A agenda cultural carioca para o fim de semana vem recheada de programação gratuita através de diversos festivais que se espalham pela cidade. Para os cinéfilos o “Curta Cinema” invade as salas de exibição da capital, enquanto os amantes das artes cênicas têm uma grande programação pela frente com o Panorama. Enquanto isso, a música clássica e a popular se encontram nos palcos do 53º Villa Lobos, ao mesmo tempo que o hip hop domina o Circo Voador, com Emicida, e a Marina da Glória, com a dobradinha Criolo + O Rappa.
O restante da programação, com os destaques em filmes, shows, peças, exposições e baladas, você encontra abaixo:
Cinema:
“Curta Cinema”: o festival de curta-metragens se espalha pela Casa Nuvem, Cine Odeon, Centro Cultural Justiça Federal, Cinemaison, Cine Arte UFF e CineCarioca Meier com 186 títulos nacionais (um recorde) e mais uma seleção que conta com mais de 30 países na programação, incluindo mostras com foco no público LGBT e uma homenagem à produção mexicana. Aqui você confere a revista oficial do evento, com todos os trabalhos que serão apresentados.
“007 contra Spectre”: sob a direção de Sam Mendes, Daniel Craig chega ao seu último filme na pele do espião mais famoso do cinema, apoiado pelas bond women Monica Bellucci e Léa Seydoux. Aqui, HT listou 10 motivos para você não perder a produção.
“A floresta que se move”: inspirado em Macbeth, o longa-metragem marca o retorno de Ana Paula Arósio como atriz e traz a bela envolvida em uma história densa de ambição, poder e amor, ao lado de Gabriel Braga Nunes. A direção é de Vinicius Coimbra e aqui você lê uma entrevista exclusiva com Ana sobre o filme.
“Olmo e a gaivota”: o documentário que se tornou notícia ao longo da semana por abordar a luta feminista chega aos cinemas depois de vencer o Troféu Redentor de Escolha do Júri, no Festival do Rio. O longa de Petra Costa e Lea Glob mostra o dilema de uma atriz que está nos estágios finais da produção de uma peça ao mesmo tempo em que tenta manter sua gestação de forma saudável.
“Beira-mar”: mais um título vencedor do Troféu Redentor, dessa vez da Mostra Novos Rumos, o longa-metragem Marcio Reolon e Filipe Matzembacher narra de forma sensível e delicada a história de dois jovens que acabam se descobrindo mais do que amigos após um período isolados do resto do mundo.
Shows:
Festival Villa-Lobos: de hoje até o dia 22, o festival de música toma conta do Rio de Janeiro com mais de 70 atrações a preços populares ou entrada franca. Em sua 53ª edição, o evento faz uma homenagem ao mestre Hermeto Pascoal, que terá sua música apresentada ao longo de toda a programação por solistas e grupos.
Programação do Festival Villa-Lobos
Emicida, Circo Voador: um dos rappers mais respeitados do país chega hoje à Lapa para apresentar a turnê de seu mais recente e elogiado disco, “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”. A abertura fica a cargo dos baianos da banda OQuadro e a noite promete ser de casa cheia.
Céu + Maria Gadú, Circo Voador: como parte do festival Primavera Slap, as cantoras prometem levar “sorrisos, diversão e vibes positivas” para a lona da Lapa, acompanhadas pelos DJs da Festa Tupiniquim, que dão aquela dose extra de música brasileira e dança ao público. Enquanto Gadu irá apresentar o repertório de seu terceiro disco, “Guelã”, Céu investe nas músicas que já se tornaram clássicos amados para os cariocas.
Tulipa Ruiz, Oi Futuro Ipanema: através do projeto “Palavras cruzadas”, a cantora se une ao irmão e produtor, Gustavo Ruiz, e assim como Alexandre Orion e Rica Amabis, em apresentações de sete músicas ainda inéditas, que partiram de vídeos produzidos por Tulipa.
O Rappa + Criolo, Marina da Glória: se hoje é Emicida quem domina a cena do rap no Rio, a responsabilidade de manter o gênero no sábado será entregue a essa dupla de peso, que ainda conta com a a abertura do grupo Machete Bomb.
Festas:
“Infame”, Espaço Sacadura: já em sua quinta edição, a balada oficial do desbunde carioca chega mais picante do que nunca, e já avisa ao público que, dessa vez, não vai revelar muito do que a noite guarda. Mas, de acordo com a descrição, “para participar, basta querer”. O que isso significa? Só comparecendo para descobrir.
“Bootie Rio”, Fosfobox: além de dominar a pista da Fosfo com os melhores mash-ups que você possa imaginar, tocados pelos DJs Rody, Moreira e Richard L., a edição de hoje da Bootie ainda vem com performances especiais das meninas do Drag-Se e do mineiro Pablo Vittar, que apresentará as quatro músicas do seu primeiro EP, inclusive o sucesso viral “Open bar”.
“Selvagem”, Gamboa: com produção da Comuna, a balada apresenta a sua eletrônica psicodélica no Cais da Imperatriz na noite de hoje, com aquele jogo de luzes assinado por Julio Parente, que complementa toda a vibe Selvagem da festa. Por sinal, aqui você tem uma prévia do som que solta todas as feras na pista de dança.
“Minha luz é de LED”, La Paz: celebrando o quase fim de “dois mil e kiss me”, um dos melhores blocos do carnaval de rua carioca realiza mais uma edição com portas fechadas, mas que promete ter a mesma animação da festa da carne. Como de costume, a galera que for montada de LED ganha desconto na entrada.
Teatro:
Festival Panorama: em sua 24ª edição, um dos principais eventos de artes cênicas do país se espalha por uma programação extensa e repleta de atrações gratuitas, da Praia de Ipanema ao CCBB, com estreias, companhia internacionais, workshops, ocupações e projetos educativos. O calendário completo você confere aqui.
“Ideia fixa”, Teatro Poeira: a peça traz a estreia de Adriana Falcão com textos teatrais, abordando com muito bom humor e ironia aquele período pós-término, onde os fantasmas da relação ainda se perpetuam em uma paranoia constante. O elenco traz Guta Stresser e Sílvia Buarque como as mulheres enclausuradas, enquanto Rodrigo Penna vive o sedutor de ambas, todos sob a direção de Henrique Tavares. Leia aqui a nossa cobertura da estreia.
“Talk radio”, Solar de Botafogo: nas palavras de Rodrigo Monteiro, que fez a nossa Crítica Teatral da semana sobre a peça, “a nova produção de Maria Maya aborda o poder da comunicação em um belo espetáculo”. O texto é uma adaptação do original criado pelo norte-americano Eric Bogosian, em 1987, e traz Leonardo Franco (que também assina a tradução) e Bernardo Mendes nos papeis principais.
“El pánico”, Teatro de Arena do Espaço SESC: a adaptação assinada por Ivan Sugahara para o texto escrito pelo argentino Rafael Spregelburd cai como uma luva no atua contexto brasileiro, ao abordar uma crise econômica e os seus efeitos colaterais. Encenada pela companhia Os Dezequilibrados e com cenografia de André Sanches, a montagem fica em cartaz até 26 de novembro, e aqui você lê uma entrevista com o diretor sobre a peça.
“Uma Ilíada”, CCBB: um dos nomes mais importantes no teatro brasileiro contemporâneo, Bruce Gomlevsky dirige e estrela o monólogo criado por Lisa Peterson e Denis O’Hare para a adaptação da “Ilíada” de Homero, enquanto conta a história da Guerra de Troia através dos hábitos dos aedos, da Grécia Antiga.
“Três por quatro”, Espaço SESC Copacabana: no texto de Dominique Arantes, o Grupo Barka encena o drama de um grupo de pessoas saudáveis que resiste a uma epidemia e é usado pelo governo para dar continuidade à humanidade, em uma alusão clara a “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago.
Arte:
“Semana Design Rio 2015”: o evento chega à terceira edição e se espalha por cinco pontos da cidade, até o dia 8: Jockey Clube, Jardim Botânico, Fábrica Bhering, Rio Antigo e região do Porto. Na programação, que oferece atrações gratuitas, há palestras, festas, workshops, exposição e estudos de caso.
“Silêncio Impuro”, Anita Schwartz Galeria: com 16 obras de Artur Lescher, Cadu, Carla Guagliardi, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Tatiana Blass e Waltercio Caldas, e curadoria de Felipe Scovino, a exposição tem por objetivo mostrar que, assim como o som, o silêncio também pode ser carregado de significados nem tão ocultos assim.
“Do outro lado do desenho“, Galeria Scenarium: responsável pela escultura de Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copacabana, o artista Leo Santana volta a trabalhar com o bronze em sua mais nova exposição, mas dessa vez aperfeiçoa suas técnicas em 3D e a exploração do desenho. Aqui, você lê um bate-papo exclusivo com o artista.
“File anima + Games Rio”, Oi Futuro Flamengo: apostando na tecnologia, a exposição traz experiência de realidade virtual e aumentada, além de jogos em plataformas como computadores e tablets, e ainda animações internacionais de artistas premiados mundo afora.
Artigos relacionados