De faisão a javali, as preparações contemporâneas que o Skylab, no Othon, desenvolveu para a Mostra Gastronômica de Carnes de Caça


O chef Jean Yves Poirey lançou mão de sua incrível criatividade gastronômica e preparou pratos de alto valor nutritivo para os mais diversos paladares, com peças como codorna e coelho, a partir de hoje até sábado, das 19h à meia-noite

O Chef Jean Yves Poirey, do restaurante Skylab, no 30º andar do Othon (Foto: Divulgação)

O chef Jean Yves Poirey, do restaurante Skylab, no 30º andar do Othon (Foto: Divulgação)

No 30º andar do Rio Othon Palace, descortinando uma paisagem deslumbrante que justifica o nome do restô com pompa e circunstância, o prestigiado chef Jean Yves Poirey, que desde 2008 imprime a chancela da precisão técnica gastronômica combinada com um quê brasileiro nos ingredientes que serve no restaurante Skylab, elaborou pratos deliciosos, de altíssimo valor nutritivo e incomparável criatividade para a Mostra Gastronômica de Carnes de Caça, agradando aos mais diversos paladares e servindo o suprassumo de peças menos convencionais, como codorna e coelho, entre hoje e sábado, das 19h à meia-noite.

Apostando também em abordagens originais de faisão e javali, o chef promete surpreender os comensais mais exigentes como parte do evento, com pratos que fazem o restaurante se destacar entre os outros points da cidade, com cardápio que, além de trazer peças exóticas e de primeira qualidade, ainda oferece uma experiência sensorial graças à vista que o hotel proporciona para um dos maiores cartões postais cariocas: a orla de Copacabana, alinhada ao serviço de ponta.

O cardápio traz mais do que uma opção sofisticada de refeição: carnes que oferecem um valor nutricional muito superior a outros cortes tradicionais, como o filé mignon ou a picanha bovina. Ainda é bom ressaltar que Jean Yves, que é formado pela escola de hotelaria Thonon-Les Bains (uma das pioneiras e mais tradicionais da França) e carrega na bagagem mais de 40 anos de gastronomia pelos melhores restaurantes e hotéis do país e da Europa, preparou opções caprichadas até para os fãs de massa, que não ficarão na mão pelo menu durante a mostra.

Em parceria com a Decanter, que também apoia o evento, o Skylab servirá uma seleção especial de vinhos durante a Mostra Gastronômica de Carnes de Caça. Como opções de entrada, é possível escolher entre um saboroso terrine de javali e chutney de mangas; patê en croûte de faisão e pistache, folhas e legumes crocantes; salada de folhas e codornas mornas ao vinagre de jaca; e coxas de rã salteadas, acompanhadas de creme de agrião.

Terrine de javali e chutney de mangas preparado pelo Chef Jean Yves Poirey durante a Mostra Gastronômica de Carnes de Caça (Foto: Divulgação)

Terrine de javali e chutney de mangas preparado pelo Chef Jean Yves Poirey durante a Mostra Gastronômica de Carnes de Caça (Foto: Divulgação)

Mas, indo direto ao ponto, o que não falta, claro, são carnes. O javali pode vir servido como ceviche – forma peruana de preparo da carne de caça, na qual o corte é previamente marinado com cebola, vinho tinto e o sangue do animal – e acompanhado por um imperdível nhoque de bananas que traz o equilíbrio perfeito ao paladar; carré, com um textura macia similar à do porco, mas com sabor acentuado e um menor teor de gordura e colesterol, servido com zimbro e spaetzle; ou ainda assado, com molho picante poivrade, repolho roxo e purê de abóboras. Há também o lombo de coelho recheado com cogumelos cepes, molho picante grand veneur (para os “grandes caçadores”) e juliennes de panquecas deliciosas.

Chegando nas aves, as codornas vêm servidas à mesa em folhas de uvas (toque especial do chef), acompanhadas de maçãs e uvas com amêndoas. O faisão, que tem a carne levemente mais seca, mas com baixíssimo teor de gordura, é servido como filé, com coxa confite, molho de jabuticaba e talharim; ou ainda no especialíssimo ravióli de faisão com sálvia, onde a massa vem recheada com ragout de faisão, refogado com legumes e vinho tinto, e delicadamente perfumado com molho de sálvia.

E para fechar com chave de ouro, a chef Fernanda Fassini caprichou bonito nos doces que protagonizam a carta de sobremesas. Uma deliciosa panna cotta italiana de tangerina (que dá um leve toque cítrico à opção), com redução de balsâmico e frutas vermelhas está entre as opções, assim como um crumble de pêssego com sorvete de creme. A torta de amêndoas com mousse de champanhe e geleia de morango é uma ótima pedida para quem gosta de pratos mais requintados. E que tal tartelete de mousse de chocolate com doce de leite e amendoim fechando o cardápio?

A encantadora vista do restaurante Skylab, no 30º andar do hotel Othon, de frente para um dos maiores cartões postais cariocas: a ;orla de Copacabana (Foto: Divulgação)

A magnífica vista do restaurante Skylab, no 30º andar do Othon, de frente para um dos maiores cartões postais cariocas: a orla de Copacabana (Foto: Divulgação)

Serviço

Mostra Gastronômica de Carnes de Caça

Datas:19 a 22 de agosto

Horário: 19h às 24h

Local: Restaurante Skylab

Valor por Pessoa: A partir de R$32,00 (entrada) + 10%

Endereço: Av. Atlântica, 3264 – 30º andar – Copacabana

Informações: (21)2106 1666 – contato@restauranteskylab.com.br

Condições de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito.