Você sabia que a culinária francesa é reconhecida desde 2010 pela UNESCO como patrimônio mundial imaterial? E que, para fazer jus a toda essa importância e divulgar cada vez mais esses sabores, há um dia no ano para celebrar a arte gastronômica? Pois no dia 21 de março, restaurantes dos cinco continentes do globo participarão da segunda edição do Goût de France, reunindo cerca de 1.600 chefs espalhados por aí. E o Brasil, com sua culinária marcante de Norte a Sul (coloque na nossa conta o churrasco, o acarajé, o tucupi e por aí vai…) não poderia ficar de fora desse intercâmbio de sabores. Em todos os restaurantes participantes será servido um jantar, inspirado no “savoir faire” francês que prestará homenagem à excelência da cozinha francesa. Aqui, no nosso Rio de Janeiro, o destaque fica com o Restaurante Skylab, localizado no 30° andar do Rio Othon Palace (uma das unidades da Rede de Hotéis Othon), na Avenida Atlântica, orla de Copacabana.
Comandado pelo chef Jean Yves Poirey, que faz sua estreia no evento, o Skylab já decidiu seu cardápio para a noite e HT, of course, tratou de descobri-lo. À relação: crème brûlée de foie gras e toast melba de pão de mel de entrada; como prato principal, os clientes poderão escolher entre filé de badejo com feijão branco ao pesto, chips de chorizo ou lombo de vitela, creme de cogumelo cepes, pancake de batata baroa, favas e couve de bruxelas; na sequência será servido bombom de queijo brie, folhas de rúcula, vinagre balsâmico; e, por fim, como sobremesa, as opções são baba ao rum, chantilly de castanhas portuguesas e terrine de laranjas e morangos, coulis de ibiscus. Gostou, né? Mas também pudera. O chef francês Poirey faz intercâmbio de sabores franceses-tupiniquins há mais de 30 anos, quando desembarcou em Salvador (BA) pela primeira vez. Ele, formado na tradicional escola de hotelaria Thonon Les-Bains, nasceu na Argélia francesa e foi criado nos Alpes. No currículo, restaurantes em Portugal, Kuwait, Síria, Gabão, Gâmbia, Nigéria e cruzeiros mil.
Feitas as devidas apresentações, para o chef Jean Yves Poirey – que também comanda os restaurantes Bossa Café, Bossa Mar e Asian – o “Goût de France” é uma grande oportunidade de divulgar a gastronomia francesa, da qual ele é expert e amante. “Esse jantar vai proporcionar uma experiência cultural inesquecível e também vai oferecer aos amantes da gastronomia francesa a chance de desfrutar de deliciosas criações. Estou muito feliz em poder participar e animado para executar os pratos”, disse o chef. Em outra conversa com HT, Poirey explicou como sua longa temporada no Brasil, somada à sua descendência francesa e currículo europeu, resulta em um quociente gastronômico equilibrado, que não desvaloriza nem uma cultura, nem outra. “Eu sempre faço uma referência da cozinha com a música. Não há paralelo, por exemplo, de um samba com um DJ. Não digo que os franceses são sempre os melhores, mas toda a base da cozinha, principalmente da maioria dos chefs daqui, precisa passar um tempo na França para se impregnar do rigor e do ponto de conhecimento básico da cozinha de lá. Ela é como a base e, depois de ter isso, você pode fazer algo à brasileira. Mas é preciso ter uma noção do que é o essencial para não misturar o ‘todinho com siri’”. Captaram?
Serviço
Jantar Goût de France
Data e Horário: 21 de março / 19h
Valor por pessoa: R$160 + 10%, com bebidas à parte
Endereço: Skylab (Avenida Atlântica, 3264 – 30º andar, Copacabana)
Informações e reservas:21. 2106.1670 e 21.2106.1672
Artigos relacionados