O conjugar belezas naturais em sincronia com as obras arquitetônicas. O nosso destino hoje é Florianópolis (SC), que ainda guarda alguns exemplares da vanguardista arquitetura moderna, que ganhou sua chancela em sinergia com o legado da histórica Semana de Arte Moderna de 1922, cujo centenário tem sido celebrado em 2022 – pontuo que a filosofia foi marcada pelo reverberar a identidade nacional das múltiplas artes e subverter o status quo. E a arquitetura moderna, anos depois, abraçou as artes, o design e o paisagismo. A alquimia da linguagem arquitetônica de Florianópolis, ao longo dos anos, permitiu um passeio pelo art decó, o clássico e… o modernismo com projetos emblemáticos com as linhas suaves e sinuosas de Oscar Niemeyer, Burle Marx, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Roberto Félix Veronese, Hans Broos, Paulo Mendes da Rocha, João Filgueiras Lima e Alfredo Paesani. Com 46 anos de história comemorados em pleno centenário da Semana de Arte Moderna, a Artefacto lançou luz sobre a Natureza Modernista na casa contemporânea multifuncional, sempre valorizando a organicidade e originalidade do desenho e a sofisticação das matérias-primas naturais e a excelência do fatto a mano, presentes no DNA da label. O respeito ao passado, a inovação do presente e os futuros (eles são múltiplos, sim), constituindo a habilidade de entender o que vem pela frente e as possibilidades envolvidas são a equação perfeita do pulsar da Artefacto em alta potência.
E, em Florianópolis, a Mostra Artefacto 2022 revela o âmago de cada profissional convidado a pensar e materializar esta Natureza Modernista em criações de ambientes que sintetizam a nossa relação com a casa que nos acolhe, repleta de memórias afetivas, totalmente em conexão com o high tech de hoje, que também tem a grande missão de um olhar de pertencimento, de contribuição, de regeneração em prol da sustentabilidade no mundo. Participaram desta imersão, cujo resultado é belíssimo, Andréa Guglielmi Piazza e Fabiany Meneghel, Arlon Fernandes e Carlos Eduardo Freitas, Cris Passaing e Anderson Schussler, Mariana Maisonnave, Mariana Pesca Arquitetura, Marchetti Bonetti +, Roberta Zimmermann, Rosane Girardi, Sartor & Arquitetos. O CEO da Artefacto, Paulo Bacchi, celebrou a inauguração junto a tantos amigos e profissionais em noite que contou ainda com a presença da atriz, cantora e apresentadora Mariana Rios. Vem conferir quem passou por lá e mergulhe na leitura sobre a inspiração de cada ambiente.
Andréa Guglielmi Piazza e Fabiany Meneghel (@guglielmi_meneghel /@anndrea_gpf
/@fabyymeneghel)
Com projetos de arquitetura residencial, comercial, institucional, de interiores e desenvolvimento de produtos, além de layouts urbanísticos que estão localizados em Santa
Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo, as sócias buscam “entender o
cliente, o projeto e, a partir daí, trazer soluções que atendam suas expectativas quanto a
conforto, ergometria, praticidade e atemporalidade”. Para essa participação na
Mostra Artefacto Floripa, a dupla criou um living de 65 metros quadrados, orgânico e fluido, leve e monocromático, elegante e atemporal. “Nos reportamos ao Rio de Janeiro, sua geografia e o skyli ne das montanhas e os tons claros, como o off-white da areia da praia.
Trouxemos a luz com efeito natural na madeira dos painéis em curva (que envolvem todo o
ambiente) e a textura em pedra, deixando o ambiente bem sensorial, atingindo leveza e
fluidez”.
A Artefacto é uma marca com a qual nos identificamos muito
pelo conforto e design, e que atende todos os quesitos e expectativas do escritório, com
desta que especialmente para as dimensões das peças que são muito gene rosas, além de
durabilidade, conforto, e atemporalidade inquestionáveis.
Arlon Fernandes e Carlos Eduardo Freitas (@arlonfernandesecarloseduardo)
Arlon foi incentivado por sua mãe a adentrar o universo da arquitetura; enquanto para Carlos
o convívio com o trabalho foi o que despertou a paixão de fato pela área. Ambos naturais de
Criciúma, Arlon é graduado na UFSC e atua no segmento desde 1994; Carlos está no mercado
desde 2011, ano em que concluiu sua graduação na UNESC. Toda região Sul do Brasil, São Paulo e Milão abarcam projetos do escritório que atua nos segmentos de arquitetura, interiores e decoração. “Trabalhamos com a diversidade, cada projeto é único e pensado para o cliente, sempre priorizando a funcionalidade de acordo com o seu cotidiano e necessidades”, definem sobre sua assinatura criativa. Para a terceira participação na Mostra Artefacto, a dupla apresenta um ambiente único de 55 metros quadrados, composto de living + dormitório, inspirados nas formas e curvas de Roberto Burle Marx.
A Artefacto é uma empresa referência no ramo, sempre buscando se atualizar das tendências, com muito requinte e sofisticação aliados à alta qualidade dos produtos. E sempre com um ótimo atendimento para profissionais e clientes, além, é claro, da qualidade e variedade dos produtos.
Cris Passaing e Anderson Schussler (@crispassing / @andersonschussler_ / @psarquitetos)
Ambos nascidos em Florianópolis, Anderson sempre se interessou pelas casas, edifícios e decoração dos ambientes; enquanto Cris foi arrebatada pela ao compreender o trabalho do
arquiteto que estava em obra na casa de sua família. Entre ser veterinária ou arquiteta, a vida
a levou para a arquitetura. Ela é graduada na UFSC; ele na UNISUL e, juntos, atuam em arquitetura e interiores residenciais e comerciais, com projetos em destinos variados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, São Paulo e Miami. A dupla estreia na Mostra Artefacto com 54 metros quadrados de uma suíte que exala conforto, elegância e sofisticação. A simetria, os tons neutros, o equilíbrio e as texturas diferenciadas são pontos de destaque no ambiente, que ainda conta com mesa de café e cama com banco centralizado – o que cria a possibilidade de diferentes usos para as laterais. De um lado há um pequeno estar e, do outro, um local para uma leitura e um ponto de apoio para trabalhar e escrever.
A Artefacto é uma empresa em constante aprimoramento, sempre preocupada com a excelência dos serviços oferecidos, além da qualidade atemporal no design e da durabilidade de seus produtos. Uma loja para clientes exigentes, com muita exclusividade, altíssima qualidade e atenção única – da venda ao pós-venda.
Mariana Maisonnave (@marianamaisonnave.arq)
Ainda criança, Mariana visitou uma mostra de interiores com seu pai e, a partir daí, declarou
que seria arquiteta. Natural de Florianópolis, con cluiu a graduação de Arquitetura e
Urbanismo na Universidade Estadual de Santa Catarina e, desde então, trabalha apaixonadamente na área de interiores. Com projetos predominantemente em SC, SP e RS,
sua assinatura é uma linguagem leve e, geralmente, privilegiando tons claros. Para sua estreia na Mostra Artefacto Floripa, a profissional criou um quarto e um ambiente de estar, de 56 metros quadrados divididos através de um biombo. “A fluidez dos espaços como intensidade de relação humana e rota de troca de energias. A identidade no reconhecimento de materiais naturais sincronizados ao lugar tropical em que vivemos, das técnicas que tramam texturas e cobrem objetos de uso e aquecem nosso corpo. O dia a dia como contemplação de uma simplicidade potente. Leve, sem ser raso, mas extremamente vibrante”, revela.
A Artefacto possui design e qualidade que é referência nacional e internacional. Na última vez que estive em Miami visitei a loja Artefacto. Como brasileira, me senti orgulhosa por termos essa representatividade e a liderança nesse setor de mobiliário de luxo fora do Brasil também.
Mariana Pesca Arquitetura (@marianapescaarquitetura)
A garota que sempre amou desenhar e pensou em cursar publicidade e moda, hoje atende
como CEO de seu próprio escritório Mariana Pesca Arquitetura. Nascida em Porto Alegre, se
mudou com os pais para Florianópolis, e hoje se define como “cataúcha”. Graduada em
Arquitetura e Urbanismo na UNISUL, com especialização em Design de Interiores e Light
Design, atua há 18 anos nos segmentos de arquitetura e de interiores com projetos na região Sul do Brasil, São Paulo e Miami. Para esta edição da Mostra Florianópolis, apresenta um espaço de 70 metros quadrados, um loft com quatro espaços principais: dormitório, estar, bar e jantar. “As cores, texturas, materiais e composições, bem como alguns grandes nomes da arquitetura brasileira da década de 50, serviram de inspiração para esse projeto. Apostamos no verde como protagonista do nosso ambiente. Uma green box, como apelidamos, cria um invólucro no dormitório, com paredes e teto pintados e o tapete com fibras no mesmo tom. O branco do restante do ambiente alia-se ao verde e, juntos, criam uma simbiose perfeita de tonalidades que, ao mesmo tempo que contrastam, valorizam e evidenciam uma à outra”, explica.
A Artefacto é uma grife do mobiliário brasileiro, uma marca com um design elegante, de peças imponentes e sólidas. É sempre muito fácil compor e idealizar um projeto com as peças da marca. As tratativas com a empresa são bastante prazerosas, fáceis e ágeis. A qualidade do produto, com sua essência refinada e bem elaborada, é o que mais diferencia a Artefacto no mercado desse segmento.
Marchetti Bonetti + (@marchettibonetti)
Graduada em arquitetura e urbanismo pela UFSC, Taís começou a trabalhar logo que se
formou, em 1990, e hoje atua em projetos de casas e apartamentos, e eventualmente, em
arquitetura comercial, com obras concluídas em Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Balneário
Camboriú, Joinville, Ibirama, Tubarão, Itapema, Curitiba, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro,
Angra dos Reis, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Brasília, Belém, Miami, Amsterdã e
Bologna. Para essa participação na Mostra Artefacto Floripa, Taís recrutou as arquitetas Laís Amorim Wendhausen e Mariana Nantes Caridá para a criação do “ambiente de 70 metros quadrados, criado para ser um espaço de confraternizar, tomar um cafezinho, degustar um bolo e, ao mesmo tempo, receber um grupo maior. Ele se divide em três pequenos lounges,
com um ar intimista, uma área de jantar e outra com ilha e banquetas. Como destaque, bem
no centro do ambiente, o móvel bar Pietra e, em cada extremidade, trouxemos o elemento
cerâmica, formando um mosaico inspirado no trabalho do Athos Bulcão”, explica.
Sempre acompanhei a Artefacto que por seu design diferenciado tornou-se referência em nossos projetos. A marca, sem dúvidas, reúne excelência em todos os itens, bem como na apresentação dos showrooms, atendimento e pós-venda.
Roberta Zimmermann (@robertapzimmermann)
A graduação de Roberta na FURB e a pós-graduação em Interior Design na Parsons School of Design (Nova York) teve grande influência de seu pai, um amante das artes e da arquitetura. Há 22 anos no mercado, a blumenauense atua nos segmentos de arquitetura de interiores residencial, comercial e corporativa e seus projetos estão espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Para esta edição da Mostra Artefacto Floripa, criou um espaço de sala de jantar + living totalizando 90 m², onde o destaque fica por conta da nova mesa de jantar Minos, da poltrona Luna e do sofá Eos. “Uma coisa que nunca muda é que arquitetura boa tem que refletir a personalidade do dono da casa. Ela tem que ser envolvente, aconchegante, tem que traduzir o lifestyle de quem nela habita”, reflete.
A Artefacto não tem concorrência nacional no seu segmento, pois é uma empresa brasileira com design europeu e brand marketing global. A marca é o grau máximo da sofisticação, em todas as pontas é impecável – desde o design do produto, qualidade dos materiais, passando pelas lojas lindas (e com o melhor bolo de chocolate do mundo!), até o suporte no pós-venda. A Artefacto é indiscutivelmente única.
Rosane Girardi (@rosanegirardi.arq)
A catarinense Rosane graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Federal de Santa Catarina e a paixão por interiores veio logo no início da trajetória que já soma mais de 20 anos. Atuando em projetos de arquitetura residencial, comercial e corporativa, além de gestão de interiores, o escritório tem obras no Rio, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e em diversas cidades de Santa Catarina. Atualmente, em Assunção (Paraguai), a profissional está finalizando um aeroporto
para aviação particular, além de acumular obras em um condômino residencial. Um espaço
com 65 metros quadra dos marca sua estreia na Mostra Artefacto Floripa: “Optamos pelo
estilo contemporâneo e cores bem suaves, com destaque para a parede estofada que, além de
proporcionar conforto visual e acústico, forma linhas assimétricas que quebram a
ortogonalidade do cubo.
O tapete oval (desenhado pela artista Camila Saavedra), se destaca pela forma, ‘costurando’ o local de estar do quarto, trazendo ainda a releitura de algumas obras de Di Cavalcanti feitas para a Semana de Arte Moderna de 1922. O closet, vestido com a assinatura da estilista Camila Fraga, é estruturado em tecido jacquard exclusivo dos designers do estúdio O Tropicalista – é um elemento de referência à brasilidade na estamparia dos nossos tempos”, explica.
A Artefacto é a melhor loja deste segmento no Brasil. Design exclusivo, qualidade e atendimentos impecáveis.
Sartor & Arquitetos (@sartorearquitetos)
Graduado em arquitetura e urbanismo, o profissional iniciou sua trajetória em 2003 e hoje atua nos segmentos de arquitetura comercial, residencial, industrial, urbanística e de interiores com projetos em Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Espanha. “Não temos uma ‘assinatura’, mas sim investigamos o estilo do cliente. Acreditamos no design funcional, buscando uma arquitetura atemporal”, define o ingresso na Mostra Artefacto Floripa. André criou um espaço dividido em dois ambientes, sendo um dormitório casal e um living, dando a ideia de um loft. “O projeto se destaca por remeter à tranquilidade de estar na praia, com o mobiliário da Artefacto disposto no ambiente para trazer esse ar de aconchego e descanso. A inspiração foram as belas praias da Ilha de Santa Catarina, trazendo conforto para o íntimo e a sensação de bem -estar, tranquilidade, em um ambiente tipicamente brasileiro”, explica.
A Artefacto é completa e preza pela qualidade em tudo o que faz. Surpreende a cada lançamento com suas inovações, qualidade de seus materiais e o comprometimento com o
cliente no suporte presta do no pré e pós-venda. O maior diferencial da Artefacto é a segurança transmitida para nós, arquitetos, e para os clientes. A certeza de que o cliente terá o suporte necessário antes, durante e depois de adquirir um produto e que esse terá a qualidade esperada.
Artigos relacionados