Com instalações involuntárias, Centro Cultural Banco do Brasil apresenta retrospectiva de Milton Machado no Rio


“Cabeça” revisita as obras mais importantes dos 45 anos de carreira do artista, com curadoria e projeto expográfico do próprio

*Por João Ker

Nesta próxima quarta-feira (06/07), o Centro Cultural Banco do Brasil recebe uma retrospectiva sobre os 25 anos de atividade do artista brasileiro Milton Machado. Intitulada “Cabeça”, a exposição tem curadoria do próprio Milton e apresentará obras desde o início de sua trajetória, com várias peças inéditas no Rio de Janeiro entre desenhos, esculturas, pinturas, vídeos e fotografias que datam desde 1969 até os dias de hoje.

A partir da repetição contínua de objetos, formas e traços, as obras de Milton acabam se transformando em instalações involuntárias – ou voluntárias, e quem pode dizer isso é o próprio, que estará pelo museu acompanhando tours e participando de debates em volta da retrospetiva. É o caso de “Pilha” que, ao combinar uma sequencia de armários com gavetas abertas, transfigura-se em uma escada gigantesca para o além, servindo como ótimo exemplo para o viés conceitual e experimental da obra setentista do artista.

Além da exposição, será lançado também o livro-catálogo “Cabeça”, que revisita em imagens combinadas com textos críticos e analíticos as mais importantes obras do criador, que tem formação em arquitetura, urbanismo, artes visuais e uma carreira amadora, secreta  e apaixonada por música. Milton ocupa todas as quatro salas do segundo andar do CCBB-RJ, com releituras de obras antigas, como as esculturas “Módulo de Destruição” (2010) – que, ao lado de “Nômade”, ocupa a rotunda do espaço – , “Heavy Metal” (1986) e “Hi-Fi” (1987). Imperdível!

Este slideshow necessita de JavaScript.

CABEÇA
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Abertura para convidados: terça-feira, dia 5 de agosto de 2014, às 19h30
Visitação: de 6 de agosto a 29 de setembro de 2014
De quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h
Entrada gratuita
Rua Primeiro de Março, 66.
Informações: (21) 3808-2020
Site | Twitter | Facebook