A Mostra Artefacto 2018 reuniu um time de gigantes da arquitetura para montar variados ambientes inspirados em filmes marcantes. Após o projeto ter sido consolidado, os responsáveis por quatro espaços contaram com o apoio da Dell Anno CasaShopping na confecção de cozinhas planejadas, painéis e muito mais. “É muito gratificante participar novamente desta mostra no Rio de Janeiro em parceria com nomes importantes da arquitetura. É um trabalho de muita entrega profissional que os dois lados colaboram e cooperam. É uma honra poder ter um local onde criamos parcerias com vários profissionais da área que fomentam a economia. Nós somos uma das maiores empresas da América Latina e temos princípios voltados para o desenvolvimento tecnológico e social, por isso conseguimos dar todo o suporte aos profisssionais”, afirmou Joel Uderman, diretor da Dell Anno CasaShopping. Os arquitetos Elaine Ramos, Carmen Mouro, Bernardo Gaudie-Ley e Tania Braida (da BETA Arquitetura), e Aline Celles e Bethânia D’Elia, (da AB Arquitetura e Interiores), foram os responsáveis por idealizar os espaços inspirados nos filmes Intocáveis, Direito de Amar, A Praia e Meia Noite em Paris.
O espaço criado por Aline Celles e Bethânia D’Elia foi inspirado na dicotomia entre presente e passado do filme Meia Noite em Paris. Nesta montagem, foi necessário trazer detalhes contemporâneos para se contrapor ao clássico e a Dell Anno CasaShopping teve uma participação muito ativa neste processo. A empresa fabricou um painel branco, repleto de texturas, que fica atrás do sofá. A ideia era proporcionar movimento para a parede, em um conceito orgânico. “Nós tínhamos que trazer um lado mais moderno na parede, no teto e na escolha dos materiais. Não teve uma pessoa que não gostou do painel, porque foi um diferencial. Trouxe um design diferenciado, sendo o principal responsável pela representação do presente. Fiquei muito feliz pela Dell Anno CasaShoppping ter executado exatamente o que nós desenhamos”, afirmou Bethânia. O acabamento foi feito utilizando o padrão unicolor Brancatto da marca.
Os móveis da Dell Anno CasaShopping também foram uma peça chave na criação de Elaine Ramos. A arquiteta se inspirou no clima clássico parisiense do longa Intocáveis ao idealizar o loft no qual o personagem moraria. Todo o local foi criado seguindo os costumes culturais deste povo e, por isso, focou muito na qualidade da cozinha. Por este motivo, contou com a ajuda da empresa para criar uma ilha na cozinha. “Como todo o francês é muito apegado à comida, eu queria fazer um cantinho especial e a minha ideia era que a copa tivesse uma cor clara, dando um clima romântico”, comentou a profissional.
A madeira também é o destaque da marca no ambiente de Carmen Mouro. Inspirado no filme Direito de Amar, o lounge exibe um painel de madeira e estantes do mesmo material, que é feito pela Dell Anno CasaShopping. “O filme se passa nos anos 60 e 70 e todas as linhas que se usavam naquelas décadas eram retas. Como o meu ambiente fica na entrada e tinha uma janela muito grande atrás para mostrar o que tinha dentro, quis fazer uma estrutura completamente permeável. Isto combinava perfeitamente com a fotografia do Tom Ford”, afirmou.
Os detalhes em madeira do espaço criado pela BETA Arquitetura foram inteiramente desenvolvidos pela Dell Anno CasaShopping. A utilização destes materiais visava potencializar o clima praiano do Rio e da Bahia, dando leveza e claridade para o ambiente. “Nós queríamos aquecer o espaço e como conhecíamos a linha Monet da Dell Anno, já que a utilizamos em vários apartamentos que fizemos, resolvemos aplicá-la no espaço. Gosto muito deste estilo, porque traz um aspecto de madeira mais orgânica. Isto era essencial, porque as casas de veraneio da Bahia possuem muito este material. Além disso, a nossa ideia era trazer textura para o local com elementos naturais como o marrom, a fibra e outros”, explicou Bernardo Gaudie-Ley, um dos arquitetos que idealizou o ambiente. A BETA Arquitetura possui três anos de parceria e conquistas com a empresa. “Temos uma sintonia muito legal da Dell Anno, porque eles deixam à nossa disposição todos os materiais necessários e nos dão uma liberdade total para criarmos. É legal ver uma empresa apostando no que a gente quer e, ao terminar um projeto, conseguir visualizar exatamente o que nós desejávamos”, completou Tania Braida.
Apesar dos ambientes serem diferentes entre si, havia uma ideia que os arquitetos concordaram. Grande parte dos profissionais destacou a importância de a Dell Anno dar credibilidade aos trabalhos artísticos de cada um. “A empresa tem recursos para flexibilizar e atender nossas ideias. O grupo se modernizou muito. Quando nós somos os criadores, isto é o que importa. Nós queremos ver os nossos produtos realizados, ao vivo. Não adianta ter ideias se elas não são viabilizadas. A Dell Anno CasaShopping faz acontecer”, afirmou Elaine Ramos. As sugestões que os arquitetos dão sobre algum objeto no espaço é projetado da mesma forma que o profissional visualizou, o que acaba sendo inspirador. “Quando uma empresa como a Dell Anno, consolidada e forte no mercado, acredita em você, acaba que o arquiteto começa a confiar mais em si mesmo e seguir os seus sonhos. Ela a impulsiona”, completou Bethânia D’Elia.
De acordo com Joel, este princípio básico da empresa é essencial no processo de valorização do trabalho destes profissionais, pois somente assim ideias boas irão surgir. “Nós somos uma fábrica muito grande que acredita no trabalho dos profissionais e não podia ser diferente. Temos que apostar na criação deles e apreciar, porque, caso contrário, este fluxo acaba. O ponto principal desta parceria é apostar no sucesso para que aquilo se torne algo bem bacana e com a cara deles. A Dell Anno está fazendo um reposicionamento de marca, trazendo ainda mais beleza e qualidade para os produtos. E, neste caso, os arquitetos estão, cada vez mais, curiosos para conhecer esta empresa que possui tanta variedade de serviços. Os profissionais ficam mais empolgados por ver que a marca é tudo aquilo que eles procuravam”, explicou.
Sendo assim, é fundamental uma empresa com um bom posicionamento de mercado acreditar no futuro da arquitetura apoiando mostras como a Artefacto, que fazem a roda da economia girar. “Quando tem uma exposição neste nível, os próprios clientes vão visitar, afinal, é um lugar elegante, moderno e gostoso de ver. Isto vai semear novas ideias e projetos, porque os consumidores vão prestar atenção nos detalhes e poder escolher os arquitetos que gostaram para desenvolver algum sonho”, afirmou. Os trabalhos artísticos são cada vez mais valorizados e, consequentemente, fomentados. Além disso, os consumidores acabam se inspirando e tendo o interesse por novo design.
Artigos relacionados