“Todas as plantas fazem parte de uma organização que os religiosos chamam de Deus” (…) “Nunca mais encontraremos a paz do Éden, mas poderemos tentar nos aproximar dela criando ambientes repousantes e que enlevem”. As frases do mestre do paisagismo e artista plástico Roberto Burle Marx (1909-1994) ditas há exatos 60 anos são pura contemporaneidade. E eu ainda acrescento mais uma: “É preciso compreender que jardim é natureza ordenada, organizada para o homem, baseando-se em suas necessidades. Que os homens consigam compreender a paisagem, elaborada através de uma ordenação conscientemente orientada da natureza”. E você, leitor, que tem sua casa como lugar que abriga e protege, templo particular e que abraça e reenergiza, repare como as palavras do gênio modernista estão totalmente em sinergia com a filosofia da biofilia e o design biofílico, que vêm encantando corações e mentes em nossas casas. Pois biofilia é o amor à natureza. E o design biofílico reforça essa experiência a fim de promover conforto emocional e bem-estar reconectando os seres humanos com a natureza nos mais diversos ambientes.
As narrativas acima podem ser corroboradas em um paralelo com a linha da Artefacto Beach & Country. A nova coleção de mobiliário indoor e outdoor – além de primar pela multifuncionalidade sempre em harmonia com design, ergonomia e conforto, e executada com materiais que estejam em sinergia com a preservação do meio ambiente – proporciona uma perfeita simbiose com o conceito do design biofílico, no qual as peças exploram a sensorialidade dos seus componentes a fim de evocar a ambiência bucólica. A label Artefacto, referência internacional em móveis de alto padrão, sempre interpretou o pulsar de uma conexão direta com a natureza e representa um lifestyle orgânico, cool, cozy e chique.
Selecionamos algumas peças de mobiliário da nova coleção B&C e objetos-desejo da Artefacto Home que são ‘must have’ e perfeitos para a alquimia com a biofilia. Quem conhece bem a B&C sabe que o mobiliário preza pela autoralidade e pode remeter às estéticas modernistas – inclusive, Burle Marx foi um dos mestres. Responsável pela criação e desenvolvimento da linha Artefacto Beach & Country, a dupla formada pelo arquiteto Roberto Cimino com o designer Nelson Amorim, pontuou, em entrevista recente, que a coleção também evidencia dois pontos importantíssimos: a escolha de materiais naturais como pedra, madeira certificada, couros de reutilização, metal reciclado e fibras naturais e a busca da forma baseada em curvas ou motivos que evocam seres vivos (o estilo biomórfico).
Além da ode à natureza, os dois profissionais citaram ainda como parte da criação referências às estéticas modernistas brasileiras e californianas e ao biorrealismo de um dos principais nomes da arquitetura moderna internacional, o austríaco Richard Neutra (1892-1970). “Ele implementou e traduziu como ‘habitar espaços que tenham alma’. E é exatamente o que está no meu âmago. Proporcionar, através de uma peça, o sentir-se bem aliado à força visual, energética e que, individualmente, propicia conforto interno, da alma que reflete no corpo. A pessoa relaxa e e se sente bem e integrada ao mundo”, comentou Roberto Cimino. E Nelson Amorim acrescentou que Neutra apostou no forte diálogo entre a natureza e o corpo humano na organicidade das formas presentes em sua arquitetura e o design de suas peças, criando uma conexão sensorial sobretudo acima da percepção descritiva. “Usamos os traços curvos em nossas peças para provocar essa aproximação do ser humano à natureza. E mais: o biophilic design (design biofílico) ou biodesign entende que o ser humano é biologicamente codificado para se associar aos recursos e aos processos naturais. A partir daí, consegue-se uma melhor saúde mental e aptidão em nosso bem-estar conectado com a natureza. É, pois, imperativo da vida contemporânea, e cada casa deve estar preparada para tanto”, frisou.
***********************************
Design, ergonomia e conforto para o mergulho na natureza
#BALANÇO QUIM: Estofado em couro, corda náutica e aço carbono, o balanço é lúdico e nos leva de volta ao sonho infantil de voar alto em meio à natureza. Perfeito para o ambiente de estar, quarto ou área externa. Sinônimo de pluralidade.
#POLTRONA QUIM: Generosa em suas medidas (0,87cm x 086cm x 0,64cm de altura), é, como o balanço da mesma linha, feita com aço carbono, estofado e couro. Uma peça com múltiplas funções indoor e outdoor e seja na casa de campo, praia ou cidade.
#POLTRONA DEH: Utilizada tanto para uso interno (geralmente no ambiente de estar e em quartos) como externo. É produzida com málaca (fibra natural nobre) e estofado. As curvas são acentuadas e proporciona gostosas memórias afetivas em alusão à cadeira da vovó.
#MESA COMPONÍVEL BIAK: São três módulos de alturas e formatos diferentes, o que possibilita a formação de layouts variados para funções diversas. Pelo mesmo motivo, dependendo da distância entre os módulos, pode tornar a movimentação pelo espaço mais ágil e dinâmica. Outro modo de usar é tornar os módulos independentes, fazendo com que cada um seja uma mesa de apoio, por exemplo.
#POLTRONA ZAZAH: Uma das 41 peças da coleção de móveis da Artefacto Beach & Country assinada por Nelson Amorim e Roberto Cimino. A maioria do mobiliário foi criado para ter uma performance tanto indoor quanto outdoor – ou seja: múltiplas funções. A Poltrona Zazah é produzida com madeira de catuaba e um estofado muito confortável. Tem 0,79m x 0,85cm x 0,72cm (altura). A chancela do design autoral em móveis de alto padrão totalmente idealizados em conexão com a natureza e ações sustentáveis.
Reforçamos, portanto, a chancela do design autoral e atemporal em móveis deluxe inspirados nas estéticas modernistas e tendo a natureza como parte integrante do pensar ambientes. Os holofotes plurais lançaram luz sobre o autêntico, instintivo, nativo, orgânico e puro, a partir de reflexões propostas pela Artefacto, que comemora 45 anos de história valorizando o DNA Natural, o fatto a mano.
#CHAISE LONG ZAZAH: Os materiais utilizados na Chaise Long Zazah são os mesmos empregados na poltrona Zazah: madeira de catuaba e estofado. No entanto, as dimensões são bem maiores e têm formato circular com 1m91 de diâmetro e 0,65m de altura.
“A linha Zazah tem oito peças componíveis que proporcionam uma versatilidade muito grande. Tem cantos curvos, com ou sem encosto, pufes menores e duplos, redondos. É muito interessante pela possibilidade de composição e pelo seu encosto, que são duas travas de madeira outdoor e indoor que nos remetem àquelas linhas infinitas de separação nos campos de cultivo no Brasil, às grandes fazendas do interior de São Paulo e de Minas, que têm aquelas cercas brancas, compridas, longilíneas, com quilômetros e quilômetros de extensão. Quisemos dar a sensação, no encosto, dessas cercas, que podem ser brancas ou da cor da madeira”, explicou o arquiteto Roberto Cimino, que assina com o designer Nelson Amorim a criação da Artefacto Beach & Country.
#CHAISE CAMPECHE: Campeche é, segundo o dicionário, o nome de uma árvore com tronco coberto por espinhos e rica em tanino da qual se extrai um corante vermelho bastante usado em tinturaria. É também o nome de um bairro, no Sul da Ilha de Santa Catarina, que apresenta diversas referências ao escritor francês Antoine de Saint Exupéry (1900-1944), autor do célebre livro ‘O Pequeno Príncipe‘. De acordo com moradores, há registros históricos da passagem do escritor pelo local, entre a década de 1920 e 1940. Os materiais eleitos para a nova coleção B&C são naturais, como as madeiras, fibras, linhos, lãs. Isso nos aproxima da natureza.
******************************
#Alerta desejo para a arte em forma de objetos de decoração da Artefacto Home, que ajudam a aguçar todos os nossos sentidos e fazem alusão à natureza
ALMOFADA HOME (Folhagem II Azul): Em formato quadrado (0,60m x 0,60m), a almofada tem design by Ucho Carvalho. Conhecido por seu trabalho tanto em aquarela sobre papel quanto em acrílico sobre tela, o artista se inspira em paisagens vistas durante passeios ou em memórias do litoral. Os temas mais presentes em suas obras costumam ser plantas, pedras, frutas, areia, água e luz, que ele interpreta com seus traços e cores particulares, tornando sua obra sempre única.
ALMOFADA PÉTALA: É confeccionada com trama de tiras e pétalas cortadas a mão, com couro de cabra e tecido 100% linho.
BICICLETA: Incrível objeto decorativo em fibra natural e confeccionado à mão. Me diga: que belíssima de criação, além de tudo inspiradora para uma vida com mais natureza em sua casa, seja no campo, praia ou mesmo na cidade grande. Mede 1m90 x 0,58m x 1m02 (altura).
CENTRO DE MESA FOLHA DE BANANA: Feito com cerâmica branca, ele possui três tamanhos para a decoração que mais fala ao seu coração: 0,60m x 0,22m x 0,09m (altura); 0,50m x 0,22m x 0,09m (altura); e 0,42m x 0,17m x 0,08m (altura).
CESTO COPACABANA: Feito com fibra de milho, fácil de se encontrar em todo o país. A fibra de milho tem a vantagem de ser muito macia, flexível, leve e resistente, razões pelas quais é muito utilizada na cestaria.
PENDENTIF COCAR: O objeto de decoração é executado em fios de seda lisa artesanal e cerâmica.
PENDENTIF FOLHAS VERDES: O “pendente” foi criado em cerâmica verde com a seda natural.
Artigos relacionados