O suco de laranja da lanchonete deu asas a Marcos Leta, que deixou o seu emprego para criar a própria empresa, que vende saúde na caixinha. Conheça a história da do Bem!


Hoje, a marca faz parte do time da Ambev, maior companhia de bebidas do Brasil. Em oito anos de história, a do Bem saltou de apensas um sabor de suco para 15 bebidas e quatro barrinhas. Além disso, enquanto antes o mercado da empresa se restringia aos consumidores cariocas, hoje os produtos já conquistaram até alguns países do mundo

“Simplificar a vida das pessoas com muita saúde”. Este é o lema da do Bem, marca de sucos integrais envasados sem nenhum tipo de conservantes. Há oito anos no mercado, a empresa de Marcos Leta é hoje um dos principais nomes no ramo de bebidas naturais e, no ano passado, ganhou ainda mais visibilidade e expansão com a associação à Ambev. Em entrevista ao HT, Marcos Leta, idealizador e fundador da do Bem, contou como criou a marca, as propostas, os projetos e como é empreender no Brasil. Ele, que hoje já coleciona prêmios na área de empreendedorismo, lembrou que a proposta da empresa surgiu como uma forma de atender as suas próprias necessidades.

Apaixonado por sucos, Marcos Leta resolveu pôr na caixinha a bebida natural que consumia diariamente. No entanto, a proposta do empreendedor era que o líquido não tivesse toda a química de um tradicional suco de caixinha. “A ideia da Do Bem começou em 2007 em uma casa de sucos. Eu sempre saía do trabalho e passava nessa lanchonete para tomar um suco de laranja e comer um sanduíche natural. E foi aí que eu comecei a me perguntar por que não colocar aquela bebida dentro de uma caixinha para facilitar a minha vida e a de tantas outras pessoas”, contou Marcos que, dois anos depois, lançou o suco de laranja integral. Na composição: laranja, laranja e mais nada, como a marca brinca em sua embalagem.

Marcos Leta é o nome por trás da ideia e do conceito da do Bem (Foto: Divulgação)

Para garantir a ausência de elementos químicos que conservassem a bebida depois de fabricada, Marcos Leta contou que apostou em um envasamento moderno para a empresa. Na do Bem, os sucos são embalados sem que haja nenhum contato com o ambiente externo. Assim, o empresário garantiu que os sucos não estragam, mesmo sem a presença de químicas e conservantes. “A gente usa um misto de tecnologias, mas a principal é que a gente envasa as nossas bebidas de forma asséptica. Isso garante que não haja o contato com o ar e que ela não estrague”, explicou.

Depois do sucesso do suquinho de laranja integral, a do Bem cresceu. Hoje, a marca de Marcos Leta já possui 15 sabores de bebidas e alcançou um novo mercado. Em 2015, a do Bem lançou sua linha de barrinhas com “frutas de verdade”. Para acompanhar os sucos, a marca apostou em quatro sabores marcados pela mistura de nuts, adoçados com mel e sem conservantes, claro. Sobre os novos lançamentos da do Bem, Marcos Leta revelou que os pedidos do cliente e as necessidades das pessoas são as principais motivações. “A gente brinca na do Bem que nós não fazemos análise de mercado e nem estudos super elaborados. Nossas escolhas são a partir da interação dos clientes com a marca, com o pedido deles e com o que está acontecendo na evolução humana. Então, se a gente enxerga que tem a possibilidade e oportunidade de entrar em novos sabores e categorias, nós estudamos e mergulhamos nisso”, contou.

Hoje, a do Bem já possui 15 diferentes sabores de bebida (Foto: Divulgação)

Além do sabor e da qualidade dos produtos, a do Bem também se destaca pela linguagem com os clientes. Assim como outras marcas de diferentes segmentos, a empresa acredita que a formalidade não faça parte da ideologia e da proposta da do Bem. Prova disso, por exemplo, é a maneira com que eles se apresentam. Segundo a própria do Bem, eles são “jovens cansados da mesmice”. E, caso os clientes queiram entrar em contato com a empresa, tem as redes sociais para os “entediados com a novela das oito”, o email para “os que estão sem tempo”, e o próprio escritório, “para os que preferem à moda antiga”. Ah, e a casa da do Bem fica “do lado de uma igrejinha em Botafogo”, ok? “A ideia de trazer essa informalidade para a marca vem muito do espírito carioca. Como a gente estava montando uma empresa do zero, não fazia muito sentido ter uma linguagem muito séria de empresa grande. Então, nós começamos a escrever da forma com que conversamos com os nossos amigos e com as pessoas mais próximas. E assim estabelecemos a linguagem da do Bem, que é pautada no bom humor do Rio de Janeiro e no espírito carioca”, explicou Marcos Leta.

E a ideia é crescer sempre mais. Para isso, a do Bem hoje faz parte do time Ambev. A maior companhia de bebidas do Brasil, que também tem no catálogo Guaraná Antárctica, Pepsi, Fusion, Gatorade, Corona, Skol e tantas outras marcas de cerveja, será responsável por dar novos ares aos sucos da do Bem. “Isso vai aumentar a nossa distribuição pelo Brasil e por alguns países do mundo. Então, este ano, trará muitas novidades à do Bem, mas sempre mantendo a nossa visão inicial que sempre foi simplificar a vida das pessoas com muita saúde”, ressaltou Marcos Leta que afirmou que quem tem foco e determinação consegue empreender no Brasil, mesmo com todas as dificuldades. “É fundamental que haja um incentivo para mostrar aos jovens que é possível. Empreender no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo não é fácil. Mas se tiver foco, persistência, um pouco de sorte e muito estudo, dá para fazer”, disse.

Em 2015, a marca lançou as barrinhas adoçadas com mel e sem conservantes (Foto: Divulgação)