“A casa é o nosso canto no mundo. Ela é, como se diz frequentemente, o nosso primeiro universo (…) Quando aprendemos a habitar uma casa, aprendemos também a habitar o nosso interior (…) Se me perguntarem qual é a maior vantagem da casa, eu diria: ‘a casa abriga devaneios, a casa protege o sonhador, a casa permite sonhar em paz’”. A casa é o lugar mais poderoso de integração para os pensamentos, as lembranças e os sonhos do homem.
As frases do filósofo e poeta francês Gaston Bachelard (1884-1962), publicadas em 1958 em um de seus livros mais conhecidos, “Poética do Espaço” (La Poétique de l’Espace), nos dá a noção exata de como este grande pensador enxergava a casa: lugar do aconchego, da segurança, dos sonhos, das pessoas que amamos e lembranças de várias épocas de nossas vidas. Podemos sentir experiências singulares em momentos de paz e tranquilidade. É o abrigo de nossas memórias, nossa história.
O Inverno 2021, com temperaturas baixas batendo recordes em todas as regiões do Brasil, também proporciona experiências sensoriais que podem ser sentidas por você em seu lar. E a Artefacto Home nos ajuda a aguçar todos os nossos sentidos, o conectar-se com o nosso eu, a reflexão de ações e compreensão de cada momento que temos vivenciado. Feche os olhos e pense em agarrar aquela almofada gostosa (e de tricô com um maravilhoso handmade) enquanto descansa de um dia que foi ligado ao 220 volts. E se estiver enrolado em mantas que nos abraçam saboreando um vinho ao lado da pessoa amada na sala ou quarto iluminados apenas por velas? Pois pode ser a sua realidade.
Como publicamos aqui, a Edition 2021 da Artefacto, assinada pela diretora criativa Patricia Anastassiadis, alinhava sonhos, design atemporal, ênfase no orgânico e no natural para uma casa que ampliou suas finalidades. É composta por mobiliários que proporcionam lembranças, emoções, sensações de acolhimento nessa simbiose de passado, presente e futuro, e alinhados ao trabalho fatto a mano e à pureza das formas para uso plural “dentro de casa, numa varanda semi-coberta, a céu aberto”, como pontua a arquiteta e design. E a linha Artefacto Home conta com objetos e acessórios da label, como os suportes para velas confeccionados em crochê de sisal; mantas de tricô com ênfase no handmade; almofadas nos mais variados tecidos e em tricô; as velas em tons suaves e naturais – que remetem a aconchego e autenticidade. Bien comme il faut.
Os acontecimentos do último ano e meio mudaram a humanidade. Nunca uma revolução de costumes se fez em tão pouco tempo. Vacinas surgiram em um prazo que parecia impossível de ser cumprido e tecnologia em empresas que levariam dezenas de anos para serem sedimentadas já estão à disposição de todos na web. Mas nossa mudança interior também falou alto. Muita gente aprendeu a se relacionar full time com a tecnologia. Outros se reconectaram com amigos e familiares que haviam se afastado. Mas a grande revolução comportamental que vai entrar para a História foi o home office, que acrescentou a função de workplace às residências. Criamos laços profissionais também com a casa.
Patricia Anastassiadis reforça que as transformações da casa durante a pandemia propõem também uma nova relação com o mobiliário. Estamos mudando o estilo de vida, trabalhando mais em casa e necessitando mais do que nunca do bem-estar. “As nossas memórias afetivas ficaram mais latentes. Há certas coisas que precisam ser vivenciadas – não podem ser descritas ou transmitidas de outras maneiras. A casa contempla as transformações que acontecem na sociedade. E trouxe a natureza para a nova linha. É como se fosse um outdoor para a alma, pois a casa se converteu numa válvula de escape mental”, pontua.
E vamos mergulhar em algumas dicas para você fazer a poética do seu espaço:
ALMOFADAS MIL
CESTOS NATURAIS PARA VELAS
CONJUNTO DE VELAS RÚSTICAS
A ÊNFASE DO HANDMADE NAS MANTAS
VELAS COM APOIO EM CROCHÊ DE SISAL
Artigos relacionados