Artista plástica usa redes de pesca como inspiração para sua nova mostra na terra do Tio Sam


Projeto ‘Arrasto’ de Anna Paola Protásio fica em cartaz até janeiro em Nova York

Por Rafael Moura

Arquiteta de formação, Anna Paola Protássio apropria-se de objetos comuns do cotidiano em seus trabalhos. A artista expõe novo projeto ‘Arrasto’ na Galeria Nohra Haime, na Quinta Avenida, em Nova York, entre os dias 18 de novembro a 11 de janeiro. O projeto consiste em 14 obras, entre objetos, esculturas e instalações… Com curadoria de Marisa Florido e texto de Renato Resende.

image001

A Galeria Nohra Haime abriu espaço para a carioca, utilizar objetos mundanos que são levados ao contexto da arte, como âncora, banco, copo, torneira, anzol, entre outros, esvaziando-os de seu sentido e função habitual e dando-os um significado mais profundo, muitas vezes incorporando a eles estados afetivos.

Entre as obras expostas destacam-se a escultura ‘Marcando o Tempo’, que mostra a fricção do latão no mármore branco deixando nele marcas e cicatrizes. O movimento do latão é circular como o eterno retorno do tempo. Além da instalação ‘Arrasto’, que dá nome ao projeto, na qual uma rede utilizada por pescadores, presa no teto e apoiada no chão, capta o som de uma concha suspensa no ar.

protasio-markingtime

Anna não se interessa apenas por suas dimensões formal e estrutural. É também a partir dos anseios e fazeres, simbolismos e metáforas implicitamente associados aos objetos que a artista vem construindo sua poética.

image003

Fotos: Divulgação

Serviço:
Projeto Arrasto em Nova Iorque | Anna Paola Protásio
De 18 de novembro a 11 de janeiro de 2014
Galeria Nohra Haime, 730 | Quinta Avenida | Nova York