Há alguns anos seria uma ousadia impensável que marcas grandes e mundiais colocassem como protagonistas de suas campanhas casais LGBT. Hoje, essa realidade se torna – ainda bem! – cada vez mais presente e, enquanto há quem enxergue tudo isso com um pé atrás, é inegável que os vídeos promocionais, divulgados pelos maiores meios de comunicação, geram um impacto positivo quanto à ideia de inclusão social e respeito às diferenças. Abaixo, HT separou dez casos de marcas que “consideram justa toda forma de amor”. É um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade. Vem com a gente:
O Boticário: uma das campanhas mais polêmicas dessa matéria, a marca de perfumes e cosméticos foi alvo de duras críticas e até tentativas de boicote – que acabaram criando o efeito contrário -, quando resolveram colocar na campanha de Dia dos Namorados dois casais gays. A ação e a reação online foram tantas que não faltaram memes ou gírias como “raio boticarizador” e por aí vai.
Leite de Rosas: logo após sair o vídeo d’O Boticário, a Leite de Rosas também resolveu se pronunciar à favor da igualdade, mas através de outdoors e imagens. Nas fotos, é possível ver a comparação entre “a nova família de produtos Leite de Rosas”, feita para “todos os tipos de família brasileira”.
Tiffany & Co.: quem nunca viu “Bonequinha de Luxo” e sonhou com um brilhante da Tiffany? No início deste ano, uma das joalherias mais tradicionais e desejadas do mundo finalmente usou pela primeira vez dois homossexuais para o Valentine’s Day. Fotografados por Peter Lindbergh, os dois rapazes que aparecem no anúncio como parte da ação “Will you?” (“Você aceita?”, em tradução livre) são namorados de verdade, fora da publicidade.
Coca Cola: uma das marcas que mais apoia a causa LGBT recentemente lançou um curta-metragem que foge um pouco da temática de Dia dos Namorados e preferiu focar na amizade entre dois garotos, que permanece mesmo após um descobrir a homossexualidade do outro. Apesar de algumas pessoas terem criticado a forma como o vídeo termina, ainda assim é uma maneira de mostrar como o preconceito pode ser superado em qualquer idade.
Calvin Klein: chefe no quesito sex appeal, a grife mostrou que “nada fica entre ela e suas calvins”, nem o conservadorismo. Além de mostrar um casal gay, a marca também apostou nas tecnologias como arma para o sucesso, em uma campanha com o slogan “raw texts, real stories” (“mensagens cruas, histórias reais”, em tradução livre), que pretende mostrar como os jovens encaram a sexualidade na era digital.
Sonho de Valsa: com um daqueles textos que a publicidade vez ou outra atira na cara do consumidor e faz até os pelos da nuca arrepiarem, o bombom Sonho de Valsa mostrou o que se passa pela cabeça de vários casais na hora do beijo, inclusive duas garotas, com o slogan genial “pense menos, ame mais”. A poética das imagens e da trilha de violinos também tornam o vídeo ainda mais incrível.
Banco do Brasil: com pequenas mas significativas ações, o Banco do Brasil fez homenagens discretas aos casais gays. Primeiro, em 2013, quando o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecido legalmente no país, o banco postou uma imagem de vários casais no Instagram com a mensagem “Dizer o sim é mais fácil com a ajuda do Banco do Brasil”. Depois, no twitter do BB Seguros, o plano é oferecido “para todas as formas de amor”, em uma ilustração com uma criança e dois pais em homenagem ao Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia (17/5).
McDonald’s: na França, a franquia de fast-food criou polêmica de maneira subliminar, ao mostrar uma propaganda em que um rapaz olha para a foto de sua turma e liga para alguém, falando que está com saudades. Segundos depois o pai do rapaz chega e diz: “você seria um sucesso com as meninas, pena que no seu colégio só tem garotos”. Para quem saber ler, um pingo é letra.
Gol: no Dia das Mães, a companhia aérea mostrou um casal gay, formado pelo jornalista Gilberto Scofield Junior e do corretor de imóveis Rodrigo Barbosa, que venceu a distância para adotar uma criança, o Pedro Henrique. Além de emocionante, a história ainda serve para desconstruir o preconceito de quem acusa pais gays de “deturparem” a mente do filho.
Hallmark: a marca de cartões lançou um desafio para casais de namorados, dentre eles duas lésbicas, descreverem seus relacionamentos sem usarem a palavra “amor”. O resultado, além de criativo, mostra de forma sensível como, no fundo, todos os casais são iguais quando se trata de afeto e respeito mútuo.
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