Conhecedor, experiente e visionário. André Carvalhal é um dos grandes nomes da moda no Rio de Janeiro e no Brasil. Depois de marcar sua carreira com uma importante passagem pelo marketing da Farm e da Foxton, ele agora acredita em um processo de transformação da moda, tornando-a mais colaborativa e menos exagerada. Prova disso são os novos projetos de André Carvalhal. Além da Malha, espaço com mais de três mil m² montado para receber e amadurecer novas marcas – sobre a qual falamos aqui – , ele também lança o livro “Moda com Propósito – Manifesto pela Grande Virada”. Em entrevista ao HT na noite de autógrafos da nova obra, André contou que entre as mais de 300 páginas há todas as suas reflexões sobre o atual contexto e panorama da mundo fashion. “Esse livro fala muito sobre a nova moda que precisa ser feita com um pensamento de que ela não é só uma roupa. Eu acredito que ela também tem significado, se preocupa com as pessoas verdadeiramente e resgata um pouco do propósito de servir, seja em sonho ou de maneira física. E isso é o que o mundo precisa e está falando atualmente”, contou.
Engajado na construção desta nova abordagem e da relação da indústria fashion com as pessoas, André Carvalhal não minimizou a importância deste debate nos dias de hoje. Como destacou, as concepções e visões de mundo da sociedade estão mudando. E o cenário precisa acompanhar. “Eu acho super importante essa discussão, porque a moda começou em uma época em que as pessoas não tinham muito noção das necessidades do planeta e da população. Então, nós começamos essa produção como se tudo fosse infinito, desde os recursos à energia das pessoas. Mas não é assim. Por isso, hoje em dia, a gente precisa se conscientizar dessa realidade e começar a fazer diferente”, alertou.
E esta não é a primeira vez que André Carvalhal expressa suas ideologias em páginas literárias. O conhecedor do universo fashion – e de seus bastidores – também é autor de “A Moda Imita a Vida – Como Construir uma Marca de Moda”. Sobre a experiência escrita, André nos explicou que vê nos livros uma forma de transmitir suas ideias para um número maior de pessoas. “Desde quando eu comecei a dar aula, palestras e cursos, eu comecei a sentir que queria falar com muito mais gente. E eu acho que o livro é um caminho para isso”, analisou.
Como tradução desta vontade de defender uma nova forma de produção de moda e de expandir suas opiniões para um número maior de pessoas, André Carvalhal inaugurou a Malha em julho deste ano. No galpão em São Cristovão, no Rio, com mais de três mil m², ele abriga novas marcas que acreditam nesta proposta colaborativa. Depois de o HT conhecer o embrião da Malha em abril, aproveitamos a oportunidade para perguntar a André como anda o projeto. Animado e orgulhoso, ele nos disse: “está super acontecendo”. “Em menos de três meses a gente já tem 50 marcas residentes e fechamos uma parceria anual grande com a C&A, que vai investir em novos talentos e no desenvolvimento sustentável de materiais. Ou seja, hoje nós estamos vivendo esse projeto com muita intensidade e correndo muito para tocar as ideias que ainda temos”, comemorou.
Relembre: André Carvalhal apresenta a Malha: plataforma que vai incentivar e viabilizar novas marcas da moda
E a Malha é, justamente, uma conseqüência do novo livro de André Carvalhal. Para “A Moda Com Propósito”, ele mergulhou fundo nas ideias e conscientizações que envolvem esse novo tipo de produção fashion. “Esse livro me preparou muito para a Malha. Durante o processo da obra, em que eu comecei a entrevistar as pessoas, ouvir história de gente que usa a moda como veiculo de transformação e me aprofundar mais neste universo, eu percebi que fazia muito pouco sentido para mim estar dentro do cenário tradicional. Por isso, eu comecei a ter muito mais vontade de me conectar com pessoas que quisessem participar desse processo de transformação da moda”, relembrou André Carvalhal.
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