Com meio século de carreira, a galerista e colecionadora Ileana Sonnabend foi responsável por promover artistas inovadores que, depois, ganhariam renome internacional, além de ajudar a solidificar a carreira de gente graúda no mundo das artes, como Andy Warhol, Jasper Johns e Jeff Koons. Morta em 2007, ela agora é homenageada com uma bela exposição no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Yorque. “Ileana Sonnabend: Embaixador para o Novo” começou neste final de semana e prossegue até 21 de abril de 2014, data para qual foi prolongada.
Com galerias em metrópoles como Nova Iorque e Paris, e considerada uma das figuras mais influentes no cenário artístico do pós-guerra nos EUA e na Europa, Ileana foi uma espécie de embaixadora de movimentos como o Pop Art e o minimalismo americanos, que levou para a Europa, além de introduzir a Arte Povera italiana na América. Ela também também foi grande incentivadora daquela arte tida como menos comercial e mais desafiadora, que se convencionou chamar de conceitual.
A mostra inclui obras de aproximadamente 40 artistas que expuseram em suas galerias entre os anos 1960 e 1980, e reúne pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e performances de nomes bacanas como Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Andy Warhol, Robert Morris, Mario Merz, Vito Acconci, Mel Bochner, John Baldessari, e Jeff Koons. Vale muito a conferida!
Fotos: Divulgação
Artigos relacionados