E os desafios e reposicionamentos que dois meses antes dessa alta temporada já estavam sendo celebrados por Hotéis Othon foram ratificados internacionalmente. A rede foi a vencedora na categoria Best Use Adwords do Adrian Awards, considerado o maior prêmio de publicidade, marketing digital e relações públicas para turismo e hospitalidade do mundo, oferecido pela Hospitality & Marketing Association International (HSMAI). A festa para a entrega do prêmio foi realizada no New York Marriot Marquis, em Nova York.
A rede é atendida pela Pmweb, que comemorou a conquista desse que é o Oscar da Hotelaria e Turismo concedido pela associação internacional sem fins lucrativos que visa o aprimoramento de executivos da indústria. Esse prêmio significa muito para Hotéis Othon que, desde o ano passado, tem realizado uma série de mudanças. E elas passam pela sinergia de tecnologia e modernidade com o jeito acolhedor que todo mundo gosta de encontrar quando está longe de casa, característica dos hotéis do grupo. Gerente-geral de Vendas e Marketing de Othon, Anna Cristina de Andrade agradeceu a conquista desse troféu dizendo que “é uma honra para a Hotéis Othon receber um prêmio tão especial. Esse reconhecimento da HSMAI é o reflexo do excelente trabalho da nossa equipe no digital e mostra que estamos no caminho certo para mais conquistas”.
Criada no Rio de Janeiro em 1944, a rede conta hoje nove unidades no país – Rio Othon Palace e Savoy Othon, no Rio de Janeiro, o The Time (São Paulo) e com hotéis em Araraquara, Matão e São Carlos (interior de São Paulo), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Recife (PE) – e a tríade do DNA é pautada pela hospitalidade, gastronomia e programação cultural. Em outubro do ano passado, dois meses antes da alta temporada do turismo no Brasil, a pedido do site Heloisa Tolipan, a gerente-geral nos revelou quais as providências foram necessárias tomar sem alterar o DNA. “O mundo hoje é digital e a experiência é tudo. O conceito de luxo mudou. Buscamos melhorar a experiência do hóspede em nossos hotéis através de uma navegação mais confortável em nosso site, gerar uma entrega de acordo com a expectativa do hóspede e de um atendimento personalizado. Também buscamos atender as mudanças e as necessidades de nosso hóspede, lançando alguns novos produtos, dentre eles o programa pet friendly”, pontuou, acrescentando: “Melhoramos a distribuição, dividindo os segmentos por hotel, com contas “colchão” nas unidades que precisavam. Investimos mais em nosso marketing online, fizemos parcerias de sucesso, e com isso conseguimos melhores resultados”.
Para vocês terem uma ideia, em números, a receita através das campanhas foi 112% maior em 2018 com comparação a 2017. Já no cenário de 2019, com o mesmo investimento, houve um aumento de 53% na receita de janeiro a maio, comparado ao mesmo período do ano anterior, representando 50% da origem de receita de todas as vendas do site.
E você, leitor, que gosta de números e em tempos de mais empatia em que devemos nos unir para uma vida com mais notícias positivas, eu relembro mais trechos do bate-papo com Anna Cristina em outubro, mês no qual ela revelou boas novas: a receita do Rio Othon Palace e do Savoy Othon, ambos em Copacabana, no Rio de Janeiro, estava acima do orçamento em uma média de 20% em relação ao mesmo período de 2018 nas duas unidades na receita acumulada do ano. Nesse período, a rede registrou um aumento de 38% de receita no comparativo ao ano passado em seus hotéis próprios. E isso a dois meses antes da alta temporada, volto a frisar. No Rio, o perfil dos hóspedes mostra que a média é de 60% brasileiro e 40% proveniente do exterior. A alta do dólar fez os mercados viajarem mais para o Brasil. “A gente tem um mercado latino muito forte. Não só Argentina. Chile, Paraguai, Uruguai, Equador, vários locais da América Latina. E tem também Estados Unidos, o mercado asiático, que vem pontualmente, mas vem”, comentou Anna Cristina.
Naquele outubro, perguntei à gerente-geral quais os sonhos profissionais e pessoais que ela tinha para 2020. E começaram a ser realizados em três meses. Confiram a resposta: “Na área profissional é ter sucesso na atividade, estar antenada e perceber as mudanças e prestar atenção para estarmos update com este mundo online. E importante: equipe sempre unida, trabalhando em conjunto. Pessoalmente, peço saúde mental e física, amor e amizade – o importante da vida”. O Adrian Awards foi uma grande resposta nesse início de ano.
Hotéis Othon, que tem como missão “encantar” os clientes, oferecendo serviços hoteleiros com excelência no atendimento e no produto, promover benefícios à comunidade e gerar resultados. Também investe em um olhar diferenciado para os clientes através da internet com integração total, busca de novos parceiros, atuação diferenciada em marketing, vendas, revenue, call center com uma equipe operacional unida e atuante. Como diz Anna Cristina de Andrade: “Acreditamos na tendência de que tudo é baseado na experiência”. E o coordenador de marketing da rede, Thiago Reis, vem corroborar com o projeto proposto de sincronia que aguce os sentidos dos hóspedes. Segundo ele, “a equipe procurou desenvolver a presença da marca, tão estabelecida na área off-line, também nos canais digitais, como site, redes sociais, e-mail e mídia digital, por um forte trabalho de Adwords. O objetivo era otimizar as campanhas que promoviam acessos ao website e com isso aumentar a conversão sem precisar mudar o investimento dedicado ao canal”.
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