*Com Lucas Rezende
Foi na Bahia que o carioca Izolag pegou sua primeira latinha de spray e pichou muros com textos literários que gostava. Mal sabia ele que ali estava o início de uma carreira nas artes plásticas. Em Salvador, se aprofundou em pesquisas em grafite, estêncil, pôster e caligrafia e começou a expor. De lá para cá, fez passagens pela Alemanha, Holanda, Estados Unidos, Bélgica e Austrália.
Agora, Izolag volta ao Rio depois de quatro anos com a exposição “Desobediência”, que acontece a partir desta sexta-feira (17) na Galeria Homegrown, em Ipanema. É um compilado de trabalhos inéditos que busca traduzir os 10 anos de carreira. Para a exposição, Izolag utilizará tinta óleo na maior parte das obras, além de tinta acrílica, nanquim, spray e carvão.
Serão oito telas, sendo quatro expostas na Homegrown, junto a pôsteres dessas mesmas telas. Izolag busca documentar a sociedade atual, além de criar uma nova perspectiva entre a arte clássica e urbana. Para alcançar seu objetivo, usa uma nova técnica de stencil – técnica para ilustração – com linhas em ângulos, criada pelo próprio em 2013.
Aliás, o artista ficou conhecido pela utilização da técnica em grandes proporções e com diversas camadas de cores, criando uma ilusão mais realista das imagens. No ano passado, Izolag construiu o maior stencil do mundo no centro do Rio de Janeiro.
Até maio na cidade-maravilhosa, “Desobediência” terá algumas de suas obras seguindo para a continuidade da exposição em São Paulo e, em agosto, para Nova York, onde o artista irá explorar os mesmos temas e contextos. “Nos dias de hoje, com tanta instabilidade política e financeira, o aumento contínuo da violência, acredito que existe uma necessidade em informar e não apenas decorar. A arte é uma ferramenta de grande importância e fundamental para propagação de ideias e conceitos”, justifica Izolag, ávido por fazer as malas e mostrar suas ideias.
Serviço
Desobediência
Período de exposição: 16/04 a 16/05
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 20h, sábados e feriados, das 12h às 18h
Endereço: Rua Maria Quitéria, 68 – Ipanema – RJ
Entrada Gratuita/ Classificação livre
Artigos relacionados