Agenda cultural: 3ª edição do Festival Arte Core, “Raia 30 – O musical” chega ao Rio e mostra sobre Godard invade o CCBB


E mais: saiba tudo o que a Cidade Maravilhosa tem para oferecer ao longo do fim de semana em baladas, shows, gastronomia, arte, teatro e cinema

Na agenda cultural do fim de semana, o Ferstival Arte Core promete levar música e arte urbana para os jardins do MAM, enquanto os cinéfilos encontram no CCBB uma retrospectiva da carreira de Jean-Luc Godard com mais de 104 filmes do cineasta francês. Nos palcos, Claudia Raia traz o espetáculo comemorativo dos seus 30 anos de carreira ao Teatro Oi Casa Grande, enquanto o irlandês Damien Rice se apresenta no Vivo Rio. Os outros destaques você confere abaixo:

agendaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah

Cinema:

“Godard inteiro ou o mundo em pedaços”: até 30 de novembro, o CCBB comemora os 85 anos da lenda do cinema francês, Jean-Luc Godard, com a exibição de 104 obras do diretor, além de debates e um catálogo com críticas e análises de seu trabalho.

godard2

S.O.S. Mulheres ao mar 2″: uma das comédias de maior sucesso dos últimos anos volta aos cinemas para a sequência que traz Giovanna Antonelli, Fabiula Nascimento e Thalita Carauta em situações hilárias, ainda com Reynaldo Gianecchini no elenco, todos sob a direção afiada de Cris D’Amato.

“Atividade paranormal: Dimensão fantasma”: eis que chega ao fim uma das franquias de terror mais populares da última década e, claro, em seu último capítulo ela tenta decifrar o segredo por trás dos espíritos aterrorizantes, ao mesmo tempo em que surge com uma câmera capaz de fotografar espíritos. A experiência deve ser aumentada ainda mais quando assistida em 3D.

 

“Goosebumps: monstros e arrepios”: com Jack Black no papel principal, a adaptação cinematográfica dos livros de sucesso finalmente chega às telas, com a promessa de divertir adultos, crianças e adolescentes, misturando terro, comédia e aventura.

Shows:

Ana Carolina, Barra Music: a cantora mineira apresenta o show “Sucessos” em uma das casas de show mais irreverentes do Rio, levando os maiores hits dos seus 16 anos de carreira ao palco da Barra, no sábado. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Ana falando sobre musicalidade, militância e mais.

AnaCarolina

Damien Rice, Vivo Rio: famoso pelo hit “The Blowers Daughter”, que alcançou projeção após o filme “Closer: Perto demais” (2004), o músico irlandês desembarca no Rio amanhã para mostrar sua amplitude artística como instrumentalista e compositor, em show de divulgação do álbum “My Favourite Faded Fantasy”, do ano passado.

damienrice

Baby do Brasil, Cordão do Bola Preta: a menina vai dançar na pista da festa “Mistério do planeta”, que faz uma edição em homenagem aos Novos Baianos e recebe a diva da MPB para um pocket-show que promete ser o ponto alto da noite de sábado.

Baby

Caetano Veloso e Gilberto Gil, Metropolitan: a temporada carioca da turnê “Dois amigos, meio século de música” chega à sua última semana no Metropolitan, provando-se um sucesso de público e de crítica, como já era esperado. Aqui, você fica sabendo como foi a estreia no Rio e, de quebra, prepara o coração para a setlist.

caetanogil

Baladas:

“Mug”, Quiosque Oke ka Baianatem: com o esquema de 0800 a todo vapor e de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, umas das melhores festas de MPB do Rio tem agitado os fins de semana da Zona Sul com edições ao ar livre e completamente gratuitas, como a de hoje à noite, que será em homenagem a Wilson Simonal.

Mug

“After – A festa precisa continuar”, Praça Tiradentes: já se viu perdido na madrugada, naquele momento pós-festa em que você está com todo o gás e não tem mais para onde ir? Bem, agora tem. O agito (também na base da gratuidade) começa às 3h20 da manhã, com música, barraquinhas de bebida e a galera que vaga pelas ruas do centro carioca.

After

O baile gay”, Lapa: decretando o 24 de outubro como o Dia Internacional do Close, o Baile invade a pista com pop, eletro, house, batalha de voguing, performance de drag queens, hits dos anos 90 e até uma mixtape para ir se preparando antes da lacração. Espere encontrar bastante glitter em si mesmo na manhã seguinte.

baile

“Amigos da Onça Fest, Cordão do Bola Preta: já está com saudades do carnaval? Quer uma desculpa para se encher de glitter, passar aquela maquiagem e fazer coreografia na pista? Um dos melhores blocos de rua do Rio mata todas essas vontades com uma edição especial no Bola Preta, hoje à noite.

Amigo

Teatro:

“Raia 30 – O musical”, Teatro Oi Casa Grande: após uma temporada de sucesso em São Paulo, Claudia Raia traz o espetáculo comemorativo dos seus 30 anos de carreira para o público carioca, em uma megaprodução (claro, tratando-se da diva, não poderia ser diferente). Com texto de Miguel Falabella e direção de José Possi Neto, a temporada se estende até fevereiro. Aqui, você lê uma entrevista com Claudia falando sobre sua trajetória, o musical, seus personagens, próxima novela e carnaval.

ClaudiaRaia

projeto brasil”, Espaço SESC Copacabana: organizado pela Companhia Brasileira de Teatro, a mesma responsável por “Krum”, a peça traz a política para o centro da discussão e foi definida por Rodrigo Monteiro, nosso crítico teatral (em análise que você lê aqui) como “um dos espetáculos mais interessantes do semestre”. A direção é de Márcio Abreu.

projetobrasil

Cenas de um casamento”, Teatro Ipanema: assumindo os papeis de estrela principal, idealizadora e produtora, Juliana Martins se entrega à direção de Bruce Gomlevsky na montagem do clássico de Ingman Bergman, que ganha tradução de Maria Adelaide Amaral e, simultaneamente, comemora seus 30 anos de carreira. No palco, a atriz divide a cena com Heitor Martinez, enquanto ambos dão vida a um casal em crise. Leia aqui uma entrevista exclusiva com Juliana.

cenasdeumcasamento

2 números”, Teatro Eva Herz: sob a direção de Alexandre Boccanera, o elenco se divide nos espetáculos “Cama de gato” e “De dentro”, apresentando uma história sem diálogos na qual a emoção é passada através da manipulação de objetos, bonecos e máscaras, tudo sob a trilha Felipe Trotta, que também desenvolve a função de roteiro. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Alexandre.

2numeros

Arte:

Arte Core, Jardins do MAM: no sábado e no domingo, o festival de arte urbana irá unir o movimento cultural com skate e música, tudo no esquema gratuito e repleto de gente jovem, bonita e de bem com a vida. Idealizado pela Galeria Homegrown, o evento chega à sua terceira edição e evoca três manifestações artísticas: visual, sonora e de skate, além das intervenções de Ananda Nahu, Bruno Big, DMS, Gais Ama, João Lelo, Leo Uzai, Marcelo Ment, Rodrigo Branco, Ronaldo Land, Talita Hoffmann e Fernando Chamarelli, que irão pintar telas ao vivo por ali. Para esse ano, a organização ainda traz a novidade de uma praça de alimentação composta por, claro, food trucks.

ArteCore (2)

Festival Carioca de Arte Pública, Penha: chegando ao seu fim, o festival promove uma verdadeira ocupação da Penha no sábado, com uma programação que se estende o dia todo na Praça Santa Emiliana. Por lá, o público poderá conferir, gratuitamente, atrações como a Folia de Reis, teatro de rua, a Bateria da Imperatriz Leopoldinense e muito mais.

ArtePública

“E daí, eu adoro voar”Tramas Galeria de Arte: a artista Katia Wille apresenta sua individual em Copacabana, com oito obras inéditas nas quais figuras femininas ilustra suas contradições e questionamentos, ao mesmo tempo em que têm por objetivo imprimir a noção de movimento ao espaço estático de seus quadros.

KatiaWille

Gastronomia:

Restaurante Bossa Café: no sábado já é de praxe – não há lugar melhor do que o Restaurante Bossa Café para saborear uma ótima feijoada, com uma vista para a Praia de Copacabana de tirar o fôlego e um sambinha ao fundo para completar o clima. Saiba mais sobre o modo todo especial de preparação do chef Jean Yves Poirey aqui.

Feijoada-2

Bráz Fora de Série: até o final do mês, as unidades do Bráz se unem à pizzaria nova iorquina Roberta’s, uma das melhores e mais descoladas da capital, em uma colaboração para cinco sabores de pizza: Hospedaria dos imigrantes, com calabresa em flocos, mussarela fresca e sopressata picante fatiada, finalizada com fio de mel; Regoli, Crespi & C., também com calabresa em flocos, mas trazendo ainda massa de calabresa com páprica, alho fatiado, parmesão, cebola roxa e manjericão; Nossa Senhora Achiropita, que une três queijos a uma pitada de pimenta calabresa em flocos; Mercadão, com cogumelos, mussarela fresca, speck, cebola roxa e azeite italiano Cirio; e, por fim, a tradicional Roberta’s, com alho, mussarela, parmesão grana padano, cebola roxa e um toque de pimenta dedo de moça. Todas por R$ 79.

Braz

Fratelli: o restaurante (tanto o do Leblon quanto o da Barra) apresenta seu novo menu da temporada, desenvolvido pelo chef Massimo Torresan para saudar as cores da primavera, com cinco novos pratos. De entrada, rolinhos crocantes de salmão com cream cheese e molho agridoce. Como prato principal, é possível saborear o tortelli de grana padano; o filé de robalo ao creme de ervilha e bacon crocante com arroz negro; e o contrafilé de vitela em crosta de amêndoas, com cogumelos Porcini e talharim na manteiga e sálvia. A sobremesa fica a cargo do biscoito de limão siciliano com maçã, caramelo e flor de sal.

Fratelli