Da glória cafeeira à contemporaneidade: Fazenda São Luiz da Boa Sorte lança a exposição “Casa Real”


Espaço receberá obras e mobílias dos séculos XVIII e XIX em contraste com as obras de 13 artistas contemporâneas que estarão expostos pela área externa

*Por João Ker

Nos tempos áureos do Rio de Janeiro como capital do Brasil durante os séculos XVIII e XIX, o Ciclo do Café enriqueceu agricultores e, dentre muitas outras coisas, foi o responsável pela chegada divina de alguns italianos imigrantes no país. Agora, entre os dias 20 e 27 de julho, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, abre as portas do seu casarão e convida o público para adentrar em uma viagem ao tempo pelos anos dourados do Vale do Café, através da exposição Casa Real.

Sob a curadoria de Martha Burle e CláudioLobato, 36 profissionais de arquitetura, iluminação, decoração e paisagismo irão modificar o espaço para que o público seja capaz de vivenciar arte e mobília direto dos séculos XVIII e XIX, época de ascensão e supremacia do café na economia brasileira. Em contraste com esse mergulho ao passado, a área externa da Fazenda São Luiz da Boa Sorte recebe as obras de 13 artistas plásticos contemporâneos, na exposição “Entre A Fazenda e o Arranha-Céu”. 

Anna Bella Geiger, Ana Vitória Mussi, Afonso Tostes, Franz Manata, Saulo Laudares, Jarbas Lopes, Mario Bands, Marta Jourdan, Neno Del Castilho, Sônia Andrade, Suzana Queiroga, Ronald Duarte e Xico Chaves foram convidados por Fernando Cocchiarale, do MAM, para integrarem o line-up dessa edição, que terá como homenageado o pintor francês Jean-Baptiste Debret. Além do conjunto de obras e da viagem no tempo, o evento ainda disponibilizará workshops e palestras sobre temas como prataria, arquitetura, artes plásticas e patrimônio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Serviço:

Entre a Fazenda e o Arranha-Céu

ENTRADA FRANCA

Data: 20 a 27 de julho. A partir do meio dia.

Local: Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Km 210 – Vassouras – Vale do Café – RJ – CEP: 27336-000).

Tel.: 21 9250-9798.

Visitas monitoradas de estudantes da rede pública do Vale do Café.

ENTRADA FRANCA

Data: 22 e 23 de julho. A partir do meio dia.

Local: Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Km 210 – Vassouras – Vale do Café – RJ – CEP: 27336-000).

Tel.: 21 9250-9798.