É feriadão e isso quer dizer que a cidade maravilhosa está fervendo! Pega na mão do HT e vem curtir as boas do Rio. Você é cinéfilo de carteirinha? Pois saiba que as estreias desse fim de semana estão incríveis, entre “Amor por Direito” – drama que está dando o que falar – e “Nise – O Coração da Loucura”, nacional protagonizado por Glória Pires. Fã de música boa? Vai rolar show dos Raimundos e do Legião Urbana e ainda o aniversário de 12 anos da Fosfobox, Malaka e Puff Puff Bass. Ah! E tem também curta temporada de “Portátil”, espetáculo dos queridinhos do Porta dos Fundos. Quer saber mais? Só descer.
Cinema:
“Amor por Direito”: o drama conta a história de uma policial de Nova Jersey que descobre que tem câncer terminal, e por isso enfrenta uma briga contra as autoridades para deixar sua pensão alimentícia e sua casa para sua parceira. Com interpretações belíssimas de Julianne Moore, Ellen Page e Steve Carell, o longa emocionante se baseia em uma história real.
“O Caçador e a Rainha de Gelo”: a sequência de “A Branca de Neve e o Caçador” a Rainha Ravenna (Charlize Theron), madrasta da Branca de Neve, se reúne á poderosa e maléfica Rainha do Gelo (Emily Blunt), para aterrorizar a cidade. É aí que aparece o charmoso Caçador (Chris Hemsworth) para lutar contra as duas com uma parceira, Sarah (Jéssica Chastain).
“Nise – O Coração da Loucura”: protagonizado por Glória Pires, o filme reconta a história da psiquiatra Nise da Silveira, conhecida por ser contra tratamentos agressivos à doenças mentais, como lobotomia e tratamento de choque. Ridicularizada pelos colegas de profissão, a médica toma conta de um hospital psiquiátrico para tratar os doentes com mais compaixão. Com direção de Roberto Berliner, a obra ganhou os prêmios de melhor filme e melhor atriz no Festival de Tóquio, e o melhor longa do juri popular no Festival do Rio.
Shows:
Cícero e Baleia, Circo Voador: em estréia da banda Baleia no Rio, nessa sexta, depois do recente lançamento do disco “Atlas”, o grupo se reúne ao músico Cícero Rosa Lins para um show repleto de jazz e nova MPB.
Raimundos, Espaço Terraço: a banda de rock volta ao Rio em comemoração aos 20 anos de carreira, nesse sábado. No repertório, músicas do trabalho mais recente “Cantigas de Garagem” e também “Vida Inteira”, trilha sonora de “Malhação – Seu lugar no mundo”.
Legião Urbana, Circo Voador: para comemorar os 30 anos de banda pelo Brasil a fora, o grupo vem ao Rio, também no Dia de São Jorge. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá vão se reunir para tocar os sucessos do álbum “XXX”, uma remasterização da estréia com algumas novidades inéditas.
Projota, Viaduto de Madureira: o rapper vai se apresentar no “Maior Baile do Charme”, evento que celebra o black music brasileiro e internacional. Além do cantor, presença dos Djs Residentes Fernandinho, Guto, Michell, Emekay e Xokolaty.
Naldo Benny, Palácio Show Madureira: também no sábado, com abertura do Grupo Pra Valer, de pagode, Naldo se apresenta na comemoração de 25 anos da casa de shows.
Eventos:
12 anos Fosfobox: muita música techno e house na sexta, no aniversário da boate alternativa mais queridinha em Copacabana. Na programação, os DJs Marcelo Frota, Pedro Passos, Fella, Renato Bastos, Estrella, Pedro Piu, Eli Iwasa, Manara, πollanda, Diego Bragança, Magma, Vinicius Tesfon e Bea Ferreri, a dupla Manie Gang, e ainda um Coquetel liberado para aqueles que chegarem cedo.
Bless+Trap, Espaço Bella Vista: com a belíssima vista do Aterro do Flamengo, as duas festas que são sucesso no Rio se unem na noite dessa sexta, sob a luz da lua. Nas pick-ups, a promessa de um som grave e muita curtição.
Puff Puff Bass, Raízes da Lapa: no sábado, o bairro bohêmio recebe a balada que homenageia o melhor do bass. E ainda: muitos estímulos culturais, com exposições, grafites e galerias.
Malaka, Sua Loca, Píer Mauá: com participação especial da Carreta Furacão, a festa, que já passou pelo Jockey, vai animar o Centro do Rio neste sábado. Para animar a galera, os DJs Tucho, Felipe Guga, Rapha Fernandes, Beto Mota, Luckas, Bhering, The Juns, Zeu e Guigga.
Teatro:
“Portátil”, Teatro Bradesco Rio: o espetáculo de Stand-up, fruto do canal Porta dos Fundos passa curta temporada, de 4 sessões, na Barra. Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda ouvem um entrevistado da plateia e a partir daí improvisam algumas esquetes que recontam a vida do personagem, com trilha sonora.
“Minha mulher se chama Maurício”, Teatro Leblon: até 29 de maio, a comédia de Raffy Shart, francês e armênianio, ganha adaptação inédita em português, com direção de Cininha de Paula. Para resolver uma confusão entre sua esposa e o amante, Jorge (Ilvio Amaral) pede que Maurício (Maurício Canguçu) que se vista de mulher.
Arte:
Krahô – Heranças Culturais Brasileiras, Museu Histório do Exército e Forte de Copacabana: mostra composta em 72 lidas fotos da carioca Gisa Muller, retratando os índios da etnia Krahô, que habitam o Tocantins.
50 anos de Arte, Galeria Ipanema: para das continuidade à comemoração a meio século de exposições, a segunda coletiva chega à galeria, com obras de Di Cavalcanti, Raymundo Colares, Milton Dacosta, Djanira, Iberê Camargo, Alberto Guignard, Alfredo Volpi, Lygia Pape, Beatriz Milhazes, Lygia Clark e Pancetti.
Gastronomia:
Comida di Buteco: até 15 de maio, os cariocas vão poder avaliar 46 diferentes bares pelo Rio, elegendo o com a melhor gastronomia. Os clientes vão pode votar em vários critérios diferentes, no próprio barzinho. Entre os participantes deste ano, Bar do Alto, Colarinho Branco, Antigamente, Boteco Carioquinha, Bar da Gema, Bar da Foca, Pavão Azul, Bar Urca e muito mais.
Burger Truck Festival, Foodpark: o centro de comida de foodtruck na Tijuca vai receber diferentes trucks de hambúrguer, até o domingo. Será um desafio para os chefs, já que jurados vão escolher a melhor receita. Patifaria, Burger Lab, Del Toro, Prime e Urbano são alguns dos restaurantes sobre rodas confirmados.
Artigos relacionados