Saber que algo foi pensado de forma personalizada e com afeto, valorizando emoções, sensações de acolhimento na simbiose de passado, presente e futuro, aquece o coração. Todos querem ser olhados, vistos de forma exclusiva (porque assim cada um é) e embarcar em uma viagem para um espaço com perfume carioca, sensorial, lúdico e belo, conjugando arte, moda, história e high tech. Afinal, “a beleza salvará o mundo”, assim profetizou o escritor Fiódor Dostoievski. Não só a do nosso âmago, mas nas atitudes, palavras e projetos. A beleza de bons momentos também pode transformar o nosso mundo particular, ainda mais no cenário atual. E assim o Mercure Copacabana deu o start a um novo capítulo na história dos hotéis do Rio de Janeiro, reabrindo as portas em frente ao mar como Mercure Rio Boutique Hotel Copacabana.
O projeto de arquitetos renomados foi além da concepção de reformar o prédio histórico de 1937 – década do ápice da art déco, que influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura e design de interiores -, localizado na Avenida Atlântica, 2.554, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele ressignificou o modo de comunicar, de traduzir uma realidade impressa do que estamos vivendo interiormente, de trocar experiências sempre em sinergia com o protagonista de toda a história: o hóspede. E, em plena era da economia criativa e circular, a reforma de prédios repletos de história aguça mais ainda a sensação de sentir o ontem e hoje completamente bem alinhavados com o valor cultural de uma cidade. As unidades da marca Mercure são um portal para um destino único, aonde a equipe tem grande conhecimento sobre a cidade e cada detalhe da decoração conta uma história sobre a região e sua herança cultural.
O design lança luz sobre a alquimia da moda, ao mesmo tempo em que remete ao paisagismo natural do Rio e o wellness em frente às ondas do mar da praia mais conhecida internacionalmente. Ele foi focado em estimular todos os cinco sentidos dos hóspedes, proporcionando uma conexão com as sensações mais latentes do ser humano e suas necessidades de sentir novas experiências, em um clima agradável e em sintonia com as atuais tendências. Os espaços, hoje multifuncionais, são repletos de simbologia. Os ambientes inspiradores fazem com que o hóspede dê vazão à desfilar na passarela da vida e guardar lembranças visuais, aromas, sabores de uma inesquecível viagem com pessoas que ama ou interações consigo próprio, com o próximo e com uma cidade repleta de tropicalidade.
No Mercure Rio Boutique Hotel Copacabana há uma pegada da moda carioca, que sempre foi como um reverberar de um megafone para o Brasil de Norte a Sul. Até as novelas de TV gravadas no Rio marcaram uma era do que é tendência no universo da moda no país. E ela é solar, transita entre o despojado e o glamuroso e a natureza se faz presente nas estampas. E você, leitor e viajante, vai poder mergulhar nesse universo dos desenhos e cores no Mercure Rio Boutique. A estamparia é um dos mais belos trabalhos na cadeia da moda brasileira e que ganhou projeção internacional. Todos nós que amamos moda sabemos que o mercado de estamparia só cresce e repleto de brasilidade e inspiração com texturas e cores bem tropicais. O hotel boutique tem um serviços diferenciado, atendimento personalizado, logística impecável e produtos exclusivos tal qual quando você se dá o presente de escolher uma roupa confortável e que te fala ao coração.
“O Rio é um estado muito importante para a Accor, que conta com 36 hotéis em network e um em construção, totalizando, aproximadamente, 7.000 quartos. Por isso, estamos muito felizes em poder reabrir o Mercure Copacabana, agora renovado e com um novo conceito de boutique, focando no mercado de lazer, que está cada vez mais demandado, principalmente o turismo regional”, afirma Olivier Hick, COO das marcas econômicas e midscale Accor Brasil.
“De acordo com uma pesquisa global que fizemos na Accor, sobre o futuro das viagens neste ano, os clientes estão em busca de lazer e a demanda é doméstica. Atualmente, viagens locais estão atendendo a essa necessidade, à medida que as pessoas aproveitam as oportunidades para explorar sua região, descobrir o que não conheciam em suas comunidades e visitar destinos mais próximos de casa. Por isso o lazer é uma grande aposta nossa na região e o Rio de Janeiro, com toda a certeza, é um ótimo destino a ser explorado”, completa Hick.
A gerente-geral do Mercure Rio Boutique Hotel Copacabana, Gabriella Motta, destaca a inovação do projeto de interiores desenvolvido pelo Studio Melina Romano, e que conta com a mais linda arte em homenagem à biodiversidade do Rio de Janeiro na forma de um jardim vertical no lobby do hotel, criado com 2.100 folhas de papel couchê coloridas no formato de folhas de bananeira e costelas de adão.
“Todo projeto tem a filosofia de acolher o hóspede desde a hora do check in. Não temos mais aquele balcão único para recebê-lo, por exemplo, mas, sim, estações para conversar de forma mais informal e com mais comodidade. Dali, já o guiamos para conhecer o hotel e o restaurante que fica ao lado, tudo muito próximo e entendendo suas necessidades com a estadia”, detalha Gabriella. “O looby, especialmente, tem feito muito sucesso com os hóspedes. O jardim vertical de folhas de papel couchê virou quase um backdrop da foto oficial no hotel. E causa impacto para quem entra. É gostoso observar as reações até por que nosso foco é a experiência de cada um”.
O hotel boutique conta com 119 quartos com uma decoração descontraída, colorida e lúdica, incluindo opções de apartamentos com varanda, a grande maioria com vista para o azul do mar de Copacabana. Além disso, o hotel também oferece duas suítes no rooftop, com varanda debruçada sobre o mar e uma vista deslumbrante da orla. Os corredores coloridos refletem a essência carioca com paletas de cores quentes, como o coral (segundo a Pantone, empresa geradora de tendências internacionais no mundo da moda, o tom é vibrante e energiza), o amarelo (claro e animador, que brilha com vivacidade e mostra o poder solar), o azul (representando confiança e confiabilidade, inovação e criatividade, segurança e serenidade, inteligência) e o verde, representando a nossa inigualável natureza.
Então, quem se hospeda, de acordo com a disponibilidade, pode escolher o andar que deseja ficar através do mood do momento ou da identificação com determinada cor na moda e no design. O que vale é a identidade, história, sentimentos de cada um dos hóspedes, aí incluídos hábitos e costumes. E a moda do nosso país é repleta de cores, criatividade, traços livres e leveza. Conclusão: representam cada vez mais nosso jeito de ser em um mundo globalizado.
O conceito geral é de uma decoração descontraída, colorida e confortável, incluindo opções de apartamentos com varanda, a grande maioria com vista para o mar de Copacabana. E também suítes no rooftop, com varanda quase sobre o mar e uma vista deslumbrante da orla”. Tentador, não? Além da mudança de conceito, o lugar agrega uma novidade em sua gastronomia com o restaurante QCeviche, de culinária peruana, com menu assinado pelo chef Manuel Velasquez .”Da nossa carta de boas-vindas à decoração, passando pelos painéis dos andares, os serviços, cada escolha tem identidade. Trabalhamos para que os hóspedes possam vivenciar uma experiência profunda. Tanto que os recebemos dizendo: “Sejam bem-vindos à sua casa no Rio”. O hotel boutique abraça, é o um universo particular para cada hóspede.
Além da mudança de conceito, o hotel traz uma grande novidade em sua gastronomia com a chegada do QCeviche, de culinária peruana. Com entrada independente e aberto ao público, o restaurante oferece uma diversidade de pratos preparados com ingredientes frescos, servidos em um ambiente moderno e descontraído. O menu é assinado pelo chef Manuel Velasquez e apresenta opções de ceviches – clássicos e inspirados no paladar carioca – além de saladas, pratos quentes e drinques, comandados pela bartender Thamiris de Oliveira. Seja para um happy hour ou almoço, o Qceviche promete ser um spot perfeito para moradores, hóspedes ou visitantes do Rio de Janeiro.
Inclusão e bem estar por um mundo melhor
Tão importante quanto os conceitos que criam a atmosfera que o hóspede experimenta, também estão a gestão da equipe que o recebe. “Nosso hotel é inclusivo, a começar pelo banheiro do lobby, que é unissex, preservando a intimidade de cada um, claro. Também temos ampla acessibilidade e em nosso sistema temos espaço para colocar o nome social dos hóspedes transgêneros. Levamos em conta a diversidade e as características individuais de cada um. Acredito que os hóspedes percebem isso em nossa conduta, mas também ao observar os funcionários que os atendem. Fazemos questão de contar com uma equipe que represente a pluralidade em todos os sentidos. Até os uniformes da equipe são super exclusivos unindo também o design e a moda como arte e forma de expressão”, completa.
Dentro de uma concepção mais abrangente, o conceito de qualidade de vida tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Tornou-se fundamental analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde. De acordo com a OMS, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Ter qualidade de vida envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais. E uma viagem incrível de férias ou a trabalho podem ser total sinônimo de bem-estar.
O cuidado com a saúde do hóspede
Todos os serviços ofertados contam com a garantia do ALLSAFE, selo exclusivo de limpeza, sanitização e segurança da Accor. Os padrões globais do ALLSAFE foram desenvolvidos e aprovados pela Bureau Veritas. A certificadora internacional segue as diretrizes dos órgãos sanitários, auditando e revisando documentos, inspecionando remota ou presencialmente a implementação das ações de biossegurança, assim como fazendo a emissão do certificado ALLSAFE- Bureau Veritas. “Seguimos todos os protocolos de segurança e os hóspedes estão atentos a isso, o que é maravilhoso. Temos tido tanto a demanda dos viajantes a lazer, como dos hóspedes corporativos que têm voltado a viajar”, relata Gabriella Motta.
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