Não estranhe se você chegar a Hamburgo e perceber que alguma coisa está diferente nesta que é uma das cidades alemãs que mais atraem visitantes brasileiros e que é reconhecida mundialmente por seu lifestyle único. Trata-se do novíssimo complexo cultural da cidade que vai ser inaugurado em janeiro de 2017, o imponente Elbphilharmonie Hamburgo, que fica no distrito de Hafen City, às margens do rio Elba.
“O destaque do projeto é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Situada a uma altura de 50 metros acima do nível do solo e em uma localização privilegiada no histórico porto de Hamburgo, tem capacidade para 2.100 pessoas e acolhe um potente órgão alemão, cuja sonoridade é particularmente ideal para obras do século 19, bem como atende aos requisitos da música contemporânea”, contou a diretora para a América do Sul do DZT – Centro de Turismo Alemão, Margaret Grantham.
Ainda de acordo com informações oficiais, antes mesmo da inauguração, que tem data marcada para o dia 11 de janeiro, já estão previstos cerca de 650 concertos anuais. Uma outra novidade no formato do projeto é que os assentos da plateia foram distribuídos ao redor do palco (em todos os lados), lembrando, nessa disposição, a um terraço de cultivo de uvas. Portanto, não importa qual seja a sua poltrona, já que todos os espectadores terão uma visão panorâmica do palco. Para exemplificar a expectativa que se tem em relação à inauguração, cerca de 180.000 pessoas de todos os cantos do globo já entraram no sorteio para ganhar dois dos 1.000 ingressos para os concertos de abertura.
Após a inauguração o espaço receberá, durante três semanas, as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. Ao todo, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.
Todo o formato original, as curvas e funcionalidades são parte do projeto dos arquitetos do escritório suíço Herzog & de Meuron. Inclusive a ideia de criar uma fachada de vidro que se assemelhasse a um dos gigantescos navios que navegam diariamente pelas águas geladas do Mar do Norte erguida sobre um armazém histórico e apoiada por 1.700 estacas de concreto armado. Ali, os visitantes e amantes da música clássica vão encontrar três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°.
Mais informações e compra de ingressos em www.elbphilharmonie.de/en/how-to-book e www.elbphilharmonie.com
Artigos relacionados