Guia Michelin divulga lista dos estrelados mais badalados do Rio e São Paulo; restaurante D.O.M. mantém nota de duas estrelas


Evento, que aconteceu ontem, no Hotel Copacabana Palace, avaliou 18 restaurantes com uma estrela, entre eles o Esquina Mocotó, o Tête-à-Tête e o Kan Suke, de São Paulo, e o Eleven, no Rio, que estrearam no ranking

Mais uma vez o restaurante paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, conquistou duas estrelas na edição 2016 do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo – versão brasileira da lista que reúne os melhores points gastronômicos do mundo. O evento, que foi realizado semana passada, no Hotel Copacabana Palace, na urbe carioca, avaliou 18 restaurantes com uma estrela, entre eles o Esquina Mocotó, o Tête-à-Tête e o Kan Suke, de São Paulo, e o Eleven, no Rio, que acabam de receber sua primeira estrela. Assim como no ano passado, nenhum estabelecimento nacional ganhou a condecoração de três estrelas, nota máxima da publicação, o que manteve o restaurante de Atala como melhor classificado do país.

Alex Atala e Giovane Carneiro (Foto: Aty Kaye)

Alex Atala e Giovane Carneiro (Foto: Aty Kaye)

“A seleção 2016 é o reflexo do que está se passando neste momento na cena gastronômica do Rio de Janeiro e de São Paulo: dos populares botecos aos restaurantes mais luxuosos, a qualidade, a riqueza e a diversidade oferecidas pela culinária brasileira continuam a crescer ano após ano”, explicou Michael Ellis, Diretor internacional dos guias Michelin. “Este dinamismo é gerado pelos profissionais do segmento, que continuam a viajar e a se aperfeiçoar através de treinamentos, formações no exterior, contribuindo para enriquecer a gastronomia local. Como resultado, vemos uma extraordinária capacidade dos chefs de nos surpreender e de renovar suas visões gastronômicas, através da mistura de produtos locais com novos sabores, aromas e texturas”, completou ele.

Michael Ellis - diretor internacional dos guias Michelin (Foto: Ari Kaye)

Michael Ellis – diretor internacional dos guias Michelin (Foto: Ari Kaye)

Nesta edição, apenas duas casas perderam suas estrelas, ambas porque fecharam as portas, o paulistano Epice e o carioca Oro, que ficou cinco meses fechado e acaba de abrir em novo endereço e com nova proposta. Outros 14 restaurantes também foram classificados com uma estrela, enquanto mais 30 foram listados na categoria “bib gourmand”, que representa a melhor relação qualidade/preço para restaurantes que oferecem menu completo de até R$ 90. No Rio de Janeiro, Anna, Entretapas-Jardim Botânico, Gurumê e Riso Bistrô, obtiveram a classificação, assim como o Le Bife, Bona, Manioca, Petí Gastronomia e Tordesilhas, em São Paulo.

Daniel Redondo e Fernanda Lima (Foto: Ary Kaye)

Daniel Redondo e Fernanda Lima (Foto: Ary Kaye)

A apresentadora Fernanda Lima foi uma das celebridades que passarem pela premiação, já que também recebeu o prêmio pelo restaurante Maní, do qual é sócia e que manteve uma estrela no concorrido ranking.

Os restaurantes do Rio com uma estrela são:

Eleven (novo)

Lasai

Mee

Olympe

Roberta Sudbrack

Os restaurantes Bib Gourmand do Rio, escolhidos por apresentar a melhor relação qualidade/preço, são:

Oui Oui

Anna (novo)

Pomodorino

Gurumê

Lima Restobar – Botafogo

Entretapas – Botafogo

Entretapas – Jardim Botânico (novo)

Restô

Riso Bistrô (novo)

O restaurante de São Paulo com duas estrelas é:

D.O.M.

Os restaurantes de São Paulo com uma estrela são:

Attimo

Dalva e Dito

Esquina Mocotó (novo)

Publicidade

Fasano

Huto

Jun Sakamoto

Kan Suke (novo)

Kinoshita

Kosushi

Maní

Tête à Tête (novo)

Tuju

Os restaurantes Bib Gourmand de São Paulo são:

Antonietta

Arturito

Le Bife (novo)

Bona (novo)

Brasserie Victória

Casa Santo Antonio

Ecully

Jiquitaia

Manioca (novo)

Marcel

Mimo

Miya

Mocotó

Petí Gastronomia (novo)

Sal Gastronomia

Tartar & Co

Publicidade

Tian

Tordesilhas (novo)

Zena Caffè