Casas flutuantes de Laurent Chéhère recriam periferia parisiense em exposição


Exposição do fotógrafo francês será inaugurada dia 14 de novembro, na Galeria Inox, em Copacabana

O lado esquecido da Cidade da Luz chega ao Rio de Janeiro pelo olhar minucioso do fotógrafo francês, Laurent Chéhère, na exposição ‘Flying Houses’, com inauguração marcada para o dia 14 de novembro, na Galeria Inox, em Copacabana.  Entre casinhas com floreiras à janela, um hotel velho e decadente, um trailer com um varal repleto de roupas, um cortiço, uma casa com placa anunciando venda, uma fábrica ou um edifício comercial pichado e até um circo, todas as imagens foram clicadas na periferia de Paris e aparecem flutuando em paisagens reais.

Curiosamente, em todas fotografias há presença de fios, como se fossem a linha de uma pipa ou o cordão de um balão. E isso não é à toa, já que a série é inspirada no filme ‘Le ballon rouge’, de Albert Lamorisse, de 1956. Nessa exposição, o artista retrata uma Paris onírica e melancólica em uma composição fotográfica.

A ideia que norteia a série ‘Flying Houses’ surgiu em 2008, durante andanças do artista por Belleville e Ménilmontant, bairros localizados na região nordeste de Paris. “Meu interesse é mostrar a vida dessas pessoas e suas moradias. Essa parte da cidade é muito pobre e em cada metro quadrado é possível explorar uma rica diversidade cultural”, conta o artista.

O conceito imagético produzido por Chérère usa paleta cromática similar ao filme, com predominância de tonalidades frias, principalmente cinza e azul, e também marrom. Os destaques principais desses trabalhos – as construções – são digitalmente criados a partir de detalhes arquitetônicos fotografados nos subúrbios e periferias da cidade, justamente onde foi filmado ‘Le ballon rouge’. O resultado é um misto de realidade e ficção, temperado com um tanto de surrealismo.

Serviço:

De 14 de novembro a 7 de dezembro de 2013
Galeria Inox
Shopping Cassino Atlântico
Av. Atlântica, 4240 – subsolo 101 – Copacabana
Tel: (21) 2521-9940
De segunda à sexta-feira, das 10h às 20h
Sábados das 11h às 19h
Curadoria: Gustavo Carneiro e Guilherme Carneiro