Dell Anno ganha o prêmio Top Marketing ADVB 2017 por apostar na simbiose de moda e arquitetura no reposicionamento da marca


O diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell, Anno Edson Busin, teve a honra de receber o prêmio durante cerimônia em São Paulo

Dell Anno ganha o prêmio ADVB Top Marketing de 2017 por apostar na simbiose de moda e arquitetura no reposicionamento da marca

Há oito anos, a Dell Anno investe no universo da moda em uma simbiose com a arquitetura trazendo estilistas renomados para assinar superfícies. Nesta quarta-feira, a inovação ganhou um atestado de qualidade conquistando o prêmio de Top Marketing deste ano da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Depois de 45 anos premiando diferentes projetos, a ADVB tem a chancela de conceder um dos mais importantes prêmios de marketing brasileiro e o título significa para a Dell Anno um reconhecimento do trabalho. “Inicialmente nem se tinha ideia do efeito que o projeto ganharia. Quando entrei na empresa, no início de 2009, tive a certeza que nós precisaríamos fazer algo diferente. Havia uma necessidade de fazer um reposicionamento a nível nacional. Resolvemos apostar em algo diferente trabalhando com moda e arquitetura, que são universos correlatos. Mas foi algo inusitado, porque trabalhamos com móveis planejados e, até o momento, não sei de nenhum projeto em todo o mundo que se assemelhe a este, moldado desta forma. Enquanto muitos estavam indo para o caminho do arquiteto e designer, resolvemos fazer diferente e apostar nos estilistas. Nesse projeto de design de superfície estamos favorecendo estes profissionais”, conta o diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell Anno, Edson Busin.

O diretor foi um dos grandes responsáveis por essa mudança que transformou a identidade visual da marca e teve a honra de receber o troféu durante uma cerimônia no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo. “Foi emocionante. Eu desejava este prêmio porque todo mundo almeja um reconhecimento, mas não tínhamos certeza se sairíamos vitoriosos. Este título da ADVB tem um respeito muito grande no mercado. Além disso, durante estes oito anos de trabalho, nossa maior dificuldade era o mercado de São Paulo. Então, receber o este título na capital paulistana, em um momento em que o país está complicado, nos estimula muito a continuar”, relata Busin.

E o legado do reposicionamento da marca é muito importante. A ideia trouxe uma cara mais dinâmica para a empresa no cenário nacional. “O divisor de águas desse projeto foi a primeira ideologia proposta pelo Reinaldo Lourenço. Este prêmio apenas coroa o nosso trabalho. É um reconhecimento que veio na hora certa. O mercado precisava de um tempo para absorver todas as mudanças que estávamos propondo”, conta o diretor depois dos oito anos de concepção e elaboração desta ideia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O reposicionamento da marca é um caminho natural de qualquer empresa. Ser sempre igual irá cansar o público, por isso, é necessário para se manter no mercado. “As marcas precisam evoluir dentro da própria proposta. Nosso único caminho dentro da Dell Anno era a inovação da marca, o que nos levou a trabalhar com design estratégico. Além disso, melhoramos a qualidade das lojas para trazer um perfil diferente aos nossos clientes”, explica Edson Busin.

Com este projeto, a Dell Anno se fortaleceu ainda mais no mercado, trazendo um destaque ainda maior para a marca. Além do lado comercial, a grife se destaca no mercado com propostas de designers inovadores, como o time de criadores da Animale, comandado pela estilista Priscilla DaroltPedro Lourenço e Gloria Coelho. “Cada projeto precisa ter uma personalidade. O importante é agregar valor à empresa. A contribuição conceitual é muito importante, também. Além de trazer uma identidade, é vital ressaltar o projeto de cada etilista. Cada um tem uma estética distinta. Temos que potencializar essas ideias”, explica Busin.

Edson Busin recebe o prêmio Top de Marketing de 2017 (Foto: Divulgação)

Assim como a Animale, cada estilista trouxe uma proposta diferente para o consumidor. Reinaldo Lourenço relembrou o passado com tecidos antigos, Pedro Lourenço apostou no futuro com um design inovador e Gloria Coelho buscou na física quântica elementos para trazer um universo mais acolhedor e místico. A empresa mostrou que é possível que as casas das pessoas sejam uma extensão de seus estilos de vida. “Precisávamos trazer um ar jovial, inovador e sofisticado. Nós resolvemos criar algo diferente. Em 2009, contratamos modelos para participar de campanhas na busca de humanizar a marca. Dois anos depois, o discurso não se sustentava mais nestas figuras, precisamos materializar a ideologia. Assisti a um desfile do Chalayan que trazia um conceito inovador no qual roupas pareciam móveis. Junto com isso, trouxe referências da Fendi que ampliou seus negócios para a área dos móveis e cosméticos. A partir de então, resolvi pesquisar sobre o universo da moda e arquitetura e entender que são áreas correlatas”, relembra Busin sobre o início do reposicionamento da marca com o trabalho de Reinaldo Lourenço, em 2011.

Segundo o Diretor de Marketing, este foi o início de um dos projetos mais importantes da sua carreia profissional por se tratar de um reposicionamento bem-sucedido da marca no mercado. “Este trabalho com a Dell Anno tem um significado muito grande na minha trajetória profissional. Não tenho dúvida que esta reestruturação foi importante para a empresa que ganhou um reconhecimento ainda maior no mercado. E, sem o apoio da marca, essa mudança não seria possível”, conclui.