Coleção “Vamos falar de amor”, de Flávia Melo, insere a arte e a literatura na moda através de estampas para lá de originais


São 12 peças – entre vestidos, calças de alfaiataria, jaquetas, blusas e camisas – com três estampas inspiradas em livros que falam de amor: “Tive a ideia de compartilhar esses livros e de pedir para diversas pessoas fazerem o mesmo. Como o suporte do meu trabalho é a moda, transferi todas as ideias para o desenvolvimento dessas estampas para criar minha coleção”

A união entre moda e arte é fruto de coração. E esse foi o objetivo de Flávia Melo em sua nova coleção “Vamos falar de amor”, que conta com três estampas diferentes em 12 peças, entre vestidos de seda longos e curtos, calças de alfaiataria, jaquetas bomber, blusas e camisas variadas. A inspiração veio das relações a dois e a matéria-prima foi resultado da busca em livros e histórias narradas por conhecidos. Explicamos: Flávia convidou um grupo de profissionais – entre psicanalistas, jornalistas, artistas plásticos, empresários e outros – para escrever textos livres, de 800 a 2400 caracteres, com experiências vividas ou casos criados e a única regra era conter a palavra “amor”. Em seguida, os mesmos convidados escolheram livros que marcaram suas vidas e selecionaram trechos preferidos que falassem de coisas do coração. “Todos tinham que conter a palavra e falar sobre o amor romântico. Eu escolhi alguns livros e convidados escolheram outros. Já li quase todos e são maravilhosos. Teremos a leitura de trechos deles, por atores, na noite do evento, na Livraria Argumento”, adiantou.

Coleção Flávia Melo_estampa com_texto_foto Marcos Serra Lima

(Foto: Marcos Serra Lima/Divulgação)

De fato: na próxima terça-feira, 7 de junho, a Livraria Argumento do Leblon será palco de uma noite que unirá moda, literatura, memórias e vidas. “A moda e a literatura não só podem, como devem, se aproximar. A mistura de todos esses saberes ligados à cultura é bacana para todas as áreas. Uma se alimenta da outra – é uma maneira de a criatividade agir com toda força: uma ideia puxa outra e abrem-se novas maneiras de pensar a moda, como criadora de signos e elementos novos que sejam conceituais antes de comerciais”, disse Flávia, que é formada em publicidade e design de moda e criou sua própria marca em 1997. Com mais de 36 coleções no currículo e vasta experiência em consultoria de moda e imagem, passou ter as artes plásticas e a literatura como fontes para seus trabalhos desde 2011, quando resolveu focar em conceitos. A partir daí, fez cursos de arte, filosofia, processos criativos e escrita criativa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa não é a primeira vez que Flávia ajuda nesse diálogo. A estilista participou do projeto “Quando a moda encontra a arte”, que serviu de base para suas coleções de 2013 e 2014. Essas criações, aliás, foram apresentadas ao lado de artes plásticas, coreografia, vídeos e performances que uniam roupas e pinturas do artista Adriano Mangiavacchi na galeria Patrícia Costa, no Rio de Janeiro. “A arte é rebelde, contestadora, sem freios – o artista cria muito mais livremente do que os estilistas. A partir do momento que surgem ‘criadores de moda’ trabalhando sem amarras, a moda consegue atingir esse patamar. Um criador, por exemplo, como foi Alexander McQueen – genial – é um verdadeiro artista que usou a vestimenta como suporte para seu trabalho. Dessa maneira, a moda pode ampliar os meios de fazer arte”, analisou Flávia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltando à nova coleção: foi com todo material em mãos que ela se apaixonou ainda mais pela ideia de transformar amor em moda e, a partir daí, produziu três estampas. A lombadas, em dois tons, tem os títulos dos livros escolhidos – entre eles o “Na Praia”, de Ian McEwan, “Os Sonetos Completos”, de William Shakespeare, “A Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera e “Ensaios de Amor”, de Alain de Botton.

“A literatura sempre me encantou, fui seduzida por livros que marcaram diversas épocas da minha vida – lendo tais obras infinitas possibilidades se abriram para minhas escolhas, como numa multiplicação de imagens. Quase uma análise (risos). Com esse sentimento tive a ideia de compartilhar esses livros e de pedir para diversas pessoas fazerem o mesmo. Sabe quando você fala: ‘Você tem que ler!’? A ideia principal é essa: compartilhar! Como o suporte do meu trabalho é a moda, transferi todas as ideias para o desenvolvimento dessas estampas para criar minha coleção”, explicou ela, que vai além: “A moda fala das pessoas, de uma época histórica, do que está acontecendo no mundo. Através das coleções podemos perceber diversas mudanças sociais e culturais. Ela é testemunha do tempo”. Precisa falar mais?

Serviço:
Lançamento da coleção Vamos falar de amor, de Flávia Melo
Data: 07 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon. Tel: 2239-5294
www.flaviamelo.com.br