*Por Anderson Vescah
A paradisíaca ilha de Curaçao foi o cenário da International Swim Fashion Week, a segunda semana de moda praia do local de cores fortes e colonização holandesa. Dentro do resort Papagayo Beach Club, oito marcas internacionais, além, é claro, das brasileiríssimas Lybethras, da estilista gaúcha Luciana Martinez e Atêlier Valéria Costa – de quem recebemos o convite para nossa deliciosa estadia por lá, desfilaram suas criações em uma catwalk temática e clean.
Patrocinada pela Secretaria de Turismo de Curaçao, a estilista Valéria Costa fez sua estréia na “Swim Fashion Week” com sua primeira linha de moda praia cheia de referências bem brasileiras e, como não poderia deixar de ser, muito suingue latino. Vale lembrar que Valéria já é conhecida dos fashionistas pela sua marca de calçados que faz bastante sucesso pelo Caribe e que já andou pelos pés de celebridades como a modelo e empresária Luiza Brunet e as apresentadoras Xuxa e Ana Furtado.
Ao som de “Obá, lá vem ela”, de Jorge Ben, a estilista, que assim como a cantora Maria Bethânia também é “Menina dos olhos de Oyá” e se considera filha do mesmo orixá, abriu seu desfile com a atriz Juliana Alves reluzindo em um vestido ouro que homenageava Oxum, Iansã e Iemanjá, que, ao mesmo tempo que reverenciava o rico sincretismo religioso, encheu a passarela com uma sequência bem elaborada de looks em tons de dourado e azul.
O desfile se desenrolou em uma cartela de cores e estampas bem brasileiras e que promete virar desejo nas consumidoras ávidas por mostrar muita sensualidade e bom gosto. As estampas de araras, penas e os tons alaranjados e verdes surgiram em peças cheias de recortes, transparências e bastante fluidez. O grande destaque foi o biquíni laranja todo rebordado de cristais.
O momento mais clean ficou por conta das peças em preto e branco e cheias de recortes geométricos em tecidos tecnológicos. O acabamento de alto brilho foi um toque a parte. Aliás, essa é a grande aposta de se tornar must have obrigatório na lista das aficcionadas por boa moda praia. O final do desfile teve looks total-white e um conceitual biquíni todo rebordado de conchas e búzios, em meio a vestes super fluidas de seda, trazendo aquele ar deusa à passarela. Tudo bem luxuoso e invocando brasilidade, assim como deve ser a coleção de uma marca tipicamente brasileira.
Após os desfiles capitaneados pelo produtor Bobbi Harris, os convidados foram recebidos para um after party promovido pela marca francesa Veuve Clicquot, onde estavam, além do apresentador Amaury Jr e sua esposa Celina, a atriz Juliana Alves, o diretor da secretaria de turismo de Curaçao Hugo Clarinda e sua esposa Rosy Clarinda e o top blogueiro americano Bryan Boy. Todos se divertindo ao som de muita música latina e caribenha, afinal, se “em Roma como os romanos”… façamos “no Caribe como os caribenhos”, mas tudo regado a champagne francês e a fantástica hospitalidade e alegria dos curaçalenhos, que sabem bem como receber e, of course, fazer uma boa festa.
Com os patrocínios da DHL, Penha Duty Free, Licores Maduro, Elite Mercedes Benz, VSP Studios, SwimFluent e Curaçao Tourist Bureau, a ISFW promete se estabilizar como um evento de maior participação de marcas brasileiras, se tornando assim uma boa opção de lançador de tendências dentro do nicho moda praia. Nós, de HT, somos presença confirmada!
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