Viagem & Gastronomia

Minas Trend: Primeira edição da Feira Gastrô, aberta ao público, será uma viagem sensorial à mineiridade

A semana de moda e o maior Salão de Negócios da América Latina, promovidos pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), entre os dias 22 e 25, no Expominas, em Belo Horizonte, contarão com um evento gastronômico inovador que lançará pratos repletos de memória afetiva das Minas Gerais. A iniciativa integra o Programa Investe Turismo, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais, para divulgar os atrativos e a culinária dos principais destinos turísticos do estado

Publicado em 20/10/2019 | Por Heloisa Tolipan

“Minas é a montanha, montanhas, o espaço erguido, a constante emergência, a verticalidade esconsa, o esforço estático; a suspensa região — que se escala (…) Aguarda-nos amparada, dada em neblinas, coroada de frimas, aspada de epítetos: Alterosas, Estado montanhês, Estado mediterrâneo, Centro, Chave da Abóbada, Suíça brasileira, Co­ração do Brasil, Capitania do Ouro, a Heróica Província, Formosa Província. (…). De que jeito dizê-la? MINAS: patriazinha. Minas — a gente olha, se lembra, sente, pensa (…)”. Assim Guimarães Rosa (1908-1967), um dos maiores escritores do século 20 começou seu texto repleto de mineiridade para a revista ‘O Cruzeiro‘, em 1957. Pois as portas do Minas Trend, semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), entre os dias 22 e 25, no Expominas, em Belo Horizonte, estarão abertas para o público que quiser ter uma experiência culinária repleta de mineiridade e memórias afetivas. Venha conhecer a primeira edição da Feira Gastrô Minas Fashion.

Leia também: Minas Trend: com o tema “Tecendo futuros”, o protagonismo e a força do setor têxtil para a moda ‘made in Brasil’

Minas Gerais da História do Brasil, da cultura, da potência industrial, celeiro de um setor têxtil em plena efervescência e de uma moda e gastronomia que ganharam uma chancela internacional. Promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) através da Embratur, do Sebrae e do Governo de Minas Gerais como uma das iniciativas do Programa Investe Turismo, a Feira Gastrô Minas Fashion será realizada durante os quatro dias da 25ª edição do Minas Trend Outono-Inverno 2020 e o público poderá se deliciar com pratos exclusivamente criados para a semana fashion, todos com sabores repletos de mineiridade.

Leia também: Minas Trend – Diretor criativo, Rogério Lima mostra o seu olhar sobre o tema “Tecendo futuros”

“Todo o conceito da Feira foi desenvolvido a partir da mineiridade e riqueza gastronômica do nosso estado. Convidamos chefs mineiros, que são destaques em seu segmento, para criarem pratos inusitados com ingredientes típicos de Minas, proporcionando novos sabores e memórias aos consumidores. O resultado foi um cardápio variado e surpreendente que promete conquistar os visitantes do espaço”, afirma Edson Puiatti curador da Feira Gastrô Minas Fashion e coordenador do curso de gastronomia da UNA. Entre as novidades apresentadas na feira está a casquinha de sorvete feita, na hora, com farinha de milho, uma inovação que ressalta o sabor e a “crocância” da sobremesa.

Leia também – Minas Trend: Público participará gratuitamente de palestras como parte atuante do “Tecer o futuro da moda”

Vamos entender a extensão do programa Investe Turismo. Incentivando a geração de empregos no Brasil, o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur se uniram na criação de um programa de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing. As ações são voltadas incentivar o setor do turismo. Foram criadas 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil e Minas Gerais mostrará toda a sua força.

Leia também – Minas Trend: Norteada por tema ‘Tecendo futuros’, 25ª edição brinda público com projeto ‘Os clássicos estão na moda’

Foto: Pedro Vilela

Para tornar a experiência do público ainda mais completa, a Feira Gastrô Minas Fashion reproduzirá em sua cenografia paisagens das cidades dos três destinos turísticos mineiros que serão beneficiados com o Programa Investe Turismo: Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará), Rota dos Diamantes (Diamantina), Trilha dos Inconfidentes (Tiradentes e São João del-Rei), Veredas do Paraopeba, além de Belo Horizonte. “Ações como essa irão compor um plano integrado de posicionamento de imagem para Minas Gerais, com o objetivo de aumentar o fluxo turístico no estado e ampliar a atração por novos investimentos”, explica o Superintende do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Foto: Divulgação

Os restaurantes selecionados para a Feira Gastrô Minas Fashion são os seguintes: O Sentido do Gosto, Omilia e Furst apresentarão massas, saladas, pratos regionais (paella mineira), hambúrgueres e snacks. Já a Sorveteria Inventiva oferecerá opções de sobremesas inspiradas em clássicos mineiros, como café, rocambole e pavê da vovó, além de opções fit e picolés veganos ou com derivados do leite.

Foto: Divulgação

O Sentido do Gosto, dos chefs Julio Jacques, Paulo Marcolino e Sheila Carneiro é especializado em massas artesanais, pastas deliciosas e molhos saborosos. Já o Omilia traz um mix da gastronomia mineira e da italiana, utilizando uma técnica criada pelo chef Gabriel Trillo, que a batizou de “cozinha mineira de vanguarda”. A Fürst (cervejaria artesanal que abriu um espaço que contempla a gastronomia mineira) tem a cozinha comandada pelos chefs Rodrigo Baeta e Zito Cavalcante e oferece pratos charmosíssimos.

Paella mineira (Foto: Divulgação)

A sobremesa fica por conta da Sorveteria Inventiva irá oferecer opções inspiradas em clássicos mineiros, como rocambole e o sempre amado “pavê da vovó”, além de doces fit e picolés veganos (e com derivados do leite também, claro!), além do café, é claro. O designer Carlos Sia é o nome à frente da Inventiva e que vai levar para o Expominas a tal da casquinha feita na hora com farinha de milho que nos referimos acima. Os sorvetes são artesanais e feitos com creme de leite fresco, ao invés de gordura hidrogenada.

Foto: Divulgação

Claro que teremos o nosso pão de queijo de cada dia! O espaço do Seu Ninico vai ser o responsável por servir, durante os quatro dias, fornadas quentinhas! E poderemos comprar nossas delícias mineiras na loja Origem Minas, um projeto do Sebrae que fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação dos pequenos produtores do agronegócio e da gastronomia do estado.

* O projeto “Os Clássicos estão na moda” é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CEMIG.

SERVIÇO

Feira Gastrô Minas Fashion

De 22 a 25 de outubro, no Minas Trend

Local: Expominas (Endereço: Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte)

Horário de funcionamento:

22/10 – de 12h às 22h

23 e 24/10 – de 10h às 20h

25/10 – de 10h às 17h

Entrada Franca

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,