Com materiais como aço, alumínio e fio de cobre, Luiz Hermano criou 16 obras inéditas para a individual “Geometria Invertida”, que será inaugurada nesta terça-feira na Galeria Lume, em São Paulo. As esculturas e objetos que se transformam em diversas formas, causam efeitos visuais e questionam o equilíbrio e o desequilíbrio. Segundo Paulo Kassab Jr., curador da mostra, “o artista analisa a geometria na arte, invertendo seus conceitos e percepções”.
Cálculos matemáticos precisos e uma extensa pesquisa visual foram a base para as criações nas quais o artista simula sensações reais de movimento e profundidade através de um jogo geométrico. “Um cubo se contorce e transforma-se em distintas formas, mantendo sempre uma proporção harmônica que explora os efeitos visuais por meio dos movimentos do espectador”, explica o curador. “Influenciado pela Arte Concreta, Luiz Hermano pensou em distorcer as formas geométricas para trazer uma nova interpretação ao concretismo a partir da sua visão. Apesar do raciocínio matemático, a desordem das formas geométricas parecem tornar-se maleáveis e intuitivas, se despem da sua rigidez para habitar o imaginário”.
Os trabalhos com formas mais limpas, iniciam a fase “Branca”, onde a inexistência da cor influi na questão ótica e questões como religião, consumismo e tecnologia são discutidas. “A fase Branca conversa com as formas minimalistas dessas esculturas”, finaliza Kassab.
Veja fotos:
Serviço:
Exposição: Geometria Invertida
Artista: Luiz Hermano
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Abertura: 5 de abril de 2016
Período: 6 de abril a 7 de maio de 2016
Local: Galeria LUME – www.galerialume.com
Artigos relacionados