpido em umburana, madeira espinhosa da caatinga e, por isso, cheia de nós, o pequeno beija-flor é representado em seu ninho. Parece muito elaborado? Pois bem, o artista cearense curte pensar a fundo e apresenta a imagem da natividade, tão cara à história da arte cristã, mas, no caso, destinada a um bestiário íntimo. Com curadoria de Marcelo Campos, a expô fica entra em cartaz no dia 23 de janeiro no Armazém Fidalgo (dentro da Artur Fidalgo Galeria) e permanece até o dia 13 de fevereiro.

No imaginário do escultor,  o pássaro feito em madeira está incapacitado de voar e permanece camuflado no cenário-paisagem em tom de pele. Figurativamente, a ave tenta respirar e só aqueles que podem ver e sentir, se emocionam. “Poeticamente falando, trata-se de um trabalho onde o encantamento com a delicadeza da vida resulta em coragem para percorrer as possibilidades alinhadas no horizonte”, segundo o Efrain.

“Efrain observa filhotes de pássaros nidificados, à espera de proteção, de um vir-a-ser potente. Nascer, aqui, não se opõe ao morrer, mas sim, à inatividade, à inação, à inércia, recusadas pelo primeiro grito por auxílio. Ao mesmo tempo, estamos diante das crueldades da primeira infância, as expectativas de filhotes com bicos abertos, as exigências auto-referentes, a observação voltada para cima como se dispostos a ler os prenúncios no ar”, explica o curador.

EFRAIN-Bird's-Nest

Foto: Divulgação

E, aproveitando a noite de abertura, o artista plástico Marcos Bonisson lança a edição especial do catálogo da expô “Pulsar”, que esteve em cartaz no Museu da Arte Moderna, no Rio. Assinada pelo artista, a capa do livro traz um quadrado em acrílico do tamanho de uma polaróide. Em uma das salas da galeria, Bonisson também expõe a série “Polagens” (2001-2013), com colagens de polaróides sobre polaróides feitas manualmente, resultando em trabalhos únicos. As plotagens estão dispostas em caixas de acrílico.

BONISSON-Pulsar-EdicaoEspecial

Foto: Divulgação

Serviço:
Primeira Paisagem
Abertura: 23 de janeiro de 2014, às 19h
Período: 23 de janeiro até 13 de fevereiro de 2014
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 19h
Onde: Artur Fidalgo Galeria  – Rua Siqueira Campos, 143, 2º andar – 147-150, Copacabana – Rio, RJ, Brasil
Tel: (21) 2549.6278 Website: arturfidalgo.com.br