*Por João Ker
Susan Miller, Daft Punk e Lars Von Trier. Tarefa quase impossível pensar em qualquer projeto no mundo que una a astróloga, o duo francês de música eletrônica e um dos cineastas mais polêmicos da atualidade, mas o último trabalho de Edu Monteiro parece ter conseguido isso – mesmo que não seja essa a sua intenção. “Saturno” é o nome da exposição e do livro que o artista plástico e fotógrafo inaugurou neste último dia 7 na DOC Galeria, em São Paulo.
Durante três anos, Edu viajou por lugares como Barbados, Ilha Grande, o Farol da Solidão – uma vila de 50 pescadores no extremo sul do país – e Buenos Aires em busca da influência melancólica de Saturno. Para quem não recebe e-mails do Personare na sua caixa de entrada do e-mail, Saturno é conhecido como o planeta responsável pelo sentimento de tristeza. É um planetinha lacônico por natureza, e olha que tudo faz sentido, já que na mitologia romana, o deus, com medo de ser destronado, acabou devorando os seis filhos, mas nada adiantou.
Através de fotos nesses espaços naturais e aparentemente “atemporais”, o artista retrata uma criatura humana (que lembra um terceiro membro imaginário do Daft Punk) em clima de catarse melancólica à la Von Trier.
A obra divide-se em três etapas: “Neblina Cega”, “Olho de Cão” e “Farol da Solidão”, cada um lidando com a influência de saturno ao seu modo surrealista. “A fotografia pode retratar cenas do mundo, ou pode, em sua face mais perturbadora, recortar o mundo de maneira fragmentária, sugerindo que ele seria uma enorme colcha de retalhos”, comentou o fotógrafo que, intencionalmente, esconde seu rosto com um espelho nas imagens, dando um sentido potencializado à ideia de “reflexão” da obra. “Quem disse que o autorretrato exige, necessariamente, um rosto?”, provoca.
A obra fica exposta até o dia 23 e o livro pode ser encontrado na galeria pela bagatela de R$60. Por sinal, para os interessados no tema, a astróloga Susan Miller deixa a dica: Saturno entra em órbita com a lua cheia no próximo dia 15, o que significa “cuidado com a deprê, meu bem”.
Fotos: Divulgação
SERVIÇO:
DOC Galeria apresenta: LANÇAMENTO DO LIVRO “SATURNO” (06.05) + ABERTURA DA INDIVIDUAL EDU MONTEIRO (06.05 a 23.05)
Fotógrafo: Edu Monteiro
Visitação: 06.05 a 23.05
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 19h
Local: DOC Galeria – rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo
Informações: (11) 3938-0130
Web: docgaleria.com.br | edumonteiro.com
Artigos relacionados