*Por Rafael Moura
A cada verão, o Rio de Janeiro lança tendências mil, afinal a capital está entre as grandes metrópoles trendsetters do mundo. Para a temporada 2020, os cariocas elegeram o gim, uma bebida repleta de história, versatilidade e sabor para ser um grande símbolo dessa estação. “Além de ser uma bebida saborosa, diferente dos demais destilados, por ser rico em nuances e aromas e, por isso, dá para fazer inúmeros drinks com sabores diferentes. Ela também é pouco calórica e o brasileiro tem essa preocupação com o corpo, o que fez ela cair no gosto de todos. E só tem a crescer”, explica João Diniz, dono da Gineria B. O empresário revela ainda que, em menos de seis meses, a casa na Barra da Tijuca, conta com mais de 30 drinks exclusivos preparados com gim, está sempre lotada e vê a demanda aumentar. “Acredito que é uma bebida que veio para ficar, pois possibilita brincar com diversos sabores. E como sempre acreditei no ineditismo, na inovação, quis apresentar a bebida de forma única e exclusiva para as pessoas”, completa.
Os coquetéis gaseificados, por serem refrescantes, caíram no gosto de todo o mundo. Não é por acaso que o gim-tônica se tornou um líder de consumo global. E o carioca incorporou o frescor dessa mistura que, por séculos, alimentou a crença até de doenças. Hoje é consumido por apreciadores mundo afora, desbancando sua prima russa, a vodka que, no Brasil, entre os anos de 1980 e 2010, era uma febre. Com o boom de ‘Sex and The City’ (1998 – 2004), entramos na era do Cosmopolitan, afinal, a personagem Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker transformou o drink em uma febre com ares inovadores e sofisticados.
O gim surgiu no século XVII com uma fórmula do médico, químico, fisiologista e anatomista alemão, Franciscus Sylvius, também conhecido como Franz de le Boë, que a batizou como Geniévre. Nos Países Baixos, foi considerado um tônico purificante capaz de conservar a saúde das pessoas. Já na Inglaterra foi adotada como uma bebida nacional, permeando momentos importantes da história do país.
No Verão 2020, João Diniz conta ao site Heloisa Tolipan quais são as grandes apostas da Gineria B, no coração da Barra da Tijuca, que tem uma varanda climatizada que traz a descontraído do verão carioca. “O Madonna (gim, limão siciliano, morangos, monin de cranberry e espuma de gengibre) é um drink super refrescante, colorido e um dos mais pedidos pelas mulheres; o Al Pacino (gim, contreau, suco de limão e xarope de gengibre) também refresca, mas tem um sabor um pouco mais marcante e é mais popular entre os homens. Acho que são os pedidos no verão”.
João Diniz nos conta que é paixão a primeira vista, pois, diferente da vodka, que é um destilado neutro, o gim tem uma identidade marcante… um sabor. Cada rótulo contém uma combinação diferente de ervas e especiarias, por isso, uma marca é totalmente diferente da outra em termos de sabores e aromas. Isso abre um leque enorme de possibilidades de drinks. “Tem para todos os gostos: mais cítricos, mais ácidos, mais marcantes, florais… E o melhor: é pouco calórico! Quem gosta de drinks e experimenta o gim, não troca nunca mais. Aqui, na Ginkeria, as pessoas querem voltar e voltar para poder provar todos”, enfatiza.
Serviço:
Gineria B
Endereço – Avenida Érico Veríssimo 843, Barra da Tijuca
Tel – (21) 2495-0040
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