Vai pra Cuba! A ilha caribenha se abre, recebe Obama, shows, gravações de filmes e até desfile da Chanel. Entenda!


Com a abertura e a retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos, Cuba se volta para o epicentro do interesse internacional

cuba

Em quase nove décadas, Barack Obama é o primeiro presidente americano a visitar Cuba. Recém-chegado em Havana, capital da ilha, Obama se encontra nesta segunda-feira com o presidente Raúl Castro para conversar sobre os direitos humanos em Cuba. Em julho de 2015, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos países, colocando ponto final a mais de meio século de ruptura. A retomada das relações entre os países possibilitou não só a visita do presidente americano, mas também a abertura para diversos setores do entretenimento. Desfiles, shows e filme já estão marcados para rolar em Havana ainda este ano. Quer entender? Vem com a gente.

O desfile Cruise 2016 da Chanel aconteceu em Seul, na Coreia do Sul

O desfile Cruise 2016 da Chanel aconteceu em Seul, na Coreia do Sul

A Chanel, por exemplo, desembarca no país caribenho em maio para desfilar sua coleção Cruise 2017, pela primeira vez apresentada na América Latina. Para a coleção que é uma prévia do verão, Karl Lagerfeld optou pelas referências estéticas e nas cores da ilha para se inspirar. “A riqueza cultural e a abertura de Cuba ao mundo fazem do país uma fonte de inspiração para Karl Lagerfeld e para a Chanel”, informou a maison.

Os Rolling Stones em show da turnê "Zip Code", em 2015. Foto: Jason Squireswireimage

Os Rolling Stones em show da turnê “Zip Code”, em 2015. Foto: Jason Squireswireimage

Cuba também será palco para os Rolling Stones, que por conta da visita do presidente Obama, adiaram o show que aconteceria nesse domingo (20/03), para a próxima sexta-feira (25/03). Para encerrar a apresentação, os britânicos cantarão “You Can’t Always Get What You Want”, acompanhados do coral EntreVozes, grupo musical cubano. Os Stones acrescentaram o show gratuito no final da turnê “Olé Tour” pela América Latina, tornando-se a primeira grande banda internacional a tocar em Cuba.

Cena do filme "Velozes e Furiosos: Operação Rio", em praia do Rio de Janeiro

Cena do filme “Velozes e Furiosos: Operação Rio”, em praia do Rio de Janeiro

Dando início à trilogia final, a série de filmes Velozes e Furiosos também deseja aterrissar na ilha caribenha. Para sua oitava produção, a equipe do longa está no processo de conseguir aprovação para gravar sequência no país. A franquia protagonizada por Vin Diesel já teve cenas rodadas na América Latina anteriormente. Para “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”, os atores estiveram no Rio de Janeiro e filmaram em locações como o Corcovado e Lapa. Conseguindo autorização, torna-se o primeiro filme norte-americano a rodar em Cuba desde 1960.

O restabelecimento das relações entre Estados Unidos e Cuba é recente, mas os eventos no país já demonstram pontos positivos dessa abertura comercial.