“A ideia foi não criar estereótipos”, conta Mark Scarnander que traduziu em quadrinhos personagens dos estados


O artista visual fascinado por desenho animado conta que essa experiência começou quando “pediu para uma pessoa de cada estado descrever características do povo, da moda e da população que eles veem na rua. “Juntos transformamos esses elementos em arte”, enfatizou

A série de ilustrações de Mark Scarnander que personificou os estados brasileiros (imagem: reprodução)

*Por Rafael Moura

Segundo o IBGE, o Brasil ultrapassou a marca de 210 milhões de habitantes. A população cresceu 0,79% em relação a 2018, a maior alta ocorreu em Roraima, de 5%. Um em cada três brasileiros moram em 48 municípios com mais de 500 mil habitantes. Tendo esse olhar amplo em mente, o brasileiro que ama quadrinhos e é artista visual, Mark Scarnander mergulhou nos símbolos fortes e essenciais da nossa identidade, para entender as peculiaridades de cada estado e assim mostrar o protagonismo de cada estado a partir de uma imersão cultural nas regiões. O resultado, divulgado em suas contas nas redes sociais, foram ilustrações de jovens que mostram a pluralidade de um país, continental, levando em conta os seus DNAs. A reação do público foi de interação.

Em conversa com o site Heloisa Tolipan, o ilustrador nos contou que essa ideia começou com ele pedindo para amigos virtuais, um de cada estados brasileiro, ir descrevendo as características do povo, da moda e das pessoas que eles veem na rua mostrando fotos de referência”, explicou. A ideia era não incentivar estereótipos e optei por esse processo de tradução. “E juntar para transformar cada região em uma pessoa foi uma experiência divertida. Além de uma escolha de roupas que melhor combinasse com a paleta de cores”, complementou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por enquanto foram dez estados personificados e Mark avisa que em breve irá ‘lançar’ mais uma série, até completar os 26, devido o tamanho sucesso, criando assim um Mapa quase comportamental do Brasil. “Minha intenção é fazer todos! Nossa eu fiquei de boca aberta com todo esse sucesso. Nunca tive tanto reconhecimento na minha vida e sou mais que grato”, agradeceu.

O jovem nos revelou que sua paixão pela ilustração veio do desenho animado. “Eu respirava Bom Dia & Cia e Cartoon Network o dia inteiro. Acabei virando muito fã das series animadas da DC – Liga da Justiça, Super Choque, Teen Titans, etc”.