Alquimia. A mítica ciência medieval da transmutação de um elemento em outro. Entre tantas histórias, dizia-se que os persas queriam que a poeira se transformasse em ouro e em divindade. Naquela centelha fundamental, o tesouro do invisível. E, junto à bruma do tempo, essa palavra ressignificou-se. Passou a ser compreendida como uma forma de arte e conhecimento. Algo assim, mutuamente complementar. A beleza e a mística que residem na subjetividade. Os quatro elementos – fogo, terra, água e ar – em sinergia com algo que os alquimistas almejavam tal qual o ouro mais-que-perfeito: o homem eterno. O homem assim preciso, assim precioso. Inspirada na efervescência da alquimia, a Artefacto lança a coleção Alcheme, Edition 2023, sinônimo de múltiplas inspirações da arquiteta e diretora criativa, Patricia Anastassiadis.
As peças criadas por ela representam esta moderna alquimia e propiciam um enorme prazer com a casa contemporânea que habitamos. O apurado design confere a percepção de que trata-se de arte, que avança pela extensão dos sentidos. É sentimento, essência. Não é reta, é sonho. Um artefato, símbolo da perfeição. O ouro resiste ao fogo sem perder sua cor ou brilho. O tempo resiste, durável, presente indelével e etéreo e todo seu percurso transcorrido leva-nos a ser entusiasmados, criativos, quando tudo é alquimia de emoções.
Alcheme é a sexta coleção desenvolvida por Patricia Anastassiadis, em seus seis anos de atuação como diretora criativa da Artefacto. Período no qual o mercado nacional viu nascer uma inédita família de produtos, de forte rigor conceitual e excelência construtiva, da qual os novos móveis são legítimos descendentes.
Estante Apex: em latim, o ponto mais alto de algo (Foto: Ruy Teixeira)
Procuro sempre imprimir um sentido de continuidade ao meu trabalho à frente da marca. Uma coleção jamais se sobrepõe à outra. Pelo contrário. Ela vem apenas ampliar nossa gama de possibilidades – Patricia Anastassiadis
Mais afeita a um ideal de evolução, do que de ruptura, não surpreende, portanto, que a arquiteta e designer tenha ido buscar na Alquimia, a inspiração primordial para compor sua nova linha de mobiliário, que tem na pesquisa de novos materiais um de seus pontos cardeais.
Penso que vivemos um momento de transformação. De observar com cuidado para converter, até o que aparentemente não tem valor, em algo precioso – Patricia Anastassiadis
Transposto para nossos dias – mais especificamente para o microcosmo de uma casa que busca se harmonizar com seus moradores, mas também com o planeta -, o ideal alquímico da transmutação se manifesta na coleção por meio de móveis essenciais, mas não menos elaborados. Uma coleção na qual o ineditismo formal cede espaço ao surpreendente: para estofados nos quais o prazer do toque é ressaltado. Para tampos que subitamente migram de um material a outro. Ou ainda para superfícies que parecem estar em estado de fusão.
Em busca do elixir da vida dos alquimistas – aquele que daria a imortalidade a quem o bebesse, ou traduzido para o contexto do design, vida longa aos móveis e objetos -, Patricia acaba por compor uma coleção transversal, ágil e flexível. Capaz de atender a múltiplas funções e ainda em condições de navegar com desenvoltura pelos mais variados espaços domésticos, corporativos ou mistos.
Pensar em longevidade, em móveis que passam de geração a geração, para mim, é pensar também em sustentabilidade – Patricia Anastassiadis
Um sofá modular de dimensões “à la carte”. Uma poltrona, com pufe. Uma estante sem configuração definida. Um armário de uso múltiplo, uma cadeira sem vocação definida, e, ainda, um conjunto de mesas com tampos articulados. Ao todo, oito móveis “transmutáveis”, por assim dizer, mas indissociáveis da excelência do fatto a mano, e do padrão de sofisticação inerentes à Artefacto, em seu quase meio século de vida.
Eis aí o meu desafio alquímico: transformar, a cada coleção, o que, solidamente, já existe”, sintetiza Patricia Anastassiadis
MÓDULO, CHAISE E PUFF OPUS
Termo musical, remetendo a um conjunto de composições, o nome vem do latim e se refere a um conjunto de composições. Da mesma forma, a ideia é que seus 11 diferentes módulos, de formato orgânico, possam ser combinados livremente, possibilitando infinitas configurações, curvilíneas ou não, e, permitindo ainda que o móvel se integre a ambientes das mais variadas dimensões.
BUFFET ETHER
Nome latino que significa uma substância na Grécia antiga conectava os humanos com a espiritualidade e despertava a intuição. Trata-se de uma peça compacta, leve e versátil, que pode ser usada como aparador, buffet ou mesmo armário, e que guarda boas surpresas em seu interior: além do acabamento em tonalidades a definir, iluminação, prateleiras extra finas e gavetas. Realçando a o desenho do móvel, no tampo, um detalhe em pedra possibilita o apoio de utensílios quentes.
ESCRIVANINHA REGIA
Acqua Regia, nome de origem latina, refere-se a um termo alquímico em uso do século 14 que representa a mistura de alguns ácidos possibilitando a dissolução de metais nobres como o ouro e a platina. Tomada como referência, a ideia foi conceber uma mesa multifuncional, que pode funcionar como welcome table, escrivaninha (a base traz pontos de tomada e usb inseridos), aparador e apoio de sofá. Aumentando ainda mais a versatilidade da peça, em uma de suas extremidades, um extensor giratório de metal, extra fino, possibilita um giro de 360°.
ESTANTE APEX
Do latim, significa o ponto mais alto de algo. Trata-se de um móvel não fixo e mutável, que conta com um sistema de rotação que possibilita que ele assuma as mais diversas posições. O desenho limpo ie extremamente leve, faz com que ele se ajuste aos mais variados espaços: da sala de estar à de jantar. Do dormitório ao escritório. Tanto servindo de apoio para objetos, quanto funcionando como divisória entre ambientes.
POLTRONA E PUFF MENTHA
Nome latino que designa uma erva medicinal que os gregos antigos esfregavam nos braços acreditando que ela os tornaria mais fortes. Na atual coleção refere-se a uma poltrona sólida e compacta, de desenho vigoroso, que pode ser usada com um pufe de apoio para aumentar ainda mais a sensação de conforto e relaxamento, nos mais diversos ambientes: livings, bibliotecas e closets.
MESA DE CENTRO E LATERAL BOYANG
Seu nome faz referência a Wei Boyang, alquimista chinês do século 1 A.C, representa a própria alquimia na sua mescla de materiais: a base, de pedra maciça, sustenta o tampo de vidro artesanal. obtido a partir de técnicas especiais de fundição, para produzir o efeito de substância em fusão. Completando a composição, um delicado apoio de metal garante o equilíbrio do móvel.
MESA JANTAR VERSA
Em analogia ao yin-yang, é formada por duas peças iguais que se encaixam e se complementam, se distinguindo apenas pela diferença de textura entre seus acabamentos. De acentuada leveza, sua borda possui detalhe arredondado.
CADEIRA LILLE
Em referência a Alain de Lille, alquimista francês do séc. 12, a premissa principal de seu desenho foi ampliar ao máximo as condições de leveza e conforto. A estrutura tubular contínua, por exemplo, proporciona sensação visual de “flutuar”, enquanto sua concha e seu assento foram projetados para proporcionar condições ergonômicas ideais. Para realçar ainda mais a peça, seus braços de apoio contam com revestimento em couro.
SOFÁ FLAMEL
Inspirada por Nicolas Famel – o maior alquimista da França do século 14, atribuído à criação da Pedra Filosofal, que conferiria a imortalidade a quem a possuísse -, no sofá Flamel, Patricia Anastassiadis mira a atemporalidade. Suas proporções são “clássicas”. Com laterais arredondadas, capazes de conferir condições superiores de conforto. Por fim, ligando o braço ao encosto do móvel, um delicado detalhe de madeira torneada confere ao produto uma aura de beleza à prova do tempo.
O DNA da Artefacto é o fatto a mano, o orgânico com design único. O resultado da equação é o seguinte: as novas tecnologias oferecem elevada resistência, ergonomia e a qualidade/durabilidade dos produtos.
Artigos relacionados